Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, assinale a opção correta.
Uma equipe de trabalho multiprofissional é sempre interdisciplinar.
A equipe multidisciplinar compõe-se de mais de um profissional da mesma área envolvida no trabalho a ser realizado.
A equipe interdisciplinar reúne disciplinas com objetivos diferenciados e profissionais mediados pelo diálogo entre si.
Na equipe transdisciplinar, as relações internas são hierarquizadas.
Os trabalhos em parceria são intrinsecamente interdisciplinares.
A principal normativa relacionada ao exercício profissional da categoria dos assistentes sociais consiste nas diretrizes curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.
A reestruturação produtiva de uma empresa intervém exclusivamente nas práticas empresariais e nas ações dos trabalhadores da empresa.
A hegemonia da perspectiva modernizadora dos anos 60 do século XX, cujas reflexões inscrevem-se nos textos do Seminário de Araxá e Teresópolis, contribuiu para o estabelecimento da tecnificação pragmática no trabalho do assistente social.
O mercado de trabalho para assistentes sociais encontra-se tradicionalmente no terceiro setor, sendo as entidades sociais o maior empregador dessa categoria.
As transformações ocorridas na área de serviço social repercutem sobre o mercado de trabalho, influenciando diretamente o processo de elaboração das normativas das entidades nacionais da categoria, o que não acontece no processo de elaboração das políticas sociais.
Sobre as características do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a opção correta.
Descentralização como deslocamento de responsabilização.
Serviços que retiram as pessoas da convivência familiar e comunitária.
Cofinanciamento de programas e serviços decididos no âmbito do governo federal, especificamente para ações pré-definidas a serem implementadas nos municípios.
Indefinição de atribuições/competências dos três níveis de governo quanto à gestão da política e seu financiamento.
Organização dos serviços, programas, projetos e benefícios com base nas características territoriais.
Na diretriz Direitos Humanos do Componente 1: Promoção, Proteção e Prevenção, na Política Nacional de DST/ AIDS, Princípios e Diretrizes, a Rede de Direitos Humanos e Saúde Mental (RDH) em HIV/AIDS, cumprindo seu papel vinculante das políticas públicas com os direitos humanos, estabelece dois modos operacionais essenciais. A respeito desses modos operacionais, assinale a opção correta.
Mudanças de comportamento por meio do acesso à informação qualifi cada sobre os meios de transmissão e prevenção e para a percepção de risco.
Adoção de uma política educativa em que a ênfase sobre as restrições (identifi cação, controle, notifi cação) próprias das medidas de saúde pública tradicional é substituída por uma política baseada em: disseminação de informações sobre doença/saúde, direitos/responsabilidades; capacitação de usuários, profi ssionais e população geral e/ou específi ca.
Estabelecimento de modelos de intervenção que permitam considerar os diversos grupos populacionais, quanto à tomada de consciência em relação a sua situação de vulnerabilidade e risco, levando-se em conta os aspectos culturais, os contextos sociais e os valores relativos aos grupos envolvidos.
Desenvolvimento de trabalhos de intervenção baseados em peer education e outreach work (trabalho em pares e agentes comunitários de saúde), relevando as mudanças de práticas, atitudes, valores e crenças em relação às DST/AIDS.
Fortalecimento de redes sociais, com objetivo de atingir as ações de promoção e prevenção à saúde que deem suporte social aos grupos envolvidos, criando alternativas para o enfrentamento da epidemia.
A respeito do Serviço Social e a defesa dos direitos humanos e da justiça social, identifique a opção incorreta.
O Assistente Social que realiza seu processo de trabalho junto ao judiciário reconhece, na judialização dos problemas sociais, o enfrentamento efetivo da questão social.
O Código de Ética de 1993 (como o foi também o de 1986) do Assistente Social, não é apenas corporativo, mas tenciona assegurar vínculos com as prioridades da sociedade.
A luta por direitos humanos trava-se necessariamente na esfera pública e em uma dimensão maior que aquela expressa pelo Sistema de Justiça.
O Código de Ética Profissional do Assistente Social expressa a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.
O Código de Ética Profissional do Assistente Social expressa o posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas, bem como sua gestão democrática.
Sobre a história do Serviço Social no Brasil, assinale a opção incorreta.
O Serviço Social surge como profi ssão atrelada à doutrina social da Igreja Católica e à ideologia dominante.
O Estado adotou estratégias institucionais e ideológicas visando disciplinar os trabalhadores, e o Serviço Social e o Assistente Social constituíram agentes importantes desse processo.
As instituições de assistência social foram criadas durante o período da ditadura do Estado novo (1937/1945).
A Legião Brasileira de Assistência (LBA) foi criada em 1942, com o objetivo específi co de atuar junto aos moradores das favelas.
A Constituição Federal de 1988 reconhece a Assistência Social como Política de Seguridade Social.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único deAssistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças / adolescentes até 1 6 anos e acompanhamento familiar por meio:
do Programa Sentinela e Pró-Jovem.
das Unidades Básicas de Saúde da Família.
das Entidades Representativas.
dos Conselhos de Direitos municipais e estaduais.
do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No Estatuto do Idoso, Artigo 15, está assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio:
do Sistema Único de Assistência Social SUAS.
dos Centros de Referência de Assistência Social CRAS.
dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social CREAS.
do Sistema Único de Saúde SUS.
dos Postos de Saúde.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de:
grupos de apoio que estimulem a sociabilidade.
entidades que acolham os idosos em condições plenas.
políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.
ações contínuas de prevenção e recuperação a todos os que necessitem.
intervenções de apoio e de estímulos a atividades emancipatórias.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Na seguridade, o seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice, além de oferecer vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro, proporcionando-lhes um rendimento seguro, é a:
Saúde
Previdência Social.
Educação.
Assistência Social.
Administração Social.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...