Questões de Serviço Social do ano 2017

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No Brasil, nas últimas décadas do século XX, importantes mudanças geraram novas configurações familiares e foram incorporadas pela Carta Constitucional de 1988, especialmente as referentes à sua composição e à condição do homem ou da mulher como chefe de família. Vale destacar que essas mudanças se processam entre conflitos e tensões e que certas características dos diferentes modelos familiares convivem em uma mesma família, acentuando, assim, seu grau de

  • A. complexidade.
  • B. dependência.
  • C. solidariedade.
  • D. autonomia.
  • E. alteridade.

Embora não se negue que a família, independentemente da sua condição socioeconômica e de sua configuração, pode se constituir em um espaço de conflitos diversificados e de negação das relações protetivas entre seus membros, é inegável também que, ao longo da história moderna, caracterizou-se como um espaço de inserção e apoio para o indivíduo. Conforme a perspectiva apontada por Gueiros (2002), em decorrência das políticas neoliberais adotadas no Brasil, o trabalho, como principal fator de integração e de acesso à cidadania, deixa de fazer parte da vida de muitos indivíduos, fato esse somado à escassez de políticas públicas voltadas para setores vulnerabilizados da sociedade. Nessa linha de pensamento, ganha importância

  • A. o trabalho informal.
  • B. o individualismo.
  • C. a prática moralizadora.
  • D. a solidariedade familiar.
  • E. o preconceito.

Ao longo dos anos, o assistente social, compreendido como o profissional detentor de saberes qualificados para dar suporte às decisões judiciais nas áreas da infância, adolescência e família, veio sendo cada vez mais demandado a auxiliar o juiz no conhecimento e na definição de particularidades da questão social que se referem a esses segmentos. Nas ações que as Varas da Infância e da Juventude desenvolvem, com os objetivos de pesquisar e analisar acontecimentos e situações de vida, os instrumentos e as técnicas de intervenção dos quais o Serviço Social se utiliza são, fundamentalmente, a entrevista,

  • A. a abordagem e a triagem.
  • B. o relacionamento e a reunião.
  • C. o cadastramento e o aconselhamento.
  • D. a visita domiciliar e a observação.
  • E. o encaminhamento e o plantão.

O Serviço Social de casos individuais faz parte de uma metodologia tradicional com profunda influência no Serviço Social no âmbito da Justiça da Infância e da Juventude, mesmo após o Movimento de Reconceituação da profissão. Constituído por três etapas – estudo, diagnóstico e tratamento –, a abordagem individual foi adotada desde o momento de implementação do Serviço Social nos chamados Juizados de Menores. Sob a influência da Doutrina Social da Igreja Católica ou mesmo vinculando-se à visão de mundo do profissional, as técnicas para estudo, diagnóstico e tratamento tinham por base o Serviço Social norte-americano. Nos dias atuais, como suporte fundamental para a aplicação de medidas judiciais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069/1990, o Serviço Social Judiciário utiliza-se

  • A. de técnicas sistêmicas.
  • B. de instrumentos gerais.
  • C. da abordagem grupal.
  • D. do monitoramento das demandas.
  • E. do estudo social.

A respeito da exploração de crianças e de adolescentes, julgue os itens a seguir.

A promoção de estudos, no âmbito das unidades de saúde, quanto à ocorrência de casos de violência sexual no âmbito familiar é necessária para a construção de políticas de enfrentamento e de prevenção à violência intrafamiliar.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da exploração de crianças e de adolescentes, julgue os itens a seguir.

A realização de trabalhos de orientação socioeducativa às famílias a respeito dos temas da sexualidade e do trabalho infantil é de fundamental importância para reduzir os casos de violência contra crianças e adolescentes.

  • C. Certo
  • E. Errado

A família é um fator fundamental na efetividade do tratamento da dependência de substâncias psicoativas. Segundo Leite (2001), a família necessita discutir seus (pré-) conceitos e melhorar a qualidade das relações interpessoais para criar uma real estrutura de suporte ao paciente, que auxilie em sua reabilitação.

São critérios de efetividade que podem servir de parâmetros na avaliação do processo terapêutico, EXCETO:

  • A. Valorização do aumento da capacidade produtiva, nos campos afetivo, ocupacional e intelectual.
  • B. Consideração de aspectos relativos à reestruturação do modelo relacional familiar.
  • C. Aceitação consensual das recaídas enquanto aspectos imprevisíveis e inevitáveis no tratamento.
  • D. Aferição da aderência ao tratamento: frequência e disponibilidade para a mudança.

O modelo de família nuclear burguesa, composta basicamente pelo triângulo pai, mãe e filhos, com independência em relação à parentela, e por uma complexa combinação de autoridade e amor conjugal, ainda é hegemônico na contemporaneidade. Contudo, esse modelo vem perdendo muito de sua legitimidade, e convive com uma série de novos arranjos familiares, e novos padrões internos de estrutura familiar e concepções de família (Teixeira, 2008). O arranjo familiar caracterizado por “famílias formadas por pessoas que, por diversos motivos, acolhem novos membros, geralmente crianças, que podem ser multiculturais ou birraciais”, são denominadas:

  • A. Famílias adotivas temporárias.
  • B. Famílias extensas.
  • C. Famílias adotivas.
  • D. Famílias de casais.
  • E. Famílias de várias pessoas vivendo juntas, sem laços legais, mas com forte compromisso mútuo.

Para Godinho (2004), o trabalho com a família, supõe pensar nas relações de gênero enquanto estruturante das relações sociais, em quatro dimensões. A que se refere à “definição das características diferenciadas dos gêneros, fixando expectativas sociais sobre masculino e feminino” é denominada:

  • A. Simbólica.
  • B. Estrutural e econômica.
  • C. Normativa.
  • D. Subjetiva.
  • E. Integrativa

Marque a alternativa que compreende a atuação do Assistente Social na Justiça da Infância e da Juventude e na Justiça de Família.

  • A. Assessorar os magistrados em questões que envolvam crianças e adolescentes e seus familiares, com informações e subsídios meramente de natureza jurídica, psicológica, técnica e social para orientar suas decisões.
  • B. Adotar como instrumental técnico-operativo a realização de visitas domiciliares e institucionais para a elaboração de estudos sociais.
  • C. Aplicar as medidas socioeducativas ou de proteção mais adequadas nos casos de adolescentes em conflito com a lei ou em situação de vulnerabilidade.
  • D. Proceder o atendimento direto no serviço socioassistencial de crianças e adolescentes acolhidos e seus familiares como medida de proteção aos pais e responsáveis.
  • E. Informar, orientar e encaminhar crianças, adolescentes, pais ou responsáveis para a rede de proteção social e estimular a articulação com o Conselho Tutelar.
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