Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O assistente social, ao intervir cotidianamente nas expressões e manifestações da questão social, depara-se com situações que exigem aptidão para
estruturar o seu trabalho de forma a mostrar a sua capacidade de obter o consenso para abafar os conflitos sociais existentes.
atuar na desordem provocada pelas camadas populares, e ser conhecedor dos aparelhos do Estado que possam responsabilizar os indivíduos em situação de vulnerabilidade.
saber utilizar as estratégias adequadas para ater-se nas tarefas burocráticas determinadas pelo empregador e não ir além do que foi solicitado, o que extrapola o objeto de sua intervenção profissional.
compreender a dinâmica das relações sociais, as formas como se estabelecem, as suas tendências, bem como as alterações no contexto social mais amplo.
olhar com naturalidade para as múltiplas expressões da questão social que já estavam previstas e ter ciência que é somente com a intervenção e equilíbrio do mercado que poderão ser minimizadas, além de contar com algum suporte do Estado.
A prática profissional do assistente social insere-se num contexto institucional. A leitura das organizações, a partir da lógica burocrática, como sistemas racionais legais aponta como características:
as autoridades são tradicionais sem que haja preocupação com a derivação racional legal e as relações tendem a ser pessoais.
as relações são pessoais e seus dirigentes produzem regras para ampliar o controle, a organização pauta-se pela descentralização.
os sistemas sociais são formais, impessoais, dirigidos por profissionais que tendem a controlá-los cada vez mais.
os sistemas sociais primam pelas regras, mas definem muitos mecanismos para que perdure a visão democrática, cujos dirigentes têm obrigações de garantir o trânsito da informação.
as autoridades sustentam-se pela regra e ordem, no entanto não há necessariamente precisão e rigidez em seu sistema de mando.
A regulamentação da profissão de Assistente Social define como atribuição privativa:
utilização de métodos e técnicas de Serviço Social que tenham como objetivo a realização de diagnóstico de contextos individuais, familiares e comunitários, visando à solução de problemas de ajustamento.
realização de estudos socioterritoriais para possibilitar uma leitura crítica da realidade social em que o profissional está inserido.
aplicação de questionário a integrantes de determinado núcleo familiar para contribuir para uma análise mais qualitativa do contexto familiar.
realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.
realização de orientação sociopedagógica direcionada aos usuários e equipe multidisciplinar.
O assistente social, ao trabalhar junto às comunidades, deve associar esses grupos populacionais e familiares às especificidades do seu território. O desvelamento desse território deve considerar
a vulnerabilidade como um fator que afeta individualmente os moradores de uma determinada região e a leitura socioterritorial não pode ser considerada para a leitura da vulnerabilidade das famílias.
as variadas formas de vulnerabilidade social, a matriz das respostas de proteção social que pode representar uma conjugação diferenciada para, ao mesmo tempo, deixar evidente a potencialidade possível e a medida da vulnerabilidade vivida.
a vulnerabilidade intrafamiliar desvinculada das determinações socio-históricas, pois estas não afetam o cotidiano contemporâneo do espaço vivido.
a preponderância dos fatores relacionados à renda, pois estes por si só são capazes de medir de forma mais precisa a vulnerabilidade das famílias e territórios; para esta interpretação deve-se somar como fator de precisão da vulnerabilidade o descarte da perspectiva do potencial de inclusão.
a leitura da realidade pautada exclusivamente em indicadores mensuráveis e consagrados por ciências como a geografia, a saúde e a economia, pois o acesso às respostas de proteção não podem ser medidas de forma exata e precisa.
Ao analisar o contexto do serviço social e o mundo do trabalho, Raichelis (2011) considera a importância de localizá-lo nos seguintes temas:
I. O serviço social como profissão emerge na sociedade capitalista em seu estágio monopolista, contexto em que a questão social, pelo seu caráter de classe, demanda do Estado mecanismos de intervenção não apenas econômicos, mas também políticos e sociais.
II. O serviço social é uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho como uma especialização do trabalho coletivo.
III. O trabalho do assistente social é a expressão de um movimento que articula conhecimentos e luta por espaços no mercado de trabalho, com competências e atribuições privativas que têm reconhecimento legal nos seus estatutos normativos e reguladores.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Ao conceber o serviço social com o caráter contraditório da prática profissional nas relações sociais, é correto afirmar que
essa concepção imprime ao serviço social a negação do profissional como sujeito de sua prática e desconsidera os movimentos sociais como coparticipes do processo de transformação da sociedade.
essa ideia é fruto do serviço social reconceituado que surgiu no início dos anos 70 na América Latina e que tinha como pressuposto a formulação do método único.
o conjunto das práticas profissionais pode corroborar com sua capacidade redentora e transformadora das mazelas da questão social.
a profissão identifica-se com o caráter conservador e reforçador do poder do Estado patrimonialista e clientelista.
o serviço social insere-se na reprodução das relações sociais, estas entendidas como a reprodução da sociedade, ou seja, da dinâmica das relações de classe.
Para Marilda Iamamoto (1985), o serviço social é reconhecido enquanto profissão e prática institucionalizada ao
colocar-se como responsável pela estruturação do Welfare State, cuja emergência se deu no final da segunda guerra mundial.
compreender, como parte de seu arcabouço teórico, a centralidade do estudo das correntes sistêmicas de organização das políticas sociais, locus privilegiado de sua intervenção.
responder às necessidades sociais derivadas da prática histórica das classes sociais na produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho de forma socialmente determinada.
responder às necessidades sociais derivadas do processo de ajuda aos pobres que advinha do modelo de ajuda instituída na Inglaterra no século XIX.
construir um arcabouço legal a partir de 1932, com a instalação do Estado Novo no Brasil e com a instituição do Conselho Nacional de Serviço Social, quando inicia a organização da rede socioassistencial não governamental.
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A parceria incrementada no mesmo espaço profissional, onde diferentes ângulos de intervenção são produzidos, ainda que não ocorra sistematização de uma proposta comum, configura uma prática interdisciplinar.
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A intervenção em situações familiares consiste em identificar as fontes de dificuldades familiares e as possibilidades de mudança, as quais pressupõem transformações das relações internas das famílias e das relações delas com a sociedade.
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
Na elaboração de um parecer, deve-se levar em consideração a observação e os estudos socioeconômicos, que exigem aproximação com a realidade social dos sujeitos demandantes da ação. Essa aproximação pode ser efetuada exclusivamente por meio de visita domiciliar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...