Questões de Serviço Social do ano 2012

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A história do Serviço Social está relacionada a fatos históricos , portanto não deve ser entendida como uma cronologia de fatos, mas na sua ligação com o contexto geral da sociedade.

I – Origem do termo “ Serviço Social” – A expressão Serviço Social é de origem anglo-saxônica e foi utilizada pela primeira vez nos EUA, 1904, para designar uma escola de Boston para profissionais que atuavam com assistência social. Na época, o conceito tinha forte ligação benemerentes.

II – 1932 – Criado o Centro de Estudos e Ação Social(CEAS) - com o objetivo de contribuir para a divulgação dos princípios da ordem social cristã. Essa entidade teve papel preponderante na criação da primeira Escola de Serviço Social no Brasil, ocorrida em 1936 na cidade de São Paulo.

III – 1967 – Reconceituação do Serviço Social brasileiro - realizado em Teresópolis para estudar a metodologia do Serviço Social. O evento foi idealizado para ser continuidade do histórico “ Seminário de Teorização do Serviço Social”, realizado em Araxá (MG), em 1970.

IV – LOAS redefine a Assistência Social – em 7 de dezembro de 1990 foi promulgada a Lei Orgânica da Assistência Social – Lei Nº 8.742 – que organizou a Assistência Social no Brasil e instituiu o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

V – 2004 – Resolução CNAS Nº 145 – em 15 de outubro, o Conselho Nacional de Assistência Social aprovou a Política Nacional de Assistência Social (PNAS) apresentada pelo Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome.

Assinale as assertivas que tratam CORRETAMENTE dos principais momentos da história do Serviço Social.

  • A.

    I – III e V

  • B.

    I – III e V

  • C.

    II – III e V

  • D.

    I – IV e V

  • E.

    Todas as assertivas estão corretas.

Ao se eleger a família como fonte privilegiada de proteção social, as dificuldades de compreensão e de intervenção referem-se às mudanças verificadas na sua estrutura, gestão e organização. Atualmente, constata-se que há vários tipos de famílias e essa variedade tem que ser considerada na análise da transformação dessa instituição. A tradicional família nuclear, que ainda hoje serve de referência para os formuladores da política social, está em extinção. Importante fator responsável pelo seu esgotamento foi

  • A. o processo de globalização, que interferiu diretamente no plano local/público.
  • B. a ampla participação da mulher no mercado de trabalho e na chefia da casa.
  • C. a centralidade da sociedade civil na definição de políticas públicas específicas.
  • D. a retração de modos de vida ambíguos associada ao desemprego estrutural.
  • E. a superação de modelos convergentes para uma padronização unívoca.

A universalidade no acesso aos programas e projetos sociais só é possível no âmbito do Estado. Este dispõe de uma dimensão pública que expressa a luta pelos interesses da coletividade. Projetos levados a efeito por organizações privadas apresentam uma característica básica que os diferencia: não se movem pelo interesse público e sim pelo interesse privado de certos grupos e segmentos sociais, reforçando a ________________ no atendimento, segundo critérios estabelecidos pelos mantenedores e não fruto de uma negociação coletiva.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A. unidade
  • B. igualdade
  • C. equidade
  • D. totalidade
  • E. seletividade

“Passagem de serviços e encargos por meio da descentralização das ações político-administrativas, com a adequada distribuição de poderes político e financeiro, de forma desburocratizante, participativa, não autoritária, democrática e desconcentradora do poder”. Esse é um conceito de

  • A. universalização.
  • B. parceria.
  • C. municipalização.
  • D. privatização.
  • E. focalização.

O avanço internacional do regime neoliberal provocou a financeirização do Estado, a erosão da democracia e o empobrecimento da cidadania como tendências globais, inclusive em países centrais. Desde 1990, com pretensões de aliviar os casos mais extremos de aflição e pobreza e evitar tensões sociais, os organismos internacionais voltam-se

  • A. à universalização do acesso às políticas sociais básicas.
  • B. ao financiamento maciço pelo capital de programas sociais.
  • C. a mudanças na relação cidadão/Estado que acompanham a hegemonia de critérios sociais.
  • D. ao avanço de novos atores globais que representam os interesses dos trabalhadores.
  • E. a programas dirigidos aos segmentos sociais mais vulneráveis.

Os anos 1990 foram palco de um complexo processo de regressões no âmbito do Estado e da universalização dos direitos, desencadeando novos elementos que se contrapõem ao processo de democratização política, econômica e social em nosso país, no contexto de crise e reorganização do capitalismo em escala internacional. Esse quadro desencadeia profundas transformações societárias, determinadas

I. pela reiteração de velhas formas de enfrentamento da questão social;

II. pelas mudanças na esfera do trabalho;

III. pela reforma gerencial do Estado;

IV. pelas melhorias nas relações público privado;

V. pelos processos de redefinição dos sistemas de proteção social.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. III, IV e V.

A fragmentação é uma das características históricas das políticas sociais brasileiras, pois essas políticas são concebidas setorialmente, como se o social fosse a simples somatória de setores da vida, sem articulação, em uma apreensão parcializada da realidade social. Consequentemente, as ações profissionais acabam por se fragmentar,

  • A. assumindo um caráter pontual e localizado.
  • B. necessárias que são em sociedades igualitárias.
  • C. considerando sua característica empírica.
  • D. considerados os contextos de vulnerabilidade social.
  • E. em uma perspectiva emancipadora.

A intersetorialidade pode ser compreendida como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas. Mais do que justapor ou compor projetos que continuem sendo formulados e realizados setorialmente, a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do Estado, entre as quais se destacam dois aspectos. São os desafios relacionados:

I. a ameaça que a intersetorialidade representa para a preservação de saberes próprios de uma determinada área do conhecimento;

II. a necessária composição dos sujeitos sociais envolvidos na perspectiva da negociação implícita nos encaminhamentos intersetoriais;

III. os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção;

IV. a sensibilização de uma dada equipe profissional para a incorporação da perspectiva de totalidade com vistas a alcançar objetivos comuns;

V. as políticas focalizadas territorialmente, em segmentos da população.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

Em contraposição à lógica prevalente dos estudos socioeconômicos desenvolvida sob a chancela do serviço social de caso, outra lógica para o encaminhamento desses estudos foi sendo engendrada, a partir da aproximação do Serviço Social da teoria social de Marx, que permitiu tanto o avanço do debate teórico-metodológico da profissão, quanto a construção de seu projeto ético-político. A partir dessa nova perspectiva paradigmática os estudos socioeconômicos ganham uma nova configuração. Eles passam a ser entendidos como

I. fundamentais no enfrentamento das expressões da questão social;

II. procedimentos possíveis em um cenário de desigualdades sociais geradas pelo capitalismo tardio, no caso brasileiro;

III. ações significativas no processo de efetivação, garantia e ampliação de direitos;

IV. estratégias de enfrentamento do cotidiano profissional repleto de pressões;

V. opção metodológica condizente com o projeto ético- -político do Serviço Social.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
  • E. IV e V.

Para quê, para quem e como pesquisamos? Essas são as indagações centrais quando reconhecemos o cotidiano como categoria de investigação e vemos a pesquisa como uma dimensão integrante do exercício profissional dos assistentes sociais, como uma condição para se formular respostas capazes de impulsionar a elaboração de propostas profissionais que tenham efetividade e permitam atribuir materialidade aos princípios ético-políticos norteadores do projeto profissional. A postura investigativa em Serviço Social valoriza a pesquisa

  • A. puramente qualitativa, em vista do objeto de intervenção do Serviço Social.
  • B. descritiva, em detrimento à pesquisa objetiva a partir do olhar do pesquisador.
  • C. instrumental, na versão estudo de caso motivada pela identidade com sua prática.
  • D. estatística, como pressuposto fundamental para formulações conceituais.
  • E. na perspectiva qualitativa, em articulação com a pesquisa quantitativa.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...