Questões de Serviço Social do ano 2012

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A respeito da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar, assinale a opção correta.

  • A.

    Uma equipe de trabalho multiprofissional é sempre interdisciplinar.

  • B.

    A equipe multidisciplinar compõe-se de mais de um profissional da mesma área envolvida no trabalho a ser realizado.

  • C.

    A equipe interdisciplinar reúne disciplinas com objetivos diferenciados e profissionais mediados pelo diálogo entre si.

  • D.

    Na equipe transdisciplinar, as relações internas são hierarquizadas.

  • E.

    Os trabalhos em parceria são intrinsecamente interdisciplinares.

  • A.

    A principal normativa relacionada ao exercício profissional da categoria dos assistentes sociais consiste nas diretrizes curriculares elaboradas pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social.

  • B.

    A reestruturação produtiva de uma empresa intervém exclusivamente nas práticas empresariais e nas ações dos trabalhadores da empresa.

  • C.

    A hegemonia da perspectiva modernizadora dos anos 60 do século XX, cujas reflexões inscrevem-se nos textos do Seminário de Araxá e Teresópolis, contribuiu para o estabelecimento da tecnificação pragmática no trabalho do assistente social.

  • D.

    O mercado de trabalho para assistentes sociais encontra-se tradicionalmente no terceiro setor, sendo as entidades sociais o maior empregador dessa categoria.

  • E.

    As transformações ocorridas na área de serviço social repercutem sobre o mercado de trabalho, influenciando diretamente o processo de elaboração das normativas das entidades nacionais da categoria, o que não acontece no processo de elaboração das políticas sociais.

Sobre as características do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assinale a opção correta.

  • A.

    Descentralização como deslocamento de responsabilização.

  • B.

    Serviços que retiram as pessoas da convivência familiar e comunitária.

  • C.

    Cofinanciamento de programas e serviços decididos no âmbito do governo federal, especificamente para ações pré-definidas a serem implementadas nos municípios.

  • D.

    Indefinição de atribuições/competências dos três níveis de governo quanto à gestão da política e seu financiamento.

  • E.

    Organização dos serviços, programas, projetos e benefícios com base nas características territoriais.

Na diretriz Direitos Humanos do Componente 1: Promoção, Proteção e Prevenção, na Política Nacional de DST/ AIDS, Princípios e Diretrizes, a Rede de Direitos Humanos e Saúde Mental (RDH) em HIV/AIDS, cumprindo seu papel vinculante das políticas públicas com os direitos humanos, estabelece dois modos operacionais essenciais. A respeito desses modos operacionais, assinale a opção correta.

  • A.

    Mudanças de comportamento por meio do acesso à informação qualifi cada sobre os meios de transmissão e prevenção e para a percepção de risco.

  • B.

    Adoção de uma política educativa em que a ênfase sobre as restrições (identifi cação, controle, notifi cação) próprias das medidas de saúde pública tradicional é substituída por uma política baseada em: disseminação de informações sobre doença/saúde, direitos/responsabilidades; capacitação de usuários, profi ssionais e população geral e/ou específi ca.

  • C.

    Estabelecimento de modelos de intervenção que permitam considerar os diversos grupos populacionais, quanto à tomada de consciência em relação a sua situação de vulnerabilidade e risco, levando-se em conta os aspectos culturais, os contextos sociais e os valores relativos aos grupos envolvidos.

  • D.

    Desenvolvimento de trabalhos de intervenção baseados em peer education e outreach work (trabalho em pares e agentes comunitários de saúde), relevando as mudanças de práticas, atitudes, valores e crenças em relação às DST/AIDS.

  • E.

    Fortalecimento de redes sociais, com objetivo de atingir as ações de promoção e prevenção à saúde que deem suporte social aos grupos envolvidos, criando alternativas para o enfrentamento da epidemia.

A respeito do Serviço Social e a defesa dos direitos humanos e da justiça social, identifique a opção incorreta.

  • A.

    O Assistente Social que realiza seu processo de trabalho junto ao judiciário reconhece, na judialização dos problemas sociais, o enfrentamento efetivo da questão social.

  • B.

    O Código de Ética de 1993 (como o foi também o de 1986) do Assistente Social, não é apenas corporativo, mas tenciona assegurar vínculos com as prioridades da sociedade.

  • C.

    A luta por direitos humanos trava-se necessariamente na esfera pública e em uma dimensão maior que aquela expressa pelo Sistema de Justiça.

  • D.

    O Código de Ética Profissional do Assistente Social expressa a defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo.

  • E.

    O Código de Ética Profissional do Assistente Social expressa o posicionamento em favor da equidade e justiça social, que assegure universalidade de acesso aos bens e serviços relativos aos programas e políticas, bem como sua gestão democrática.

Sobre a história do Serviço Social no Brasil, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O Serviço Social surge como profi ssão atrelada à doutrina social da Igreja Católica e à ideologia dominante.

  • B.

    O Estado adotou estratégias institucionais e ideológicas visando disciplinar os trabalhadores, e o Serviço Social e o Assistente Social constituíram agentes importantes desse processo.

  • C.

    As instituições de assistência social foram criadas durante o período da ditadura do Estado novo (1937/1945).

  • D.

    A Legião Brasileira de Assistência (LBA) foi criada em 1942, com o objetivo específi co de atuar junto aos moradores das favelas.

  • E.

    A Constituição Federal de 1988 reconhece a Assistência Social como Política de Seguridade Social.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) compõe o Sistema Único deAssistência Social (SUAS) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças / adolescentes até 1 6 anos e acompanhamento familiar por meio:

  • A.

    do Programa Sentinela e Pró-Jovem.

  • B.

    das Unidades Básicas de Saúde da Família.

  • C.

    das Entidades Representativas.

  • D.

    dos Conselhos de Direitos municipais e estaduais.

  • E.

    do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

No Estatuto do Idoso, Artigo 15, está assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio:

  • A.

    do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

  • B.

    dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

  • C.

    dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS.

  • D.

    do Sistema Único de Saúde – SUS.

  • E.

    dos Postos de Saúde.

É obrigação do Estado garantir à pessoa idosa a proteção à vida e à saúde, mediante efetivação de:

  • A.

    grupos de apoio que estimulem a sociabilidade.

  • B.

    entidades que acolham os idosos em condições plenas.

  • C.

    políticas sociais públicas que permitam um envelhecimento saudável e em condições de dignidade.

  • D.

    ações contínuas de prevenção e recuperação a todos os que necessitem.

  • E.

    intervenções de apoio e de estímulos a atividades emancipatórias.

Na seguridade, o seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice, além de oferecer vários benefícios que juntos garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro, proporcionando-lhes um rendimento seguro, é a:

  • A.

    Saúde

  • B.

    Previdência Social.

  • C.

    Educação.

  • D.

    Assistência Social.

  • E.

    Administração Social.

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