Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Assistente Social - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Nos anos 1980, o Serviço Social brasileiro, a exemplo do que ocorreu nos demais países da América Latina, assistiu ao desenvolvimento de uma perspectiva crítica, tanto teórica quanto prática, que se constituiu a partir do espírito próprio do movimento iniciado nos anos 60 e denominado movimento de
conservação.
racionalização.
reconceituação.
articulação.
padronização.
A entrevista é um processo de comunicação direta entre o (a) Assistente Social e um usuário (entrevista individual), ou mais de um (entrevista grupal). Assinale a alternativa verdadeira :
Invariavelmente, no momento da entrevista, estabelece-se uma relação de poder entre dois sujeitos, sendo que o (a) Assistente Social aparece em uma posição superior. Ainda assim, trata-se de um espaço em que o usuário pode, espontaneamente, exprimir suas idéias, vontades, valores e necessidades.
No momento da entrevista, do diálogo, o (a) assistente social não deve utilizar-se de seu conhecimento teórico-metodológico, sob pena de intimidar o usuário e por conseqüência não alcançar os objetivos previamente estabelecidos.
A entrevista não se diferencia de um diálogo, embora caiba ao assistente social conduzi-la em função dos objetivos que se pretenda alcançar.
Ao final da entrevista espera-se, via de regra, que os objetivos do (a) Assistente Social e do (a) usuário (a) sejam alcançados.
A observação é um dos instrumentos de operacionalização da prática do (a) assistente social. Todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:
O (a) Assistente Social, ao estabelecer uma interação face a face, estabelece uma relação social com outro(s) ser (es) humano(s), que possui(em) expectativas quanto às intervenções que serão realizadas, desta forma, além de observador, o profissional também é observado.
A observação não consiste em um uso ingênuo dos sentidos e sim em um uso que tem por objetivo avaliar a veracidade das questões colocadas pelo (a) usuário.
Ao realizar intervenções, o (a) Assistente Social participa diretamente do processo de conhecimento acerca da realidade que está sendo investigada. Por isso, não se trata de uma observação neutra na qual o (a) profissional pensa estar em uma posição de não-envolvimento com a situação.
Visto que o (a) profissional, além de observar, interage com o outro, que participa ativamente do processo de observação pode-se denominá-la de observação participante.
Assinale a alternativa correta segundo a compreensão de Martinelli (1998) sobre interdisciplinaridade:
Método de investigação ou como uma técnica didática que busca alcançar a singularidade do conhecimento.
Um modelo metodológico capaz de produzir idéias generalizadoras ou universalizantes.
Um instrumento utilitário, um princípio de homogeneização dos conhecimentos.
Postura profissional que permite transitar o espaço de diferença buscando desvelar a pluralidade de ângulos que um determinado objeto é capaz de proporcionar.
Com relação aos instrumentos de trabalho do serviço social, pode-se afirmar que é correta a alternativa:
As técnicas operativas cabem em qualquer lugar e para todas as situações.
A técnica está desconectada de uma teleologia, sendo assim, do ponto de vista moral sempre pode ser considerada como uma boa opção.
O Código de Ética de 1993 esclarece que o uso da técnica de estudos de casos é considerado inadequado por revelarse fortalecedor do capital e contrapor-se aos interesses dos trabalhadores.
O arsenal de instrumentos utilizados pelo assistente social varia em função do espaço de trabalho ser produtivo ou improdutivo e do tipo de trabalho.
Segundo Iamamoto (2007), todo processo de trabalho implica matéria-prima ou objeto sob o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito sobre o objeto; a própria atividade é um produto. Pensando agora no Serviço Social, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Objeto de Trabalho.
II. Instrumentos ou meios de trabalho.
III. A própria atividade.
IV. O produto do trabalho.
( ) Supõe decifrar traços sócio culturais que sustentam o imaginário da profissão na sociedade.
( ) Programas, serviços, benefícios, reprodução material, social, política e ideológica dos indivíduos sociais.
( ) As múltiplas expressões da questão social.
( ) As bases teórico metodológicas, sendo que parte deles depende da organização da atividade pela instituição.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna:
II, I, III, IV.
I, IV, III, II.
III, IV, I, II.
I, III, II, IV.
Considerando o serviço social nas relações de trabalho na Instituição e em conformidade com o Código de Ética do (a) Assistente Social (1993), relacione a segunda coluna de acordo com a primeira:
I. Direito do Assistente Social.
II. Dever do Assistente Social.
III. É vedado ao Assistente Social.
( ) Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
( ) Programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente.
( ) Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
( ) Contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária.
( ) Empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais.
Assinale a alternativa que contém a seqüência correta da segunda coluna.
I, I, II, I, II.
II, II, I, II, II.
II, II, II, II, II.
I, I, I, I, I.
A formação é um processo que integra indivíduos sociais, a partir de suas condições de comunicabilidade. Em relação à formação profissional em serviço social, pode-se afirmar que
na prática a teoria é outra.
deve ser mantida a dicotomia entre saber e fazer.
a prática é desvinculada dos processos históricos.
o discurso teórico não existe como uma abstração.
a prática deve ser sempre priorizada.
É o principal instrumento de trabalho do assistente social
a institucionalidade.
as políticas partidárias.
a linguagem.
os objetivos institucionais.
os aspectos diretivos institucionais.
Sobre a profissão de serviço social que possui uma dimensão política por excelência, assinale a alternativa correta.
O assistente social, necessariamente, precisa fazer uma opção político-partidária de militância.
Não deve haver preocupação do profissional quanto aos rumos acadêmicos da área.
A profissão não se encontra inscrita em relações de poder inerentes às relações sociais entre classes que estruturam a sociedade capitalista.
Atribuir visibilidade às desigualdades, desmandos, desrespeito aos direitos humanos e sociais, que marcam o cotidiano de trabalho do assistente social, é um meio de potencializar a dimensão política inerente ao trabalho.
A profissão deve manter-se imparcial diante da realidade social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...