Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Na relação com os usuários, nos limites da sociedade burguesa, a ética profissional se objetiva através de
reflexões teórico-metodológicas críticas.
atividade profissional messiânica e progressista.
ações conscientes e críticas.
intervenções diretamente relacionadas aos interesses dos empregadores.
compromisso assumido unilateralmente com os usuários da política de assistência social.
Serviço Social - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
NÃO representa um dos desafios colocados ao serviço social na cena contemporânea
exigência de rigorosa formação teórico-metodológica.
rigoroso acompanhamento da qualidade acadêmica da formação universitária ante a vertiginosa expansão do ensino superior privado e da graduação a distância no país.
articulação com entidades, forças políticas e movimentos dos trabalhadores no campo e na cidade em defesa do trabalho e dos direitos civis, políticos e sociais.
afirmação do horizonte social e ético-político do projeto profissional no trabalho cotidiano.
cultivo de uma atitude conservadora e defensiva na busca de condições de trabalho e qualidade de atendimentos, potenciando a nossa legitimação institucional.
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
As políticas sociais na definição de BEHRING; BOSCHETTI (2006), não são apenas espaços de confrontação de tomadas de decisão, mas constituem elementos de um processo complexo e contraditório de regulação política e econômica das relações sociais. Neste sentido, a análise e avaliação ultrapassam a mera disposição e utilização de métodos e técnicas racionais e operativas, devendo se situar na compreensão _________________________________
de fornecer ações para o estabelecimento de um bom e eficaz governo, no contexto de uma economia de mercado capitalista
na utilização de modelos e avaliação sob a hegemonia de uma ótica gerencialista
do significado do papel do Estado e das classes sociais na construção dos direitos e da democracia
que ao classificar, fragmentar e tipificar os processos avaliativos coloca-os a serviço da contrarreforma do Estado
de aplicar um arsenal de métodos, que sejam desprovidos de criticidade acerca do conteúdo e do papel do Estado no enfrentamento das desigualdades sociais
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Nos casos da instabilidade do convívio nas relações familiares, sejam por separações ou pelas mortes, aliadas à escassez econômica estrutural e ao fato de não existirem instituições públicas que substituam de forma eficaz às funções familiares, as crianças passam a não ser mais uma responsabilidade exclusiva da mãe ou do pai, mas de toda a rede de sociabilidade em que a família está envolvida. Esta prática de coletivização das responsabilidades pelos menores, dentro de um grupo de parentesco entre as famílias pobres, é caracterizada segundo FONSECA (2002), como ______________________________
uma "circulação de crianças", sendo esta prática, inscrita dentro de uma lógica de obrigações morais entre as famílias pobres
uma questão de abandono das crianças
uma não responsabilização dos pais para com os filhos
uma "desvinculação das crianças" para uma situação de convivência sem qualquer relação de parentesco
uma exigência da sociedade, pois se a família é pobre, não tem possibilidade de "criar" seus filhos
Assinale a alternativa que completa corretamente o texto a seguir:
Segundo a obra, O Uno e o Múltiplo nas relações entre as áreas do saber, nenhuma profissão e nenhum conhecimento são absolutos, podendo desta forma, revelar-se como uma alternativa para transpor as fronteiras instituídas pelas profissões, superar endogenias, deixar de falar só com os mesmos, e, quem sabe, diluir as vaidades pessoais que o exercício acadêmico insiste em fomentar. Neste conceito, estamos nos referindo a uma perspectiva de atuação profissional do (a) Assistente Social baseada ______ __________________________________________
na tendência à hierarquização
numa postura profissional que prescinde o espaço da diversidade entre as profissões
na interdisciplinaridade
num posicionamento autônomo do conhecimento, reduzindo a pluralidade das relações entre as disciplinas
no fato de ser refratário às novas formas de relação entre as áreas do saber
Sobre o Tema Políticas Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
I - Na sociedade brasileira as políticas sociais nascem no contexto da implantação do processo de industrialização nos moldes do Estado populista e positivista, atreladas a projetos de expansão econômica.
II - A Constituição de 1937, a primeira constituição do país a possuir um capítulo referente a ordem econômica e social, foi também a pioneira na definição de responsabilidades sociais do Estado, registrando essas novas iniciativas governamentais no campo das políticas sociais.
III - A estruturação das políticas sociais no Brasil foram respostas e formas de enfrentamento da sociedade civil organizada e da igreja Católica, em geral, setorializadas e fragmentadas à organização da classe trabalhadora, a qual, ao reivindicar melhores condições de vida entra em conflito com os ideais da classe dominante.
IV - Nos primeiros 30 anos do século XX, devido à ausência de políticas sociais estatais, o período foi marcado pela proliferação de organizações corporativas e de auxílio mutuo, fazendo os serviços criados dependerem quase que exclusivamente de gestões de cunho privado e filantrópico.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Julgue as alternativas abaixo em relação aos espaços sociocupacionais do assistente social:
I - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social apresentam-se elementos simultaneamente reprodutores superadores da ordem capitalista. Nestes, vive-se a tensão entre a defesa dos direitos sociais universais e a mercantilização e refilantropização do atendimento as necessidades sociais.
II - Os espaços sociocupacionais do assistente social retratam os processos sociais em curso, onde se apresenta regressivos resultados no âmbito da conquista e usufruto de direitos para os trabalhadores, quanto às novas relações e condições de trabalho prevalente na sociedade brasileira em tempos de profunda alteração na base técnica da produção.
III - Nos diferentes espaços sociocupacionais do assistente social é de suma importância impulsionar pesquisas e projetos que favoreçam o conhecimento do modo de vida e trabalho dos segmentos populacionais atendidos. O conhecimento criterioso dos processos sociais e de vivência dos sujeitos atendidos pode alimentar ações inovadoras capazes de propiciar o atendimento as efetivas necessidades sociais.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Serviço Social - Projeto ético político profissional do Serviço Social - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Sobre o Projeto ético-político do Serviço Social assinale a alternativa INCORRETA:
O Projeto ético-político do Serviço Social vincula-se a um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social sem exploração/dominação de classe, gênero e etnia.
O Projeto ético-político do Serviço Social afirma a defesa intransigente dos direitos humanos e o repúdio do arbítrio e de preconceitos, contemplando positivamente o pluralismo, tanto na sociedade quanto no exercício profissional.
O Projeto ético-político do Serviço Social tem a sua dimensão política claramente anunciada. Posiciona-se a favor da equidade e da justiça social, na perspectiva da universalização, ampliação e consolidação da cidadania.
O Projeto ético-político do Serviço Social tem em seu núcleo o reconhecimento da individualidade como valor central, daí seu compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais.
O atual projeto de formação profissional do assistente social remete, diretamente, a um conjunto de conhecimentos indissociáveis, que se traduzem em Núcleos de Fundamentação constitutivos da Formação Profissional. São eles:
I - Núcleo de fundamentos teórico-metodológicos da vida social.
II - Núcleo de fundamentos dos instrumentais do trabalho profissional.
III - Núcleo de fundamentos da particularidade da formação sócio histórica da sociedade brasileira.
IV - Núcleo de fundamentos do trabalho profissional.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Acerca dos direitos do assistente social em relação às Instituições Empregadoras, assinale a alternativa INCORRETA:
Integrar comissões interdisciplinares de ética nos locais de trabalho do/a profissional, tanto no que se refere à avaliação da conduta profissional, como em relação às decisões quanto às políticas institucionais.
Ter livre acesso à população usuária.
Denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.
Ter acesso a informações institucionais que se relacionem aos programas e políticas sociais e sejam necessárias ao pleno exercício das atribuições profissionais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...