Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a alternativa INCORRETA: Para Pereira (2012), o perfil do profissional formado na modalidade de Educação à Distância (EAD) será marcado, EXCETO:
De acordo com Lima (2012), o desenvolvimento da educação superior brasileira ocorre sob as bases do padrão dependente de educação expresso na transplantação de conhecimentos e tecnologias dos países centrais. Estas análises indicam que:
I . Inicialmente, a expansão da educação superior caracterizou-se pela marca de um intocável privilégio social, que começava e terminava nas fronteiras das camadas dominantes.
II . No regime burguês-militar, essa expansão se deu pela ampliação de acesso para formação de um letrado com aptidões gerais, e pelo incentivo a um perfil empreendedor de trabalhador docente.
III . No governo Cardoso, a expansão caracterizou-se pelo aumento do número de IES privadas e pela privatização interna das IES públicas, a partir dos cursos pagos e das parcerias universidades-empresas.
IV . A expansão da educação superior no governo Lula pode ser identificada através de dois grandes eixos temáticos: a mercantilização da educação e a hierarquização em larga escala entre unidades e/ou universidades federais.
Considerando as afirmativas acima, marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa INCORRETA: Segundo Iamamoto (2007), a subordinação da educação à acumulação do capital gera, EXCETO:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Ribeiro (2010), o processo de formação dos assistentes sociais, por orientação das Diretrizes Curriculares da ABEPSS/1996, tem seu eixo de formação voltado para:
Marque a alternativa CORRETA. De acordo com Vinagre (2010), o projeto profissional que rompe os pressupostos conservadores e com a ética da neutralidade, inspirada em postulados filosóficos neotomistas, tem como marco:
Marque a alternativa CORRETA. Barroco (2008) sinaliza que as mesmas relações que ampliam as capacidades e possibilidades humanas produzem mecanismos de sua negação, impedindo sua realização concreta, o que se expressa, entre outros aspectos, na contradição entre o maior desenvolvimento do ser social e o maior grau de alienação em relação às sociedades precedentes à capitalista, dando lugar até mesmo para outras formas de alienação, como:
Marque a alternativa CORRETA. Netto (1991) observa que, para desvendar o sincretismo ideológico do Serviço Social, é necessário apontar as diferenças entre o caldo cultural europeu e norte-americano. No entanto, as grandes determinações que os vinculam numa mesma e ampla perspectiva teórico-cultural se refere:
Marque V para as afirmativas Verdadeiras, e F para as Falsas. Netto (1991) destaca que o sincretismo parece ser o fio condutor da afirmação e do desenvolvimento do Serviço Social como profissão, seu núcleo organizativo e sua norma de atuação. Nesse sentido, o autor indica que são fundamentos da estrutura sincrética do Serviço Social:
( ) O universo problemático original que se apresentou como eixo de demandas histórico-sociais.
( ) O horizonte do seu exercício profissional.
( ) A sua modalidade específica de intervenção.
( ) A disputa entre o projeto emancipatório e o projeto conservador.
( ) A relação público/privada na resposta aos problemas sociais.
Marque a alternativa CORRETA:
Marque a alternativa CORRETA: Senna e Monnerat (2008) observam que, no momento pós-constituição de 1988, embora o discurso da formação do sistema de seguridade social fosse o mais adequado ao debate político daquele momento, todos os setores tiveram receio de colocar em risco as conquistas até então obtidas. Sendo assim, diante das ameaças à área social, o setor saúde apostou:
Marque a alternativa INCORRETA: Alencar (2008) afirma que o Brasil se mantém estruturalmente no rol dos países que apresentam condições bastante desfavoráveis ao desenvolvimento do empreendedorismo. Dentre as condições estruturais apontadas pelos especialistas como adversas estão, EXCETO:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...