Questões de Serviço Social do ano 2008

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Julgue os itens seguintes, relativos às atividades de avaliação, monitoramento e controle de políticas sociais.

O monitoramento de determinada atividade depende de indicadores. No caso do programa Bolsa Família, um exemplo é o número de famílias que ultrapassaram a linha de pobreza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às atividades de avaliação, monitoramento e controle de políticas sociais.

A atividade de controle diz respeito à legalidade dos atos praticados pela administração, enquanto a avaliação e o monitoramento procuram informar se determinada política produz resultados ou não.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos às atividades de avaliação, monitoramento e controle de políticas sociais.

Controle é atividade realizada pelo TCU, haja vista que o Poder Executivo não tem órgãos de controle de legalidade de seus atos

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o texto abaixo como referência inicial e considerando o documento Políticas e Programas do MDS, julgue os seguintes itens.

A criação do MDS representou a centralização das políticas sociais na órbita do governo federal, afastando as iniciativas da sociedade civil.

  • C. Certo
  • E. Errado

A concepção restrita sobre avaliação ainda aprisionada pela busca da objetividade, traduzida em dados quantitativos, tem sofrido críticas, seja pelo seu caráter externo, pelas debilidades metodológicas apresentadas, pela preocupação demasiada com a eficiência e, portanto, pela sua incapacidade de se apropriar do conjunto de fatores e variáveis contextuais e processuais, que limitam ou potencializam resultados e impactos. Segundo Carvalho, é necessária uma concepção totalizante da avaliação que busque apreender a ação desde a sua formulação, implementação e execução até a busca pelos resultados e impactos. Como recurso cada vez mais recorrente vem se diversificando o envolvimento dos sujeitos nesse processo que se denomina avaliação

  • A. participativa.
  • B. metodológica.
  • C. burocrática.
  • D. positiva.
  • E. numérica.

No estudo de avaliações, o levantamento das necessidades e estudos da factibilidade que irá orientar a formulação e o desenvolvimento de determinado programa é denominado(a)

  • A. monitoramento de programas.
  • B. avaliação formativa.
  • C. avaliação somativa.
  • D. estudo de avaliação ex- ante.
  • E. estudo de avaliação ex-post.

Os estudos de avaliação apresentam inúmeras variáveis que dificultam sua execução. A incerteza sobre os reais objetivos da política avaliada, as dificuldades técnicas para estabelecer relações de causalidade entre programas e resultados, e a dificuldade para a obtenção dos recursos financeiros necessários à realização de avaliações confiáveis são alguns dados que comprometem exponencialmente os resultados da avaliação. Além desses fatores, outro dado que compromete os resultados da avaliação é

  • A. a ausência de valores.
  • B. a tecnicidade isenta.
  • C. o parti-pris do avaliador.
  • D. a neutralidade administrativa.
  • E. a justiça social .

Segundo Arretche, no estudo sobre avaliações, é necessário definir o que se entende por avaliação de uma dada política pública. Nesse ínterim, faz-se uso de recursos analíticos destinados a separar aspectos distintos dos objetivos e, por conseqüência, da abordagem e dos métodos e técnicas de avaliação. Essas categorias de análise são denominadas:

  • A. qualidade, objetivo e subjetivo
  • B. quantidade, qualidade e sujeito
  • C. efetividade, eficácia e eficiência
  • D. eficácia, eficiência e objetivo
  • E. técnica, objetivo e análise

A elaboração de projetos acompanha um roteiro predeterminado, o qual é definido de acordo com as necessidades e exigências próprias do órgão de execução e ou financiador. São qualidades desejáveis na elaboração de um projeto:

  • A.

    eficiência, eficácia e efetividade da ação.

  • B.

    objetividade e exatidão nas informações, na terminologia e nas especificações técnicas.

  • C.

    confronto com os parâmetros e metas e análise dos desvios.

  • D.

    sugestões para realimentação do processo de planejamento.

  • E.

    descrição dos dados de antes, durante e depois da intervenção.

No planejamento da ação profissional do Assistente Social, um roteiro de avaliação deve conter como item:

  • A.

    explicitação dos parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.

  • B.

    determinação de elementos que permitam justificar a ação sobre as metas.

  • C.

    análise dos instrumentos e técnicas que podem ser operados na ação.

  • D.

    identificação sistemática e contínua de áreas críticas e de necessidades.

  • E.

    configuração do marco de situações acompanhada de análise compreensiva e explicativa de suas determinações.

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