Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
É recorrente na literatura do serviço social considerar como uma das consequências do projeto neoliberal na política social brasileira
o fortalecimento da classe trabalhadora.
a ampliação dos espaços públicos e, consequentemente, das políticas sociais.
o fortalecimento da dimensão pública na atenção à pobreza, com reforço do papel do Estado.
s refilantropização do social.
politização da questão social, o que a qualifica como questão pública.
A política social
desenvolve-se de maneira totalmente desvinculada dos reclamos populares.
é compreendida em si mesma e constituída de blocos monolíticos.
está desvinculada da acumulação capitalista.
expressa as relações sociais.
surge com os chamados novos movimentos sociais.
Assinale a opção correta no que concerne a trajetória histórica da política social no Brasil.
O capitalismo brasileiro implantou um modelo de política social sustentado predominantemente na lógica do direito universal, inclusive na previdência social.
O objetivo inicial da Legião Brasileira de Assistência era atender às famílias de pracinhas envolvidos na Segunda Guerra.
Getúlio Vargas implantou a Lei Eloy Chaves, que garantiu a implantação dos direitos previdenciários para os trabalhadores brasileiros.
A unificação dos institutos de previdência social em um único organismo, o Instituto Nacional de Previdência Social, ocorreu no período desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek.
Nos anos da ditadura militar, a política social foi profundamente marcada pelo modelo beveridgiano de seguridade social.
Com relação ao debate acerca dos direitos e da política social, assinale a opção correta.
O Estado de direito impõe a condição de unificação de poderes e se realiza exclusivamente por meio da garantia jurídico formal.
Os direitos civis respondem a exigências relacionadas à liberdade política e reduzem a desigualdade social.
Em uma democracia, os direitos socais restringem-se àqueles já estabelecidos, sendo, portanto, inviável a sua expansão.
A legalidade da administração é considerada um dos princípios do Estado de direito.
Os direitos difusos caracterizam-se como direitos restritos e direcionados aos sujeitos em suas particularidades.
No que se refere à política social e seu processo histórico, assinale a opção correta.
O surgimento da política social no Brasil ocorreu simultaneamente ao seu surgimento nos países de capitalismo central.
O surgimento da política social, como estratégia governamental de intervenção nas relações sociais, ocorreu desvinculado dos movimentos populares.
A política social surgiu lentamente no período neoliberal, construída a partir das ações filantrópicas da igreja.
As políticas sociais são respostas do Estado burguês do período capitalista monopolista a demandas postas no movimento social por classes ou vulnerabilizados pela questão social.
O Estado, fundamentado nos princípios liberais, incorpora orientações social-democratas ao assumir um caráter mais social, com investimento em política social.
No cenário contemporâneo, considera-se tendência e desafio do serviço social
o enfrentamento da partilha de demandas, tanto na esfera pública quanto no setor privado, diante das perspectivas desregulamentadoras dos mercados de trabalho.
uma rigorosa formação teórico-metodológica, com padronização das teorias sociais voltadas à consolidação dos modelos flexíveis de acumulação do capital.
a exigência de competência profissional fundamentada em uma racionalidade própria da burocracia.
a necessidade de competência técnica que reforça o saber fazer, independentemente da vontade política dos sujeitos.
a defesa de alternativas privatistas da questão social, conforme preconizado no projeto ético-político profissional hegemônico.
A partir do texto acima, assinale a opção correta.
O caráter ético-político do projeto profissional elimina a dimensão técnico-profissional desse projeto.
Os princípios éticos que norteiam o projeto profissional fundamentam-se no ideário da modernidade, que coloca a questão social central da liberdade do ser social no cerne da reflexão ética.
O projeto profissional construído em uma perspectiva essencialmente corporativa defende somente os interesses imediatos dos assistentes sociais.
A reafirmação do projeto ético-político hegemônico do serviço social depende exclusivamente das respostas políticas no campo da formação.
A principal crítica ao projeto ético-político hegemônico do serviço social refere-se a sua característica conservadora.
A reconceituação, movimento ou processo que emergiu em 1965, constitiu um marco na história do serviço social latino-americano. Uma das conquistas desse movimento foi
enfraquecer a organização da categoria profissional na passagem das décadas de 70 e de 80 do século passado.
romper com as ciências sociais, na medida em que fortalece a psicologia como fundamentação científica do serviço social.
inovar ao estabelecer a perspectiva homogeneizadora da prática profissional.
reforçar as atividades de planejamento no âmbito microssocial, valorizando o caráter executivo da prática profissional.
redimensionar a imagem da profissão, qualificando-a para a intervenção no plano da formulação de políticas públicas.
Acerca das correntes de análise que emergiram a partir do movimento de reconceituação do serviço social no Brasil, assinale a opção correta.
A corrente marxista remete o serviço social à consciência de sua inserção na sociedade de classes, na dinâmica das relações sociais, elucidando seu papel no processo de reprodução dessas relações.
A corrente modernizadora caracteriza-se pela incorporação da abordagem marxista no que concerne ao enfrentamento da questão social.
A corrente inspirada na fenomenologia emerge como metodologia estruturalista ao priorizar a análise da sociedade do capital e a correlação de forças entre as classes.
A corrente positivista remete o serviço social à consciência ético-política de transformação social e enfrentamento da pobreza.
A corrente teórica crítico-dialética responde às exigências de modernização da sociedade e do Estado por meio do racionalismo formal-abstrato.
A Política Nacional de Saúde Mental busca consolidar um modelo de atenção à saúde mental aberto e de base comunitária. O referido modelo conta, entre outros, com
os centros de atenção psicossocial, com objetivo de concentrar suas atividades de acordo com a seguinte orientação da Organização Mundial da Saúde: CAPS adultos e crianças e CAPS adolescentes.
as casas de passagem, destinadas exclusivamente a portadores de transtornos mentais leves.
o projeto De Volta para Casa, coordenado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos, dirigido apenas ao dependente crônico de álcool com renda inferior a um quarto do salário mínimo.
a família acolhedora, destinada aos usuários que possuem vínculo familiar conflituoso em decorrência do transtorno mental.
o Programa Nacional de Avaliação dos Serviços Hospitalares (PNASH/Psiquiatria), responsável por avaliar e classificar os hospitais psiquiátricos públicos e conveniados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...