Questões de Serviço Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A divisão social do trabalho é o modo como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas sócio-econômicas e que surge quando grupos de produtores realizam atividades específicas em consequência do avanço de um certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades. Com a determinação de funções para as formas variadas e múltiplas do trabalho constituem-se grupos sociais que se diferenciam de acordo com a sua implantação no processo de produção. Tais grupos correspondem ao estatuto que adquirem dentro da sociedade e ao trabalho que executam. O fato histórico que originou estas profundas divisões sociais no atual mundo do trabalho foi:

  • A.

    A Revolução Industrial.

  • B.

    A Reforma Protestante.

  • C.

    A 2ª Grande Guerra Mundial.

  • D.

    A 1ª Grande Guerra Mundial.

Relacione as categorias marxistas aos seus significados e marque a alternativa correta:

Marque a alternativa que não condiz com o referencial teórico atualmente adotado pela profissão.

  • A.

    3, 4, 5, 1, 2.

  • B.

    3, 4, 5, 2, 1.

  • C.

    3, 4, 2, 5,1.

  • D.

    4, 3, 5, 2, 1.

Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,

  • A.

    No cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem o serviço.

  • B.

    Para atender as competências profissionais, as possibilidades de pesquisa são de extrema relevância, e estão também na apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais realidade, podendo-se, para tanto, deixar de lado, por exemplo, as análises das sequelas deixadas pela relação de exploração de uma classe sobre a outra.

  • C.

    Na compreensão de como as relações de fato se dão não exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo.

  • D.

    Para se conhecer determinada realidade pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, oriundos da intuição ou do entendimento da razão crítica, que se constituem em momentos distintos porém nunca complementares.

Um dos pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para a profissão foi a utilização do referencial teórico da Fenomenologia, apresentado pelo grupo do Rio de Janeiro no Encontro de Sumaré, em 1978. Nesta perspectiva, o Serviço Social é visto ao mesmo tempo como processo de aprendizagem, de ajustamento e de mudança. As categorias chaves da Fenomenologia usadas pelo Serviço Social são:

  • A.

    Linguagem, Ajustamento e Transformação individual.

  • B.

    Diálogo, Profissão e Método.

  • C.

    Questão social, Transformação social e Sociedade.

  • D.

    Diálogo, Pessoa e Transformação Social.

Minayo (2010), estudiosa do tema pesquisa, destaca, em suas produções, a importância da pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Conforme afirmativa da autora, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de

  • A.

    tabelas.

  • B.

    números.

  • C.

    estatísticas.

  • D.

    variáveis.

  • E.

    análises aleatórias.

De acordo com Deslandes (in Minayo, 2010), quando se escreve um projeto está-se mapeando, de forma sistemática, um conjunto de recortes. Está-se definindo uma cartografia de escolhas para abordar a realidade (o que pesquisar, como e por quê). Essa etapa de reconstrução da realidade, entendida aí enquanto definição de um objeto de conhecimento científico e maneiras para investigá-lo, traz em si muitas dimensões. Ainda ao se elaborar um projeto científico, está-se lidando, ao mesmo tempo, com, pelo menos, três dimensões:

  • A.

    técnica, ideológica e científica.

  • B.

    finalidades, metas e prazos.

  • C.

    micro, média e macroestrutural.

  • D.

    curto, médio e longo prazo.

  • E.

    estrutural, política e operacional.

A pesquisa na qual se faz necessário o mergulho na realidade social é um processo sistemático de ações, visando investigar/ interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental. Conforme afirma Minayo (2010), a pesquisa é um labor artesanal, que se não prescinde da criatividade, se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada

  • A.

    na mera empiria, dada a complexidade inerente aos processos sócio-históricos que dão contorno ao exercício profissional.

  • B.

    em dados quantitativos, uma vez considerada a indissociável relação existente entre o contexto social e a mensuração de incidências como verdades absolutas.

  • C.

    em dados coletados aleatoriamente que esclarecerão determinados questionamentos por já fazerem parte do acervo de conhecimento disponível sobre um determinado assunto.

  • D.

    na experiência profissional, exclusivamente, dada a natureza de cientificidade real que o procedimento investigativo supõe.

  • E.

    em conceitos, proposições, métodos e técnicas, linguagem esta que se constrói com ritmo próprio e particular.

Ao Assistente Social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.

De acordo com Minayo (2010), a pesquisa é compreendida como a atividade básica da ciência na sua _____________ e construção da realidade. Embora seja uma atividade _____________ , a pesquisa vincula pensamento e ação. Assim, segundo a autora, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida _________ .

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A.

    elaboração ... real ... atual

  • B.

    indagação ... teórica ... prática

  • C.

    proposição ... complexa ... pessoal

  • D.

    composição ... homogênea ... privada

  • E.

    fundamentação ... criativa ... social

São corretas as afirmações abaixo, EXCETO:

  • A.

    O Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, através de um movimento crítico entre prática e teoria e teoria e prática, o que não quer dizer que seja ele mesmo uma profissão interdisciplinar.

  • B.

    A perspectiva interdisciplinar requer a originalidade e a diversidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados pelas profissões sobre determinado objeto ou prática.

  • C.

    A interdisciplinaridade enriquece o Serviço Social, flexiona-o, possibilitando o rompimento com dogmas, às vezes cultivados no interior da profissão.

  • D.

    O campo social não é privativo de uma única área e a interlocução com outras áreas que se ocupam do mesmo permite o alargamento e a flexibilização no âmbito do conhecimento do serviço social.

Considerando as semelhanças e diferenças existentes entre laudo, relatório, estudo e parecer estão corretas as alternativas, EXCETO:

  • A.

    Estudo é o resultado da pesquisa sobre determinado assunto; relatório é a exposição pormenorizada de circunstâncias, fatos ou objetos; laudo é o documento que contém parecer ou opinião técnica conclusiva relativa a um caso ou assunto; parecer é a opinião técnica fundamentada, sobre assunto de sua especialidade.

  • B.

    O laudo não contém diretrizes ou sugestões; o relatório é a descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio de estudo.

  • C.

    O laudo denota um estudo mais aprofundado, que contém parecer fundamentado sobre determinado tema ou problemática e pressupõe o uso de linguagem técnica.

  • D.

    O Relatório contém subsídios para uma primeira tomada de conhecimentos, motivo pelo qual se deve explicitar as razões pelas quais foram avaliados viáveis ou inviáveis profissionalmente a informação ou o encaminhamento.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...