Questões de Serviço Social do ano 2009

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Considere as afirmações relativas ao conceito de família na contemporaneidade.

I. A família não deve ser entendida como um espaço de pessoas, constituído de maneira contínua, relativamente estável e não casual, com os mais diferentes arranjos.

II. A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

III. A família nas políticas públicas, principalmente nos programas de transferência de renda, é entendida somente como unidade econômica.

IV. As transformações societárias, as relações econômicas e sociais fragilizam as famílias, tornando-as vulneráveis.

V. Uma das características das famílias pobres é sua configuração em rede.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    II, III e V.

  • B.

    II, IV e V.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    I, III e V.

As análises feitas por especialistas, organismos internacionais e pela mídia mundial têm mostrado que as transformações ocorridas atualmente no mundo do trabalho são resultantes

  • A.

    do processo de incorporação pelo Estado das reivindicações populares, mediante uma intensa legislação social e sindical.

  • B.

    das novas configurações do Estado.

  • C.

    da modernização capitalista no Brasil, que rompeu com a dependência econômica do país mas gerou o desemprego.

  • D.

    da pobreza, da exclusão e das desigualdades sociais.

  • E.

    das novas configurações do capitalismo com suas mudanças no processo produtivo e subalternização do trabalho aos interesses do mercado.

Há uma particularidade histórica na concepção e no modo de pesquisar no âmbito do exercício profissional do Assistente Social. Concebe-se a pesquisa como

  • A.

    constitutiva da objetividade da ação profissional, desqualificando a subjetividade e o social.

  • B.

    mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional, inerente, portanto, ao projeto ético-político da profissão.

  • C.

    interlocução da teoria, desconsiderando a interação com os sujeitos.

  • D.

    trajetória de um método a ser seguido, com fins a serem alcançados e, posteriormente, avaliados.

  • E.

    processo investigativo, onde o documento final a ser produzido desconsidera o lugar social em que foi realizada.

A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se

  • A.

    práxis.

  • B.

    teleológica.

  • C.

    ética.

  • D.

    alteridade.

  • E.

    mediação.

Um dos eixos de sustentação da ação profissional, no campo jurídico, na elaboração da perícia social, é a

  • A.

    declaração de direitos.

  • B.

    normatização.

  • C.

    interdisciplinaridade.

  • D.

    autonomia.

  • E.

    política social.

O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado

  • A.

    à análise social.

  • B.

    à ação profissional.

  • C.

    ao parecer técnico.

  • D.

    ao laudo social.

  • E.

    à compreensão do sujeito.

As políticas relacionadas às questões da família no campo do bem-estar social sob a perspectiva pluralista distinguem duas concepções de pluralismo: o liberal e o coletivista. A concepção coletivista trabalha com o modelo institucional de políticas públicas

  • A.

    direcionadas ao processo de descentralização calcado na ótica da privatização.

  • B.

    no princípio da universalidade, objetivando a manutenção e extensão de direitos.

  • C.

    restritivas, voltadas para ações combinadas entre Estado e mercado.

  • D.

    centrada na ideia da transferência de responsabilidades do Estado para a Sociedade Civil.

  • E.

    em restrição ou destituição dos direitos sociais conquistados.

A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. Esses programas, incluídos nos planos nacionais de Educação, têm como objetivos

  • A.

    elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.

  • B.

    promover e realizar programas de capacitação para o trabalho.

  • C.

    integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental ao sistema nacional de avaliação e deliberar medidas corretivas.

  • D.

    realizar atividades-meio necessárias ao funcionamento de sistemas de ensino e implementar ações educativas.

  • E.

    incentivar o uso e a manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino.

A redução dos danos decorrentes do uso de drogas, em um contexto contemporâneo e crítico, pressupõe respeitar as diferenças e garantir direitos de cidadania numa perspectiva de "educação para a autonomia". O objetivo principal da abordagem de redução de danos, decorrentes do uso de drogas, concentra-se na

  • A.

    desqualificação e na desacreditação do sujeito drogadicto.

  • B.

    prática normativa de correção de desvios, de controle social e moral daqueles que se distanciam de padrões.

  • C.

    família e no reforço para a desqualificação moral, produzindo muitos sofrimentos, culpa e vergonha.

  • D.

    centralidade da pessoa humana; no sofrimento humano advindo da relação que o sujeito tem com a droga.

  • E.

    pessoa envolvida com drogas ilícitas e vista como um sujeito mutilado socialmente.

Na pesquisa qualitativa, nos expressamos como sujeitos políticos, com intencionalidades e objetivos definidos. Seu sentido é social, portanto, deve retornar ao sujeito. Um aspecto importante a ser considerado na pesquisa qualitativa é quanto

  • A.

    aos instrumentos, que não são diferenciados em relação aos da pesquisa quantitativa.

  • B.

    ao seu caráter inovador, como pesquisa que se insere na busca de significados atribuídos pelos sujeitos às suas experiências sociais.

  • C.

    à origem de uma pesquisa quantitativa decorrente de uma pesquisa qualitativa.

  • D.

    à dimensão técnica desse tipo de pesquisa que, como construção individual, parte da realidade dos sujeitos e a eles retorna de forma crítica e criativa.

  • E.

    ao seu caráter político, uma construção individual, uma pesquisa que se realiza pela complementariedade.

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