Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social. Sobre esse movimento, é CORRETO afirmar:
O Movimento de Reconceituação fortaleceu o Serviço Social de pratica empirista, reiterativa, paliativa e burocratizada orientada pela ética liberal burguesa, claramente funcionalista.
O Movimento de Reconceituação emergiu a partir dos anos 1960, quando a profissão assume as inquietações daquele momento histórico - expansão do capitalismo mundial e desenvolvimento excludente e subordinado da América Latina e direciona seus questionamentos através de um amplo movimento de revisão teórico, metodológico, operativo e político.
O Movimento de Reconceituação foi um fenômeno tipicamente europeu.
O Movimento de Reconceituação distanciou o Serviço Social do pensamento das Ciências Sociais, deixando de lado o que antes era sua fundamentação: as vertentes psicológicas e a vinculação institucional com a Igreja.
Serviço Social - Leis importantes para Serviço social - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A profissão de assistente social é regulamentada pela:
Lei nº. 8069 de 13 de julho de 1990.
Lei nº. 8662 de 07 de junho de 1993.
Resolução CFESS 273 de 13 de março de 1993.
Lei nº. 8742 de 07 de dezembro de 1993.
Serviço Social - Leis importantes para Serviço social - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos. São entidades de assessoramento aquelas que:
De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais e a construção de novos direitos dirigidos ao público da política de assistência social.
De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.
De forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados à promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
Tendo como parâmetro a Lei Orgânica da Assistência Social, entende-se por benefícios eventuais:
As provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.
Aqueles que compreendem a instituição de investimento econômico-social nos grupos populares, buscando subsidiar, financeira e tecnicamente, iniciativas que lhes garantam meios, capacidade produtiva e de gestão para melhoria das condições gerais de subsistência, elevação do padrão da qualidade de vida, a preservação do meio-ambiente e sua organização social.
Provisões continuadas que visem à melhoria de vida da população e cujas ações, voltadas para as necessidades básicas, observem os objetivos, princípios e diretrizes estabelecidos na LOAS.
Aqueles que visam ao pagamento de auxílio por natalidade ou morte às famílias cuja renda mensal per capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo.
Serviço Social - Política Nacional de Assistência Social - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
A ação da rede socioassistencial de proteção básica e especial deve ser realizada diretamente por organizações governamentais ou mediante convênios, ajustes ou parcerias com organizações e entidades de assistência social. (NOB SUAS, 2005). A relação entre as entidades de assistência social e o SUAS se dá através:
da habilitação à gestão inicial, básica ou plena do SUAS.
do vínculo SUAS.
do aprimoramento de gestão.
da instituição do plano de acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações de proteção social na rede própria e na rede prestadora de serviços.
Serviço Social - Serviço Social nas políticas setoriais e transversais - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL) - 2012
De acordo com a Política Nacional do Idoso, compete a área de Justiça:
I - Promover e defender os direitos da pessoa idosa.
II - Promover a capacitação de recursos para atendimento ao idoso.
III - Zelar pela aplicação das normas sobre o idoso determinando ações para evitar abusos e lesões a seus direitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Apenas a afirmativa III está correta.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Os tempos históricos marcam a definição da identidade profissional do assistente social. Como denominam-se as fases históricas da profissão?
Modernismo, iluminismo e renascimento.
Reconceitualização, assistencialismo e positivismo.
Modernização, reconceitualização e de intenção de ruptura.
Marxismo, fenomenologia e positivismo.
Ruptura, modernização e assistencialismo.
Assinale a alternativa a seguir que apresenta o elemento fundamental para o enfrentamento da pobreza e maior redução de seu impacto, segundo Verônica Gonçalves Azeredo:
Maiores recursos para habitação e novas tecnologias sociais.
Redução do déficit econômico.
Matriciamento da política de assistência social.
Redistribuição da renda conforme gestão do governo federal.
Articulação de fato entre os diversos setores sociais como educação, emprego e renda, saúde, habitação, saneamento e urbanização.
Qual a instância coordenadora da política nacional de assistência social?
Ministério da Saúde.
Ministério da Integração Nacional.
Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Ministério da Defesa Civil.
Casa Civil.
Assinale a alternativa que apresenta os objetivos da assistência social:
Encaminhamentos sociais, atendimento às famílias de risco e articulação da rede.
Proteção social, vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.
Defesa de direitos, educação socioassistencial e amparo às vulnerabilidades.
Cooperação técnica, promoção de cidadania e financiamento de habitação popular.
Atendimento aos idosos, aos menores infratores e pessoas portadoras de necessidades especiais especificamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...