Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A intervenção profissional do Assistente Social se dá nas expressões da questão social e fundamentalmente, sobre o modo como elas são vivenciadas pelos usuários dos serviços. Vai depender ainda da perspectiva histórica, teórica-metodológica, técnica-operativa e ético-política assumida pelo profissional. Nesse contexto, o trabalho profissional do Assistente Social desenvolve-se por meio de uma dupla dimensão que se relaciona e se completa:
interventiva e investigativa.
reformadora e mediadora.
econômica e social.
ajustadora e de resistência.
conservadora e crítica.
O Serviço Social enquanto disciplina interventiva se depara com expressões vivas da questão social, sendo através da intervenção profissional na realidade, que o Assistente Social participa da construção e reconstrução da sociedade.
Nesse sentido, considere:
I. O Serviço Social no desenrolar de sua prática, pode atingir a centralidade do ser humano em sua totalidade.
II. A ação profissional coerente com o projeto ético-político da profissão remete a uma direção social que está de acordo com o projeto societário vigente.
III. Os Assistentes Sociais podem direcionar sua prática para fazer a resistência à lógica da mercadorização dos sujeitos.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II e III.
II.
III.
A prática profissional cotidiana dos Assistentes Sociais, sob vínculo empregatício e assalariado, ocorre predominantemente no espaço das instituições, sejam elas públicas ou privadas. Nesse sentido é importante analisar que se elas têm o monopólio do objeto e dos recursos institucionais, dando o significado objetivo do papel profissional e a expectativa que existe em relação a ele, por outro lado é
o modo como o profissional elabora a sua situação na instituição, estabelecendo sua própria ordem de relevâncias, que vai dar o sentido do seu trabalho.
nesta relação onde o profissional é alienado e modificado, objetivando e legitimando uma prática apenas imediatista, mas de acordo com o projeto ético-político da categoria.
através de uma prática imediatista, fragmentada e intencional que o profissional se constitui e se afirma técnico-operativamente.
no contexto da banalização da vida humana e consequentemente da profissão que se dá a direção do trabalho profissional.
a construção do saber complexo e genérico da realidade social que vai permitir a elaboração de uma intervenção profissional remetida ao poder institucional.
No contexto profissional contemporâneo, novas demandas têm se apresentado ao Serviço Social e este tem procurado, respondê-las. Assim se dá com o trabalho profissional dos Assistentes Sociais no campo da assessoria/ consultoria, cuja temática apesar de emergente, requer uma reflexão mais aprofundada frente às suas implicações na realidade social. Nessa direção, considere:
I. Os Assistentes Sociais vêm sendo chamados a assessorar a criação de políticas sociais, de serviços sociais, de trabalhos educativos junto à população, entre outros.
II. É imprescindível que os Assistentes Sociais problematizem a natureza dessa assessoria, buscando entender as relações implícitas e explicitas entre a conjuntura, o contexto, os sujeitos sociais, no sentido de entenderem que seu trabalho está sendo desenvolvido para fortalecer a um dado segmento e/ou setor da sociedade.
III. Historicamente, a atuação profissional do Assistente Social no campo de assessoria/consultoria não está ligada ao reconhecimento intelectual que se dispensa ao assessor.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
O Assistente Social atua nos mais diversos espaços sócioocupacionais e trabalha com profissionais de várias outras áreas. Assim, na maioria das vezes, seu exercício profissional é realizado em equipes multiprofissionais. Nesse sentido, em relação à emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjuntos entre o Assistente Social e outros profissionais, considere:
I. A elaboração, emissão e/ou subscrição de opinião técnica sobre matéria de Serviço Social é atribuição privativa do assistente social.
II. O assistente social deve incentivar e estimular o trabalho interdisciplinar.
III. Na atuação em equipes multriprofissionais e interdisciplinares, o assistente social pode e deve ultrapassar a especificidade da profissão.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
II.
III.
I e II.
I e III.
Em relação a origem do Serviço Social como profissão, é INCORRETO afirmar:
A profissão tem suas marcas de origem no capitalismo e no conjunto de condições que lhe são inerentes: alienação, contradição e antagonismo.
O Serviço Social nasce articulado com um projeto hegemônico do poder burguês.
As condições históricas peculiares que determinaram o surgimento da profissão, colocaram-na como uma importante estratégia de controle social do capitalismo.
O Serviço Social surge com uma identidade atribuída pelo proletariado, a quem deve servir.
O Serviço Social, em dado momento histórico, assume a função de reformar o caráter da população atendida.
O surgimento do Serviço Social no Brasil remonta da década de 30, sendo fruto de vários setores da ...... fortemente respaldados pela ......, e tendo como referencial o Serviço Social ....... .
Preenchem corretamente as lacunas acima:sociedade - Igreja Protestante - americano
burguesia - Igreja Católica - europeu
burguesia - República Nova - conservador
sociedade - Carta encíclica - conservador
burguesia - Igreja Protestante - americano
Entre os instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social está a Visita Domiciliar. Sobre esse instrumento, assinale a alternativa correta:
É um processo de intromissão na vida das pessoas;
Tem objetivo de coletar dados, no próprio local onde a pessoa vive, observando suas reais necessidades;
É um instrumento que não pode ser utilizado pelo Assistente Social, sem ordem judicial;
A visita domiciliar somente é utilizada em último caso, quando o usuário não presta as informações necessárias;
Objetiva o conhecimento da questão social fora de sua realidade.
Assinale a alternativa correta sobre os instrumentos técnico-operativos utilizados pelo Assistente Social:
I. A observação é um processo mental e, ao mesmo tempo técnico. SOUZA (2000)
II. A entrevista tem por finalidade descartar informações sobre o usuário.
III. O acompanhamento social é procedimento técnico de caráter descontinuado, e por período de tempo indeterminado, no qual é desnecessário que haja vínculo entre o usuário e o Profissional.
IV. Segundo AMARO (2003), a visita domiciliar é uma prática profissional, investigativa ou de atendimento, realizada por um ou mais profissionais, junto aos indivíduos, em seu próprio meio social e familiar.
V. O relatório é um documento de registro de informações, observações, pesquisas, investigações, fatos e que varia de acordo com o assunto e as finalidades.
As alternativas I, II e V estão corretas;
As alternativas II, III, IV e V estão corretas;
As alternativas I, IV e V estão corretas;
As alternativas I, III estão corretas;
As alternativas II e V estão corretas.
Como um trabalhador inserido na divisão social e técnica do trabalho, o/a Assistente Social, em seu exercício profissional, deve pautar suas ações em dimensões:
sociojurídica, educacional-tereapêutica e ético-administrativa.
socioassistencial, terapêutica e ético-profissional.
técnico-operativa, teórico-metodológica e ético-política.
terapêutica, teórico-prática e ético-social.
teórico-prática, ético-profissional e terapêutica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...