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Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Considere as afirmações relativas ao conceito de família na contemporaneidade.
I. A família não deve ser entendida como um espaço de pessoas, constituído de maneira contínua, relativamente estável e não casual, com os mais diferentes arranjos.
II. A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.
III. A família nas políticas públicas, principalmente nos programas de transferência de renda, é entendida somente como unidade econômica.
IV. As transformações societárias, as relações econômicas e sociais fragilizam as famílias, tornando-as vulneráveis.
V. Uma das características das famílias pobres é sua configuração em rede.
Está correto o que se afirma APENAS em
II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I, III e IV.
I, III e V.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As análises feitas por especialistas, organismos internacionais e pela mídia mundial têm mostrado que as transformações ocorridas atualmente no mundo do trabalho são resultantes
do processo de incorporação pelo Estado das reivindicações populares, mediante uma intensa legislação social e sindical.
das novas configurações do Estado.
da modernização capitalista no Brasil, que rompeu com a dependência econômica do país mas gerou o desemprego.
da pobreza, da exclusão e das desigualdades sociais.
das novas configurações do capitalismo com suas mudanças no processo produtivo e subalternização do trabalho aos interesses do mercado.
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Há uma particularidade histórica na concepção e no modo de pesquisar no âmbito do exercício profissional do Assistente Social. Concebe-se a pesquisa como
constitutiva da objetividade da ação profissional, desqualificando a subjetividade e o social.
mediação constitutiva da identidade e do exercício profissional, inerente, portanto, ao projeto ético-político da profissão.
interlocução da teoria, desconsiderando a interação com os sujeitos.
trajetória de um método a ser seguido, com fins a serem alcançados e, posteriormente, avaliados.
processo investigativo, onde o documento final a ser produzido desconsidera o lugar social em que foi realizada.
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A capacidade humana de projetar finalidade às ações, finalidades que contêm uma intenção ideal e um conjunto de valores direcionados ao que se julga melhor em relação ao presente, denomina-se
práxis.
teleológica.
ética.
alteridade.
mediação.
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Um dos eixos de sustentação da ação profissional, no campo jurídico, na elaboração da perícia social, é a
declaração de direitos.
normatização.
interdisciplinaridade.
autonomia.
política social.
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O poder da ação e do parecer dos Assistentes Sociais, nas decisões judiciais, está relacionado
à análise social.
à ação profissional.
ao parecer técnico.
ao laudo social.
à compreensão do sujeito.
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As políticas relacionadas às questões da família no campo do bem-estar social sob a perspectiva pluralista distinguem duas concepções de pluralismo: o liberal e o coletivista. A concepção coletivista trabalha com o modelo institucional de políticas públicas
direcionadas ao processo de descentralização calcado na ótica da privatização.
no princípio da universalidade, objetivando a manutenção e extensão de direitos.
restritivas, voltadas para ações combinadas entre Estado e mercado.
centrada na ideia da transferência de responsabilidades do Estado para a Sociedade Civil.
em restrição ou destituição dos direitos sociais conquistados.
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A União apoiará técnica e financeiramente os sistemas de ensino no provimento da educação intercultural às comunidades indígenas, desenvolvendo programas integrados de ensino e pesquisa. Esses programas, incluídos nos planos nacionais de Educação, têm como objetivos
elaborar e publicar sistematicamente material didático específico e diferenciado.
promover e realizar programas de capacitação para o trabalho.
integrar todos os estabelecimentos de ensino fundamental ao sistema nacional de avaliação e deliberar medidas corretivas.
realizar atividades-meio necessárias ao funcionamento de sistemas de ensino e implementar ações educativas.
incentivar o uso e a manutenção de bens e serviços vinculados ao ensino.
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A redução dos danos decorrentes do uso de drogas, em um contexto contemporâneo e crítico, pressupõe respeitar as diferenças e garantir direitos de cidadania numa perspectiva de "educação para a autonomia". O objetivo principal da abordagem de redução de danos, decorrentes do uso de drogas, concentra-se na
desqualificação e na desacreditação do sujeito drogadicto.
prática normativa de correção de desvios, de controle social e moral daqueles que se distanciam de padrões.
família e no reforço para a desqualificação moral, produzindo muitos sofrimentos, culpa e vergonha.
centralidade da pessoa humana; no sofrimento humano advindo da relação que o sujeito tem com a droga.
pessoa envolvida com drogas ilícitas e vista como um sujeito mutilado socialmente.
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Na pesquisa qualitativa, nos expressamos como sujeitos políticos, com intencionalidades e objetivos definidos. Seu sentido é social, portanto, deve retornar ao sujeito. Um aspecto importante a ser considerado na pesquisa qualitativa é quanto
aos instrumentos, que não são diferenciados em relação aos da pesquisa quantitativa.
ao seu caráter inovador, como pesquisa que se insere na busca de significados atribuídos pelos sujeitos às suas experiências sociais.
à origem de uma pesquisa quantitativa decorrente de uma pesquisa qualitativa.
à dimensão técnica desse tipo de pesquisa que, como construção individual, parte da realidade dos sujeitos e a eles retorna de forma crítica e criativa.
ao seu caráter político, uma construção individual, uma pesquisa que se realiza pela complementariedade.
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