Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A divisão social do trabalho é o modo como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades ou estruturas sócio-econômicas e que surge quando grupos de produtores realizam atividades específicas em consequência do avanço de um certo grau de desenvolvimento das forças produtivas e de organização interna das comunidades. Com a determinação de funções para as formas variadas e múltiplas do trabalho constituem-se grupos sociais que se diferenciam de acordo com a sua implantação no processo de produção. Tais grupos correspondem ao estatuto que adquirem dentro da sociedade e ao trabalho que executam. O fato histórico que originou estas profundas divisões sociais no atual mundo do trabalho foi:
A Revolução Industrial.
A Reforma Protestante.
A 2ª Grande Guerra Mundial.
A 1ª Grande Guerra Mundial.
Relacione as categorias marxistas aos seus significados e marque a alternativa correta:
Marque a alternativa que não condiz com o referencial teórico atualmente adotado pela profissão.
3, 4, 5, 1, 2.
3, 4, 5, 2, 1.
3, 4, 2, 5,1.
4, 3, 5, 2, 1.
Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do Assistente Social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social,
No cumprimento das atribuições e competências socioprofissionais há que se realizar permanentemente a pesquisa das condições e relações sob as quais o exercício profissional se realiza, dos objetos de intervenção, das condições e relações de vida, trabalho e resistência dos sujeitos sociais que recebem o serviço.
Para atender as competências profissionais, as possibilidades de pesquisa são de extrema relevância, e estão também na apreensão das reais condições de trabalho dos assistentes sociais realidade, podendo-se, para tanto, deixar de lado, por exemplo, as análises das sequelas deixadas pela relação de exploração de uma classe sobre a outra.
Na compreensão de como as relações de fato se dão não exige que se reconheça a historicidade dos processos sociais bem como a particularidade do conhecimento sobre o ser social e do método que permite conhecê-lo.
Para se conhecer determinada realidade pode-se dizer que há níveis e graus de conhecimento, oriundos da intuição ou do entendimento da razão crítica, que se constituem em momentos distintos porém nunca complementares.
Um dos pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para a profissão foi a utilização do referencial teórico da Fenomenologia, apresentado pelo grupo do Rio de Janeiro no Encontro de Sumaré, em 1978. Nesta perspectiva, o Serviço Social é visto ao mesmo tempo como processo de aprendizagem, de ajustamento e de mudança. As categorias chaves da Fenomenologia usadas pelo Serviço Social são:
Linguagem, Ajustamento e Transformação individual.
Diálogo, Profissão e Método.
Questão social, Transformação social e Sociedade.
Diálogo, Pessoa e Transformação Social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Minayo (2010), estudiosa do tema pesquisa, destaca, em suas produções, a importância da pesquisa qualitativa nas ciências sociais. Conforme afirmativa da autora, a pesquisa qualitativa se preocupa com um nível de realidade que não pode ser quantificado. Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização de
tabelas.
números.
estatísticas.
variáveis.
análises aleatórias.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com Deslandes (in Minayo, 2010), quando se escreve um projeto está-se mapeando, de forma sistemática, um conjunto de recortes. Está-se definindo uma cartografia de escolhas para abordar a realidade (o que pesquisar, como e por quê). Essa etapa de reconstrução da realidade, entendida aí enquanto definição de um objeto de conhecimento científico e maneiras para investigá-lo, traz em si muitas dimensões. Ainda ao se elaborar um projeto científico, está-se lidando, ao mesmo tempo, com, pelo menos, três dimensões:
técnica, ideológica e científica.
finalidades, metas e prazos.
micro, média e macroestrutural.
curto, médio e longo prazo.
estrutural, política e operacional.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A pesquisa na qual se faz necessário o mergulho na realidade social é um processo sistemático de ações, visando investigar/ interpretar, desvelar um objeto que pode ser um processo social, histórico, um acervo teórico ou documental. Conforme afirma Minayo (2010), a pesquisa é um labor artesanal, que se não prescinde da criatividade, se realiza fundamentalmente por uma linguagem fundada
na mera empiria, dada a complexidade inerente aos processos sócio-históricos que dão contorno ao exercício profissional.
em dados quantitativos, uma vez considerada a indissociável relação existente entre o contexto social e a mensuração de incidências como verdades absolutas.
em dados coletados aleatoriamente que esclarecerão determinados questionamentos por já fazerem parte do acervo de conhecimento disponível sobre um determinado assunto.
na experiência profissional, exclusivamente, dada a natureza de cientificidade real que o procedimento investigativo supõe.
em conceitos, proposições, métodos e técnicas, linguagem esta que se constrói com ritmo próprio e particular.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Ao Assistente Social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.
De acordo com Minayo (2010), a pesquisa é compreendida como a atividade básica da ciência na sua _____________ e construção da realidade. Embora seja uma atividade _____________ , a pesquisa vincula pensamento e ação. Assim, segundo a autora, nada pode ser intelectualmente um problema, se não tiver sido, em primeiro lugar, um problema da vida _________ .
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
elaboração ... real ... atual
indagação ... teórica ... prática
proposição ... complexa ... pessoal
composição ... homogênea ... privada
fundamentação ... criativa ... social
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
São corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
O Serviço Social articula diferentes conhecimentos de modo próprio, através de um movimento crítico entre prática e teoria e teoria e prática, o que não quer dizer que seja ele mesmo uma profissão interdisciplinar.
A perspectiva interdisciplinar requer a originalidade e a diversidade dos conhecimentos produzidos e sistematizados pelas profissões sobre determinado objeto ou prática.
A interdisciplinaridade enriquece o Serviço Social, flexiona-o, possibilitando o rompimento com dogmas, às vezes cultivados no interior da profissão.
O campo social não é privativo de uma única área e a interlocução com outras áreas que se ocupam do mesmo permite o alargamento e a flexibilização no âmbito do conhecimento do serviço social.
Serviço Social - Teoria/ metodologia e pesquisa do Serviço Social - Fundação Mariana Resende Costa (FUMARC) - 2012
Considerando as semelhanças e diferenças existentes entre laudo, relatório, estudo e parecer estão corretas as alternativas, EXCETO:
Estudo é o resultado da pesquisa sobre determinado assunto; relatório é a exposição pormenorizada de circunstâncias, fatos ou objetos; laudo é o documento que contém parecer ou opinião técnica conclusiva relativa a um caso ou assunto; parecer é a opinião técnica fundamentada, sobre assunto de sua especialidade.
O laudo não contém diretrizes ou sugestões; o relatório é a descrição ou relato do que foi possível conhecer por meio de estudo.
O laudo denota um estudo mais aprofundado, que contém parecer fundamentado sobre determinado tema ou problemática e pressupõe o uso de linguagem técnica.
O Relatório contém subsídios para uma primeira tomada de conhecimentos, motivo pelo qual se deve explicitar as razões pelas quais foram avaliados viáveis ou inviáveis profissionalmente a informação ou o encaminhamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...