Questões de Serviço Social do ano 2009

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O uso de abordagens qualitativas na pesquisa em Serviço Social privilegia o contato do pesquisador com o sujeito e prioriza os fatos que estão mais próximos do sujeito e que repercutem na sua vida, considerando seus sentimentos, valores, crenças, costumes e práticas sociais cotidianas. O uso desta metodologia nos remete a um pressuposto que se expressa

  • A.

    no reconhecimento de que conhecer o modo de vida do sujeito pressupõe o conhecimento de sua vida social.

  • B.

    na busca de informações e de dados quantitativos.

  • C.

    na busca para entender os fatos a partir da interpretação do pesquisador.

  • D.

    no conhecimento do sujeito, o contexto em que ele vive e o juízo de valor sobre a sua prática social.

  • E.

    na vivência dos sujeitos, operando com pressuposições em relação ao significado.

Na América Latina, já é consenso que nem o mercado e nem o Estado tem condições de responder, por si só, aos desafios do desenvolvimento social com equidade. O melhor instrumento de que se dispõe para reverter o quadro de pobreza, violência e exclusão social que ameaça os fundamentos de nossa vida em comum é

  • A.

    o trabalho de entidades assistenciais, que trabalham informalmente ao nível comunitário.

  • B.

    a ação de fundação privada da desenvolvimento apoiando associações civis.

  • C.

    a pesquisa acadêmica voltada para o incentivo à democracia.

  • D.

    a participação dos cidadãos, essencial para a consolidação da democracia e de uma sociedade civil dinâmica.

  • E.

    o papel das ONGs, que tem uma rica história de solidariedade e trabalho conjunto com movimentos populares.

Apesar de a categoria dos assistentes sociais não constituir um bloco homogêneo, não se pode negar que ela tem uma participação fundamental na construção dos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. Acerca dos posicionamentos dessa categoria frente às demandas e à realidade social, julgue os itens a seguir.

I Apoiam-se no projeto ético-político, que é resultado de um processo coletivo construído nas últimas décadas, coordenado pelas entidades nacionais da categoria, cujos valores e fundamentos estão expressos no código de ética profissional, na lei de regulamentação da profissão e nas diretrizes curriculares aprovadas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, orientando tanto o exercício quanto a formação profissional.

II A perspectiva dos direitos e da cidadania vem sendo incorporada por intelectuais, pesquisadores, professores e estudantes em suas pesquisas e produções, aprofundando, assim, a perspectiva teórica convergente com aquela inscrita no projeto ético-político.

III Reconheceram-se os limites e as possibilidades dos direitos e da cidadania no marco do capitalismo, sem diminuir o posicionamento em defesa da afirmação dos referidos direitos.

IV Adota-se postura político-profissional com base em duas perspectivas: fortalecimento das instituições democráticas e articulação e fortalecimento dos movimentos sociais.

A quantidade de itens certos é

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

O debate contemporâneo acerca do serviço social impõe um grande desafio à categoria quanto às demandas para a profissão, considerandose que as mudanças tecnológicas e organizacionais trazem repercussões como a precarização das relações de trabalho, ameaça de desemprego, exigências de polivalência, multifuncionalidade, desenvolvimento de novas habilidades, entre outras. Sobre as demandas nas diversas áreas de atuação do assistente social, assinale a opção correta.

  • A.

    As demandas atuais para o serviço social são atravessadas por interesses oriundos tanto do capital como do trabalho. Para tanto, o assistente social deve priorizar a identificação das condições subjetivas, em detrimento das condições objetivas, para corresponder às referidas demandas.

  • B.

    No setor empresarial, observam-se novas estratégias de gestão e controle da força de trabalho, o que vem provocando um deslocamento do serviço social na área de recursos humanos, na esfera da assessoria gerencial e na criação dos comportamentos produtivos. Em espaços ocupacionais como esse, o assistente social deve recusar-se a atuar, uma vez que isso contraria o projeto ético-político profissional.

  • C.

    A agudização das expressões da questão social influencia as demandas postas ao exercício profissional dos assistentes sociais, tanto no que se refere ao volume quanto à sua complexação, pois se aumenta o leque de necessidades da população, bem como se amplia a diversidade em torno dessa população, uma vez que não mais apenas os pobres e miseráveis, vitimados pelas transformações societárias da última década, passam a procurar os serviços públicos.

  • D.

    Em função da descentralização dos serviços de saúde e de assistência social, que abre novas perspectivas de trabalho para o conjunto dos assistentes sociais, novas demandas são colocadas em diferentes esferas de governo, explicitamente a estadual.

Acerca das características que devem ser observadas durante a realização de uma entrevista de ajuda, julgue os itens seguintes.

I A entrevista de ajuda é contraindicada nos casos em que o entrevistado possui poder de reflexão nulo ou insuficiente e também naqueles casos em que a pessoa não quer participar de entrevista desse gênero.

II O entrevistador deve utilizar os mesmos procedimentos e objetividade que os adotados pelas ciências naturais e priorizar o aconselhamento.

III A atitude diretiva do entrevistador na condução da entrevista é justificada pela necessidade de enquadrar o caso na classificação que ele tem em mente desde o seu início.

IV O entrevistador deve ter uma atitude de acolhimento e de nãojulgamento que permita apreender as significações que a situação tem para o entrevistado, sem crítica nem culpabilização.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

A ação com grupos, como qualquer ação profissional que pretenda ser eficaz, precisa estar fundamentada em conhecimentos vindos da experiência, de observações, de pesquisas, entre outros. Esses conhecimentos devem consubstanciar-se em atitudes e habilidades que se traduzirão em ações no processo de intervenção. Acerca das estratégias e relações estabelecidas entre o monitor e o grupo, julgue os itens que se seguem.

I Na dinâmica processual do grupo, o monitor deve centralizar o papel de facilitador na sua pessoa, com o objetivo de garantir o sucesso de seu desempenho como coordenador do grupo.

II Para que o monitor se relacione de forma espontânea com o grupo, é imprescindível o autoconhecimento e a autoaceitação.

III A intervenção em grupo requer do monitor um esforço de singularização e, ao mesmo tempo, de generalização no que diz respeito ao diagnóstico e à flexibilidade de ação.

IV As atitudes do monitor para com o grupo devem ser desprovidas de valores e ideologias para permitir a neutralidade exigida no desempenho de papel dessa natureza.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e IV.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e III.

Acerca dos cuidados metodológicos no desenvolvimento de avaliações na perspectiva crítico-dialética, deve-se

I recusar os métodos quantitativos e a consideração de variáveis contextuais.

II definir o referencial teórico de conformidade com a temática do programa e tornar públicos os resultados da avaliação.

III definir o foco-objeto da avaliação, com indicação preliminar de dimensões da avaliação e de indicadores.

IV utilizar a triangulação de métodos, entendida como aplicação de diferentes procedimentos e envolvimento de diferentes sujeitos ligados ao programa avaliado.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A.

    1

  • B.

    2

  • C.

    3

  • D.

    4

A pesquisa avaliativa

  • A.

    identifica e obtém informações para subsidiar a análise geral de um programa ou atividade, mas não permite realizar juízo sobre o mérito e o valor dos diferentes componentes do programa.

  • B.

    comprova o grau em que se deram as conquistas, mas não avalia a extensão do conjunto de atividades específicas que foram realizadas.

  • C.

    fundamenta-se na ideia da neutralidade e da necessidade de percorrer um caminho único durante o processo de avaliação.

  • D.

    classifica-se como uma forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto, uma atividade sistemática, planejada e dirigida.

Julgue os itens a seguir, relativos aos elementos conceituais e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa.

I O reconhecimento da singularidade do sujeito, da peculiaridade da experiência do sujeito e da importância de conhecer o modo de vida do sujeito são pressupostos que dão fundamento à pesquisa qualitativa.

II A entrevista, o depoimento e o grupo focal, complementados pela observação sistemática e pelo diário de campo, são instrumentos fundamentais para realizar a pesquisa pela via qualitativa.

III As pesquisas qualitativas têm por objetivo primordial a construção de generalizações. Isso lhe permite dispensar os requisitos de confiabilidade, credibilidade e consistência interna, pois, nesse contexto, não há necessidade de se garantir a qualidade científica do empreendimento realizado.

IV Nas profissões humano-sociais, em especial na área de serviço social, a pesquisa é considerada somente um procedimento operativo, dissociado de qualquer expressão de opção política.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    III e IV.

A concepção de trabalho em equipe que busca sistematizar princípios básicos de diferentes áreas do saber humano com diferentes propostas práticas tem possibilitado o desenvolvimento de um novo trabalho comunitário e social. Em relação aos pressupostos que orientam o trabalho comunitário na referida perspectiva, assinale a opção correta.

  • A.

    Deve existir uma vontade e um saber coletivo por parte dos membros da equipe, de modo a evitar as fragmentações corporativas ou particularistas.

  • B.

    Recomenda-se criar um arcabouço organizacional ou grupal fechado vertical, de modo a garantir o monitoramento permanente das ações.

  • C.

    Enfatiza-se a necessidade de priorizar o desenvolvimento de práticas individuais, com o objetivo de reproduzir os modelos tradicionais de atuação em comunidade.

  • D.

    Recomenda-se o estabelecimento de uma coordenação fixa, que tenha como base a concepção de uma verdade fundamentada na relação causal.

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