Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O parecer social deve ser elaborado com a observação e a realização do estudo socioeconômico de uma determinada situação social. Sobre o parecer social, é correto afirmar:
Dadas as afirmativas sobre a inserção do Assistente Social na área da educação no Brasil,
I. A presença do Assistente Social na área da educação remonta a década de 30 (séc. XX), portanto, desde a origem da profissão.
II. Foi construído um grupo de estudos, nos anos de 1980, pelo conjunto CFESS/CRESS, abrindo as discussões sobre Educação e Serviço Social, em função da conjuntura brasileira de redemocratização.
III. A partir da década de 90 (séc. XX), verifica-se o amadurecimento teórico-metodológico da profissão e um aumento do Serviço Social na área da educação.
IV. Desde 1995, houve um crescente número de trabalhos inscritos nos congressos brasileiros de Assistentes Sociais, apresentados em grupos temáticos, em Salvador.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
Dadas as afirmativas, sobre o Estado de Bem-estar Social em uma visão conservadora,
I. É altamente eficiente porque impulsiona a competitividade.
II. Constitui-se em uma intromissão no bem-estar e nas liberdades individuais.
III. É produtivo porque diminui a burocracia pública, retirando recurso e capital do setor produtivo.
verifica-se que está(ão) correta(s)
A perícia é um instrumento que faz parte da metodologia de trabalho do Assistente Social para trazer à tona o conhecimento do sujeito por meio da dinâmica dos processos sociais. Uma perícia solicitada a um Assistente Social é denominada
Ao tratar do Estado e da questão social no capitalismo dos monopólios, José Paulo Netto (2001) afirma:
I. é somente no estágio monopolista do capitalismo que a questão social é alvo de uma intervenção contínua e sistemática do Estado mediante políticas sociais;
II. a questão social se põe como objeto de intervenção do Estado, no capitalismo concorrencial, de maneira planejada, para assistir aos trabalhadores em situação de risco social e pessoal;
III. no capitalismo monopolista, é somente o exército industrial de reserva que deve ser objeto de políticas sociais públicas;
IV. tudo que se articula às questões internas e externas para produção capitalista monopolista, está relacionado às funções econômicas e políticas do Estado burguês, incluindo as políticas sociais.
Dos itens, verifica-se que estão corretos
A organização e a condução do trabalho do Assistente Social na política de educação, em conformidade com o Projeto Ético Político Profissional, devem pautar-se:
I. na compreensão do significado da política educacional nos processos de reprodução social da força de trabalho;
II. no significado de educação numa perspectiva emancipadora;
III. na identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade e suas expressões nas legislações no âmbito da política de educação;
IV. no reconhecimento das particularidades da política educacional no âmbito em que atua para a construção e no reconhecimento dos limites de um projeto de intervenção eficiente.
Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)
Dadas as afirmativas, sobre as condições histórico-sociais da emergência do Serviço Social,
I. A gênese do Serviço Social está imbricada com a sociedade burguesa e o fenômeno da exploração, peculiaridades que decorrem da transição à organização monopólica do capital.
II. A particularidade da gênese do Serviço Social se esgota, somente, no surgimento da questão social em sua dimensão abstrata.
III. Na bibliografia que aborda o surgimento do Serviço Social, há vasta determinação que vincula essa profissão com as peculiaridades da questão social, na sociedade burguesa, em sua fase monopólica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas sobre o controle democrático das políticas sociais públicas no Brasil,
I. Foi proposto nos anos de 1980 em um contexto de mobilização da sociedade civil, que culminou na Constituição de 1988.
II. A sua implementação aconteceu nos anos de 1990, em pleno período de regressão dos direitos sociais.
III. Com a Constituição de 1988, houve um novo pacto federativo, que reconheceu o município como ente autônomo da federação.
IV. Desde os anos de 1980, os assistentes sociais incorporaram às suas pesquisas e intervenções o controle democrático das políticas sociais públicas, mediante a implementação dos conselhos e a articulação com os movimentos sociais em efervescência nesse período.
verifica-se que estão corretas apenas
Quando a política social é entendida como técnica social aplicada para adequar a realidade ao movimento da história, em função de promover a normalidade social, mediante o estabelecimento do consenso pelo Estado que representa a sociedade, pode-se afirmar que essa concepção de política social é sustentada pelo método
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2017
Na América Latina, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social representou um marco histórico da profissão. Foi um movimento de grande importância ao destacar questões fundamentais ao exercício profissional, principalmente nos países de capitalismo dependente e desigual, tal como configurado nas sociedades latino-americanas. No Brasil, o foco do debate, até meados dos anos 70, adquiriu contornos diferenciados dos conteúdos priorizados na maioria dos países desse continente. Nessa perspectiva, é correto afirmar que, no Brasil, o choque do movimento de ruptura com o Serviço Social tradicional reverteu-se, naquele contexto histórico, em uma modernização da profissão que atualizou
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...