Questões de Serviço Social do ano 2017

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Sposati (1998), pode-se partir de cinco patamares de padrão de vida para propor “mínimos sociais”, posto que se trata de garantir:

  • A. desenvolvimento humano.
  • B. políticas universais.
  • C. emancipação social.
  • D. ascensão social vertical.
  • E. educação e cultura.

O trabalho multidisciplinar do assistente social na política de Assistência Social deve ser orientado por uma perspectiva:

  • A. subjetiva.
  • B. holística.
  • C. terapêutica.
  • D. informativa.
  • E. totalizante.

Ao se discutir sobre as questões instrumentais no Serviço Social, invariavelmente os debates são vinculados à prática cotidiana sobre a qual se dá a intervenção nas esferas coletivas da vida social. Sendo o cotidiano uma mediação elementar entre o particular e o universal, suas características são

  • A. homogeneidade, admissibilidade, mediaticidade, imprevisibilidade.
  • B. intensidade, particularidade, unicidade, empiricidade.
  • C. heterogeneidade, espontaneidade, imediaticidade, superficialidade extensiva.
  • D. generalidade, superficialidade, imprevisibilidade, pluralidade.

A intervenção em rede nas políticas sociais exige a interação, a cooperação, a interconexão, o engajamento e a articulação público/privado. Favorece a eficiência, a eficácia e a efetividade no alcance de objetivos, a utilização de recursos e a geração de impactos nos resultados projetados. Sobre o tema, analise as afirmações a seguir e marque a INCORRETA.

  • A. A atuação em rede significa a existência de uma gama de instituições públicas e privadas que, pela variedade de recursos disponíveis, garante o atendimento de necessidades sociais e a redução da desigualdade social.
  • B. A atuação em rede é um mecanismo de legitimação de uma nova modalidade de proteção social que emerge e se desenvolve com o avanço das reformas neoliberais, o pluralismo de bem-estar social em substituição ao Estado de Bem-Estar Social.
  • C. A atuação em rede divide a responsabilidade pelo bem-estar social entre três setores: o mercado, para os que podem pagar pelos serviços; as organizações não governamentais, família e comunidade; e o Estado, com intervenção focalizada nos mais pobres.
  • D. É uma modalidade de intervenção social que envolve o mix público/privado e tem por fundamento uma nova visão de Estado, não mais como gestor, administrador e executor dos serviços; ao contrário, parte de uma visão liberal do Estado como normatizador, regulador e coordenador de uma rede de serviços executada e ofertada pela sociedade.
  • E. Trata-se de um ataque ao Estado Social intervencionista com políticas universalistas, redistributivistas e garantidoras de direitos de cidadania; lógica essa que desresponsabiliza o Estado pelo atendimento das refrações da questão social, constituindo um processo de reprivatização desse atendimento.

A atitude investigativa é componente constitutivo do trabalho do/da assistente social, dando visibilidade às suas competências e especificidades, voltada para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social. Assinale a alternativa CORRETA sobre a atitude investigativa no Serviço Social.

  • A. É um instrumento que busca apresentar a verdade dos fatos na análise de usuários e instituições. Tem caráter fiscalizador e está expresso como componente das competências e atribuições profissionais.
  • B. É intrinsecamente antagônica à dimensão interventiva, e o processo que envolve a práxis investigativa está dissociado da dimensão interventiva no trabalho do/da Assistente Social.
  • C. É o fomento básico do exercício profissional do/da assistente social que se refere ao movimento de desvelar o real. A atitude investigativa torna possível a superação da visão pragmática na ação profissional, centrada na imediaticidade dos fatos e que privilegia sequências empíricas e análises na perspectiva de totalidade.
  • D. Requer uma ação constante, tendo como foco subsidiar a intervenção operacional e tecnicista.
  • E. Delimita a possibilidade de o profissional alcançar a essência dos múltiplos fenômenos que se colocam à sua frente nos processos interventivos, mesmo sendo um importante instrumento técnico-operativo no exercício profissional.

Sobre os instrumentais técnico-operativos do trabalho do/da Assistente Social, analise as afirmações a seguir.

I. O estudo de caso é atribuição privativa do/da assistente social, em que o profissional realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer.

II. A perícia social é uma avaliação, exame, ou vistoria solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico.

III. O parecer social é a opinião fundamentada que o assistente social exibe sobre a situação social estudada, a qual deve conter os aspectos mais pertinentes da análise realizada em um processo.

IV. O laudo social é o documento resultante para o processo da perícia social, elemento de “prova” em que o perito, ou equipe de peritos registra os aspectos mais pertinentes do estudo e o parecer emitido.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. II, III, IV.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e II.

Dadas as afirmativas a respeito da funcionalidade da política social no capitalismo monopolista,

I. Equivale, somente, a capacidade de mobilização da classe trabalhadora.

II. Faz parte de um complexo e complicado jogo, do qual protagonistas e demandas são atravessados por contradições do capital x trabalho, além de confrontos e conflitos.

III. É um produto das estratégias antecipadas do Estado em função de uma “tensão bipolar”.

verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
  • E. II e III.

Sobre o trabalho do Assistente Social em tempo de capital fetiche, Marilda Iamamoto (2007), ao analisar o projeto ético político profissional e o trabalho assalariado dos Assistentes Sociais, defende a tese de que:

I. há, por um lado, uma relativa autonomia dos Assistentes Sociais na condução da sua profissão na sociedade;

II. a autonomia profissional é condicionada pelas lutas hegemônicas em que pese à direção social projetada pelos Assistentes Sociais;

III. o estatuto de trabalho alienado pelo capital põe condicionantes limitativos na autonomia do Assistente Social em seu exercício profissional;

IV. verifica-se um campo de possibilidades prático-teórica entre o projeto profissional e a condição de trabalhador assalariado.

Dos itens, verifica-se que estão corretos apenas

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, II e IV.

Sobre o Serviço Social Brasileiro e o exercício profissional mediado pelo Projeto Ético-Político, é correto afirmar:

  • A. desde 1950 o Serviço Social Brasileiro vem passando por grandes transformações no plano teórico-metodológico.
  • B. desde a década de 60 (séc. XX), vem-se institucionalizando um novo projeto de profissão, sintonizado com os diversos interesses sociais da sociedade.
  • C. o projeto profissional defende a superação da democracia burguesa por uma sociedade emancipada, com liberdade e sem exploração do homem pelo homem.
  • D. mais de duas décadas de consolidação do projeto profissional crítico e as respostas às demandas da classe trabalhadora são mediadas pelas indicações desse projeto profissional.
  • E. a partir de 1979 se desenvolve e se consolida um projeto profissional, conquistado por meio de reformas estatais sociais e econômicas, ainda em curso na contemporaneidade.

A atuação do Assistente Social na política de educação na contemporaneidade deve contemplar qual defesa?

  • A. De que a garantia do acesso e da permanência na educação escolar dos diversos segmentos prescinde de uma análise sobre os projetos educacionais em disputa na sociedade.
  • B. Da universalização do acesso à educação pelos programas sociais voltados à educação em interface com outras políticas sociais, dirigidos aos segmentos sociais, particularmente aos que deles necessitam.
  • C. De que a educação é um direito humano-social, materializado por meio da política de educação, de forma a colocar ao alcance de todos os conhecimentos, a cultura e a tecnologia socialmente produzidos.
  • D. De que o termo inclusão social, que atravessa a política de educação, fundamental ao trabalho do Assistente Social, tem contribuído para fomentar uma cultura de igualdade social na escola, por se buscar uma leitura clara e profunda da realidade social.
  • E. De que os discursos construídos no cotidiano escolar e profissional de inclusão, exclusão, parcerias com organizações governamentais e não governamentais, desenvolvimento do altruísmo, educação para todos e responsabilidade social, são, também, princípios do Projeto Ético Profissional do Serviço Social.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...