Questões de Serviço Social do ano 2014

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2014 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as afirmativas sobre a atuação do estado brasileiro em relação a situação descrita acima.

I. Para pessoas de até 18 anos de idade, é assegurado por lei o direito dos pais ou responsáveis por elas decidirem.

II. Mesmo sendo de direito dos responsáveis, a lei garante aos agentes de saúde abrir processo penal contra os responsá veis que se recusarem a vacinar seus menores.

III. Em caso de epidemia, o Estado pode forçar seus entes civis a serem vacinados.

IV. O Brasil é um estado laico e, por isso, não pode aceitar que questões religiosas impeçam o funcionamento de programas de imunização e outros mais.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e III.
  • B. II e IV.
  • C. I, II e IV.
  • D. II e III.
  • E. I e III.

 

De acordo com o texto,

  • A. um dos resultados das afirmações feitas por Murilo de Carvalho, está no fato de os beneficiários de programas sociais sempre acharem que estão “ganhando” algo do governo, quando, na verdade, estão recebendo o que lhes é de direito. Uma possibilidade de esclarecer tal situação, é o legislativo e executivo se aproximarem da população via projetos sociais que desenvolvam o tema.
  • B. por mais que o povo tenha direito de receber de seu governo proposições advindas das políticas sociais, não é da alçada do poder legislativo, como também, não se faz interessante para as finalidades de financiamento e gastos públicos, criar mecanismos e projetos sociais que possam esclarecer as ideias que Murilo de Carvalho aponta como deletérias para a construção da cidadania brasileira.
  • C. programas como o Orçamento Participativo, comissões de trabalho que envolvem o governo e sociedade, bolsas de redistribuição de renda, marcos regulatórios para organização de OSCIPs e ONG’s, dentre outros, comprovam que a situação de dependência do brasileiro em relação aos seus líderes é algo superado, posto que esses programas de iniciativa governamental visam superar essa dependência.
  • D. o tripé no qual se configura a cidadania, qual seja, direitos civis, direitos a representação e direitos sociais ainda é enfraquecido no Brasil. Mesmo que existam vários programas que visam o fortalecimento da cidadania, esses sempre se desenvolvem tendo como ponto de partida o governo e não o povo, fortalecendo o argumento de Murilo de Carvalho.
  • E. por mais que o argumento de Murilo de Carvalho esteja correto, existe uma lógica mundial maior na qual o Brasil está inserido, que impede o país de avançar no quesito cidadania plena. As iniciativas governamentais no sentido de incluir o cidadão se configuram como um limite.

Considere a tabela e o texto abaixo.

Pelos dados apresentados, a categoria

  • A. Renda é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Educação. Relacionando a tabela ao texto, esse aponta que, nesses municípios, os direitos advindos da participação cidadã seria comprometido e, consequentemente, no nível macro, a cultura política também estaria comprometida.
  • B. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Renda. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios, a participação cidadã seria comprometida, mas por motivos relacionados à Longevidade, a cultura política combativa não estaria comprometida.
  • C. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e Renda. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios, a participação cidadã comprometida pelo parco desenvolvimento educacional é compensado através da categoria Renda e pela experiência trazida pela Longevidade.
  • D. Renda é variável dependente da categoria Educação e variável independente da categoria Longevidade. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios quanto maior a renda, menor é a educação, fato que traria problemas para consciência política local, caso o cidadão não possua escolaridade.
  • E. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Renda. A educação para a cidadania é importante para o desenvolvimento de qualquer uma das categorias do IDHM citadas acima e garante a longevidade.

Analise o gráfico e as afirmativas abaixo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I e III.
  • E. II e IV.

Para avalizar o desenvolvimento de um determinado Projeto Social, faz-se necessário considerar três fatores básicos. São eles:

  • A. organização, aplicação e desembolso.
  • B. necessidade, demanda e prioridade.
  • C. necessidade, organização e desembolso.
  • D. prioridade, aplicação e demanda.
  • E. demanda, desembolso e aplicação.

Sobre o Sistema Único de Assistência Social − SUAS brasileiro, é correto afirmar que

  • A. propõe uma Assistência Social com caráter de política pública, levando em conta a complexidade das situações sociais a se enfrentar, os detalhes regionais, o tamanho da localidade e também a cultura local.
  • B. isenta o Estado da iniciativa de prover e organizar a Assistência Social, liberando cada localidade e entidade do país para desenvolver trabalhos independentes. O foco é agilizar as ações e potencializar os resultados.
  • C. centraliza o sistema participativo de Assistência Social, deixando a cargo do terceiro setor, as instâncias de gestão, de negociação, de pactuação, de deliberação e de controle social, cabendo ao Estado garantir apenas o financiamento dos projetos.
  • D. organiza a Assistência Social do país, amparada no tripé Previdência Social, Trabalho e Assistência Social. Com isso, o governo federal espera mudar o marco assistencial brasileiro, retirando-o da esfera do assistencialismo.
  • E. para uma maior transparência na aplicação de recursos e acúmulo de bons resultados, obriga as entidades ligadas à Assistência Social, promover fóruns e debates temáticos, que servem para a apresentação das ações e de seus resultados.

O assistente social no exercício profissional possui uma dimensão investigativa que se caracteriza como

  • A. a habilidade do profissional em operar numa área particular, desvinculando-a da significância da mesma no conjunto da problemática social.
  • B. um processo pontual e assistemático na ação que pode ser identificado como sistematização de dados que permite desenvolver determinado conhecimento empírico.
  • C. inerente à natureza da competência profissional que se expressa, exclusivamente, na fase de planejamento de suas ações.
  • D. a realização de entrevistas, estudo social, pareceres como processo investigativo devem ocorrer apenas em casos que apresentam alta vulnerabilidade social.
  • E. uma realização das suas competências como um todo, no planejamento, implementação, avaliação e revisão crítica do processo, pois a dimensão investigativa está intrinsecamente relacionada com a dimensão interventiva, e a qualidade de uma implica a plena realização da outra.

O assistente social é chamado para desenvolver ações junto aos trabalhadores de uma organização. Ao desempenhar suas funções pautadas em bases teórico-metodológicas, ético-políticas e prático-operativas com o pensamento crítico, terá como objetivo

  • A. o controle da força de trabalho utilizando-se de instrumentos e mecanismos para a adequação do comportamento produtivo dos trabalhadores aos métodos de produção, buscando a adesão do trabalhador às metas de qualidade e pro dutividade.
  • B. o estabelecimento de um programa com critérios meritocráticos de julgamento no sistema de avaliação de desempenho, afastando o trabalhador da negociação coletiva e definindo a estratégia de individualização dos salários e negociação direta da empresa com o trabalhador.
  • C. direcionar o exercício profissional para os interesses fundamentais dos trabalhadores, atuando no campo das mediações presentes na ordem social, identificando estratégias de ação que se articulem ao projeto-ético político da profissão.
  • D. instituir um programa que favoreça o espírito de colaboração e o engajamento dos trabalhadores com o alcance das metas da empresa, considerando as necessidades do trabalhador e desenvolvimento de política de recursos humanos que ame nizem os conflitos.
  • E. criar um projeto com um leque de benefícios e serviços sociais, denominados de “salários indiretos” e “benefícios ocupacionais”, ampliando assim os incentivos que reforçam e intensificam a subordinação dos trabalhadores na empresa.

Na segunda metade dos anos de 1980 e nos anos de 1990 há uma corrente que advoga pela concepção de um Estado democrático e forte que possui como característica

  • A. considerar o bem-estar legítimo como aquele que é direcionado comprovadamente para os que são indigentes.
  • B. impermeabilidade do Estado às demandas sociais, mas com ênfase no ordenamento das relações entre sociedade civil organizada e as instituições políticas para a prevalência das proposições do mercado como regulador.
  • C. possuir a dupla dimensão das políticas sociais, ou seja, o caráter distributivo e regulador associando um projeto para a sociedade que contemple um desenvolvimento autossustentado.
  • D. o alto grau de mercantilização dos próprios bens sociais.
  • E. o direito de ter acesso aos bens sociais devem ser garantidos pelo Estado e o gozo dos benefícios deve corresponder a uma contrapartida, isto é, o desempenho de trabalho ou o seu pagamento.

Em sua atuação profissional, o assistente social integra uma equipe com outras áreas do conhecimento. A ação interdisciplinar é descrita como

  • A. resultado da vertente positivista compreendendo que a fragmentação do saber configura-se na própria atitude interdisciplinar.
  • B. busca de um saber genérico, enciclopédico, eclético ou sincrético.
  • C. substituição das especialidades pelas generalidades, sem especificações e delimitações.
  • D. reconhecimento das diferenças e especificidades das várias disciplinas, convivência com elas, sabendo, contudo, que elas se reencontram e se complementam, contraditória e dialeticamente.
  • E. parte do pressuposto epistemológico de que a verdade completa pode ocorrer numa Ciência isolada e que no plano prático- operacional é que existem correlações e reciprocidades de significação.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...