Questões de Serviço Social do ano 2017

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As diretrizes curriculares do curso de serviço social apontam na direção da formação de um profissional generalista capaz de interpretar e intervir nas múltiplas manifestações da questão social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

Os elementos técnico-operativos no serviço social estão submetidos à validação do instrumental a partir de estudos científicos.

  • C. Certo
  • E. Errado

As diretrizes curriculares do curso de serviço social apontam na direção da formação de um profissional generalista capaz de interpretar e intervir nas múltiplas manifestações da questão social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A perspectiva teórico-metodológica no serviço social, em essência, busca validar a tese da indissociabilidade entre a teoria e a prática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à emissão de pareceres, laudos, opiniões técnicas conjuntos com outros profissionais, o/a Assistente Social

  • A. deve lembrar que a emissão de opinião técnica sobre matéria de serviço social em pareceres, laudos, perícias e manifestações é atribuição privativa do/a Assistente Social.
  • B. não deve assinar e identificar seu número de inscrição no Conselho Regional de Serviço Social no laudo, parecer ou opinião técnica, observando, desse modo, o sigilo desses instrumentos.
  • C. não deve emitir opinião técnica delimitada apenas ao âmbito de sua atuação, contribuindo, assim, para o entendimento abrangente do objeto de intervenção conjunta com outra categoria profissional.
  • D. pode ser solicitado a prestar serviços conflitantes com suas competências e atribuições, desde que seja para garantir a resolução completa do caso de intervenção conjunta com outra categoria profissional.
  • E. deve garantir que as normas e limites legais, técnicos e normativos das outras profissões ocupem posição inferior aos da profissão de Assistente Social, dada a sua autoridade técnica na intervenção multidisciplinar.

Considere a afirmação abaixo, de Torres (2016).

“É definida como uma procura de informações, cuja característica essencial é o deslocamento das equipes de referência ao território. Para o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ela tem como objetivo identificar as situações de vulnerabilidade e de risco social, ampliar o conhecimento e a compreensão da realidade e contribuir para o conhecimento da dinâmica do cotidiano das populações.” (TORRES. 2016, p. 37).

O trecho faz referência à técnica da Assistência Social conhecida como

  • A. Busca Ativa.
  • B. Controle Social.
  • C. Concessão de Benefícios.
  • D. Elaboração de Relatórios.
  • E. Planejamento Socioassistencial.

Avalie as afirmações abaixo com relação à elaboração de questionários e à realização de entrevistas e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A escala de Likert, muito utilizada em questionários, consiste em uma série de afirmações a respeito de um determinado objeto. Para cada afirmação é apresentada ao respondente uma escala de cinco pontos, onde os extremos correspondem, por exemplo, a “concordo totalmente” e a “discordo totalmente”.

( ) A variável "atitude" capta o processo de avaliação e de julgamento do entrevistado, em seu processo de ação. Um exemplo seria o seguinte: você concorda que os anúncios de cigarros deveriam ser eliminados da mídia?

( ) O nível de medida nominal apenas identifica um determinado elemento. Não há nenhuma indicação de ordem ou comparação com outros elementos.

( ) Os questionários diretos apresentam alternativas utilizadas para os casos em que não é possível obter uma resposta precisa às questões, por impossibilidade ou por se tratar de um assunto delicado.

( ) O pré-teste deve ser realizado com indivíduos de perfil diferente da amostra a ser pesquisada. Assim, será possível uma avaliação crítica da qualidade e da validade das questões formuladas.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

  • A. V, V, V, F, F.
  • B. V, F, V, F, V.
  • C. V, V, F, F, F.
  • D. F, F, F, V, V.
  • E. V, V, V, F, V.

Com relação à dimensão técnico-operativa do Serviço Social, é INCORRETO afirmar que

  • A. pode ser entendida como a razão de ser da profissão, pois remete às competências instrumentais pelas quais a profissão é reconhecida e legitimada.
  • B. constitui-se no modo pelo qual a profissão é conhecida e reconhecida. Responde às questões: Para que fazer? Para quem fazer? Quando e onde fazer? O que fazer? Como fazer?
  • C. envolve um conjunto de estratégias, táticas e técnicas instrumentalizadoras da ação, que efetivam o trabalho profissional e que expressam uma determinada teoria, posição e método.
  • D. deve ser considerada de maneira autônoma, uma vez que não carrega em si as demais dimensões. Igualmente, pode ser considerada neutra por não estar necessariamente vinculada ao caráter ético-político.
  • E. contém os objetivos e a busca pela efetivação desses objetivos. Considera ainda a existência de condições objetivas e subjetivas para a efetivação da finalidade e requer conhecer os sujeitos da intervenção e as relações de poder, tanto horizontais quanto verticais.

O Projeto de Pesquisa Social é o documento oficial onde são apresentados e formalizados os métodos e as técnicas de pesquisa social. Associe as colunas, relacionando os componentes essenciais do projeto às suas respectivas descrições.

A sequência correta dessa associação é

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 3, 4, 2, 1, 5.
  • C. 4, 2, 3, 5, 1.
  • D. 4, 3, 2, 1, 5.
  • E. 4, 3, 2, 5, 1.

O/A Assistente Social vem sendo cada vez mais requisitado para atuar na formulação, planejamento, avaliação de políticas, programas, projetos e serviços sociais, no nível municipal, estadual e federal. Em consonância com o projeto Ético-Político do Serviço Social, no tocante à intervenção do/a Assistente Social numa perspectiva de ampliação da cidadania e aprofundamento da democracia, impõe-se a esse profissional a adoção de uma postura e conduta democrática nesse nível de atuação. Para isso, o/a Assistente Social, deve ter:

  • A. Competência teórico-metodológica, ético-normativa e técnico-operacional.
  • B. Competência ético-política, teórico-metodológica e técnico-normativa.
  • C. Competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-resolutiva.
  • D. Competência ético-política, técnico-operacional, e teórico-intelectual.
  • E. Competência teórico-metodológica, ético-política e técnico-operacional.

A materialização da dimensão técnico-operativa do Serviço Social, se expressa no cotidiano dos/as Assistentes Sociais, nas instituições onde atuam, através de ações profissionais, procedimentos, instrumentos e técnicas, que podem ser assim categorizados.

  • A. De caráter individual; de caráter comunitário, de caráter administrativo/organizacional; e de caráter investigativo.
  • B. De caráter individual, de caráter coletivo; de caráter administrativo/organizacional; e de formação profissional, de capacitação e de pesquisa.
  • C. De caráter individual; de caráter comunitário; de caráter administrativo e de formação profissional.
  • D. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter comunitário, e de caráter administrativo / organizacional.
  • E. De caráter individual; de caráter grupal; de caráter organizacional; e de formação, de capacitação e de pesquisa.

São várias as modalidades e metodologias de investigação social, apoiadas em fundamentos epistemológicos igualmente diversos, dependendo da maneira como será a abordagem. A pesquisa etnográfica é considerada

  • A. qualitativa.
  • B. quantitativa.
  • C. experimental.
  • D. explicativa.
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