Questões de Serviço Social do ano 2011

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A criação de políticas econômicas e sociais capazes de enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais, com consequente acesso de todos os bens e riquezas socialmente produzidos é de responsabilidade do Estado. Para a implementação das políticas sociais é imprescindível que se construam metodologias de trabalho social, considerando que estas são

  • A.

    muldimensionais e relacionais, exigindo uma abordagem trans e interdisciplinar.

  • B.

    dimensionais e interpessoais, dentro de uma abordagem multidisciplinar.

  • C.

    transformadoras e de estabelecimento de vínculos, praticadas pelo assistente social.

  • D.

    centradas especificamente em referenciais técnicooperativos.

  • E.

    interpessoais e ordenadas pela compreensão da questão social.

Os profissionais de Serviço Social, no exercício de sua profissão, devem estar munidos de rigorosos tratos teórico e metodológico que possibilitem a compreensão dos problemas e desafios no universo da produção e reprodução da vida social. Devem saber decifrar os processos sociais, tanto em suas determinações gerais como em suas expressões particulares, pois trata-se de um requisito necessário para

  • A.

    superar a defasagem entre o discurso teórico genérico e as respostas práticas no cotidiano da intervenção profissional.

  • B.

    assimilar o conjunto das necessidades políticas, sociais, materiais e culturais da classe dominante.

  • C.

    consolidar os direitos constitucionais individuais da população atendida em algumas políticas sociais.

  • D.

    entender as mudanças dos atores sociais que tradicionalmente faziam parte de seu universo de trabalho, passando para a condição de usuários dos serviços.

  • E.

    incorporar um projeto ético-político condizente com o projeto societário vigente.

É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:

  • A.

    a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.

  • B.

    o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.

  • C.

    a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.

  • D.

    o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando- os com a teoria.

  • E.

    o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.

A pesquisa em serviço social qualifica a prática profissional orientando a produção de conhecimento, o planejamento e o gerenciamento de programas de intervenção social. Portanto, a pesquisa

  • A.

    estabelece hipóteses com mais propriedade.

  • B.

    vincula pensamento e ação.

  • C.

    propõe um discurso analista.

  • D.

    trabalha somente com o universo social.

  • E.

    propõe um discurso abstrato sobre a realidade.

Considerando que, nos últimos trinta anos, o caráter investigativo da ação profissional do assistente social tem ganhado relevância, julgue os itens a seguir.

O projeto de trabalho do assistente social, que constitui elemento importante para organizar a ação investigativa do profissional, conta com os seguintes elementos constitutivos: objeto, objetivos, metas, indicadores e avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No debate profissional contemporâneo, destaca-se a tese do sincretismo profissional. Nessa elaboração a estrutura sincrética do serviço social decorre principalmente da

  • A.

    natureza social e histórica da profissão

  • B.

    origem social dos primeiros agentes profissionais

  • C.

    influência da doutrina social da Igreja Protestante

  • D.

    consciência alienada dos primeiros assistentes sociais

  • E.

    subalternidade intelectual e acadêmica do serviço social

O toyotismo, como expressão da Terceira Revolução Industrial, tem relação direta com a produção flexível e com a microeletrônica. As características desse modelo de produção, respectivamente relacionadas aos aspectos escala de produção, relação entre empresas e produtividade, são:

  • A.

    nacional - vertical - relativa

  • B.

    nacional - vertical - baixa

  • C.

    local - horizontal - crescente

  • D.

    global - vertical - baixa

  • E.

    global - horizontal - elevada

No Brasil, a reflexão profissional no Serviço Social durante o período de vigência e crise de autocracia burguesa no pós-64 ocorre em diferentes perspectivas. A perspectiva denominada “intenção de ruptura” busca

  • A.

    adequar o Serviço Social às exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no período, inserindo- o no arsenal de técnicas sociais voltadas ao desenvolvimento capitalista.

  • B.

    conferir um cariz tecnocrático ao Serviço Social no país, vinculando-o à racionalidade burocrática das instituições e organizações estatais e paraestatais.

  • C.

    resistir ao movimento de laicização do Serviço Social, rompendo com a herança do pensamento conservador e com seus paradigmas de intervenção profissional.

  • D.

    repensar o Serviço Social, criticando sistematicamente o desempenho profissional tradicional e os seus suportes teóricos, metodológicos e ideológicos.

  • E.

    resgatar tendências que propõem rupturas político- -sociais no debate profissional, mantendo a funcionalidade historicamente assumida pelo Serviço Social.

A entrevista é um dos instrumentos tradicionalmente utilizados pelo assistente social para realizar estudos sociais. Dentre as várias modalidades, as entrevistas

  • A.

    conjuntas permitem observar o comportamento de cada indivíduo e suas relações fora de seu contexto social.

  • B.

    familiares possibilitam ao assistente social compreender a dinâmica e a estrutura psicológica dos indivíduos.

  • C.

    estruturadas privilegiam o diálogo aberto e livre, conduzido preferencialmente pelo próprio entrevistado.

  • D.

    semiestruturadas comportam os roteiros preestabelecidos e o diálogo aberto com os entrevistados.

  • E.

    não estruturadas são conduzidas através de um formulário para a obtenção de informações previamente definidas.

Ao estudar uma determinada situação, o assistente social coletou dados através do contato direto com o fenômeno investigado, obtendo informações sobre a realidade dos sujeitos em seu próprio contexto social. Considerando que, durante o estudo, ele modificou e foi modificado por esse contexto, qual a técnica de investigação empregada pelo assistente social?

  • A.

    História de vida

  • B.

    Discussão de grupo

  • C.

    Observação participante

  • D.

    Depoimento pessoal

  • E.

    Grupo focal

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...