Questões de Serviço Social do ano 2020

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Lei de Regulamentação nº 8.662/1993, no Art. 4º, define, como competência e atribuição do Assistente Social, realizar estudos socioeconômicos com usuários para fins de benefícios e serviços sociais com os órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades. Nesse sentido, Mioto (2009) esclarece que a realização de estudo socioeconômico, no âmbito do Serviço Social, remete a pensá-lo, inicialmente, como parte intrínseca das ações profissionais dos assistentes sociais e numa perspectiva crítica. Isso posto, os estudos socioeconômicos, definidos na perspectiva crítica, são compreendidos como:

    A) Plano de solução dos problemas sociais, responsabilizando os próprios indivíduos por construir as respostas de enfrentamento.

    B) Processo de conhecimento, análise e interpretação de uma determinada situação social, oportunizando o acesso a benefícios e a serviços sociais, bem como a análise de dados sobre as condições econômicas, políticas, sociais e culturais da população atendida em programas ou serviços.

    C) Auxílios materiais e acesso a serviços no âmbito das instituições, considerando os julgamentos morais do assistente social sobre a personalidade e os modos de vida dos indivíduos.

    D) Uma possibilidade de averiguação dos modos de vida dos indivíduos, em que, para acesso a benefícios e serviços socais no interior das instituições, os usuários devem responder aos processos burocratizados dos procedimentos e de regulamentação.

    E) Conjunto de procedimentos, atos e atividades realizadas de forma responsável e consciente. Contêm tanto uma dimensão operativa, quanto uma dimensão ética e expressa, quando se realiza a apropriação pelos assistentes sociais dos fundamentos religiosos, teórico-metodológicos e ético-políticos da profissão em determinado momento histórico.

Entende-se como processos político-organizativos:

    A) O gerenciamento de serviços, de avaliação de projetos, de construção de indicadores sociais e organização de bancos de dados.

    B) As ações de mobilização, articulação, prestação de assessoria e orientação sobre legislações e direitos sociais.

    C) As ações socioeducativas, que visam à ampliação do universo informacional da população e que implicam mudanças nos modos de pensar e de agir no mundo.

    D) As ações emergenciais (plantão social), que têm caráter compensatório, como, por exemplo, o repasse de passagens, óculos ou fraldas.

    E) Os estudos sociais e socioeconômicos para grupos diversos e para a formação de conselhos gestores.

A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. O responsável por destinar recursos financeiros para custeio do pagamento dos benefícios eventuais são:

    A) Os Estados, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

    B) Os Estados, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    C) Os municípios, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    D) O governo federal, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Estaduais de Assistência Social.

    E) Os municípios, a partir de critérios estabelecidos pelos Conselhos Municipais de Assistência Social.

No Código de Ética Profissional do Assistente Social, define-se como direito da(o) assistente social nas Relações com Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil:

    A) Substituir profissional que tenha sido exonerado/a por defender os princípios da ética profissional, enquanto perdurar o motivo da exoneração, demissão ou transferência.

    B) Denunciar ao Conselho Regional as instituições públicas ou privadas, nas quais as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar os/as usuários/as ou profissionais.

    C) Contribuir para a viabilização da participação efetiva da população usuária nas decisões institucionais.

    D) Respeitar a autonomia dos movimentos populares e das organizações.

    E) Participar em sociedades científicas e em entidades representativas e de organização da categoria que tenham por finalidade, respectivamente, a produção de conhecimento, a defesa e a fiscalização do exercício profissional.

No debate sobre a organização dos movimentos sociais, segundo Sheren-Warren (2006), um tema que toma centralidade na atualidade são as redes de movimentos socais. Para organização de uma rede de movimentos sociais, é necessária a identificação de sujeitos coletivos em torno de valores, objetivos ou projetos em comum, os quais definem os atores ou situações sistêmicas antagônicas que devem ser combatidas e transformadas. Ao encontro disso, de acordo com a autora, os movimentos sociais se constituem em torno de uma identidade, da definição de ___________, defesa de um projeto e num processo de interações e articulações.

    A) parceiros

    B) articuladores

    C) adversários

    D) mobilizadores

    E) simpatizantes

A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades sociais produzidas na sociedade capitalista e, para Iamamoto (2001), “expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais”. Isso posto, tais desigualdades se constituem como expressões da questão social na medida em que:

    A) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do processo de desenvolvimento da ciência e tecnologia e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    B) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto da sociedade e, em torno delas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    C) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto do projeto societário socialista e, em torno deste, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    D) Foram e são percebidas e reconhecidas como produto de conflitos partidários e, em torno de tais organizações políticas, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

    E) Foram e são percebidas e reconhecidas como fruto da organização dos movimentos sociais burgueses e, em torno desta organização política, são produzidos conflitos, emergem tensões, manifestam-se resistências e reivindicações.

A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) prevê a caracterização dos municípios considerando a população total. Nesse sentido, os municípios de pequeno porte, a exemplo de Massaranduba,
I- (...) necessitam de uma rede simplificada e reduzida de serviços de proteção social básica pois II- os níveis de coesão social, as demandas potenciais e redes socioassistenciais não justificam serviços de natureza complexa.
Assinale a alternativa correta:

    A) I é uma afirmativa verdadeira, e II, falsa.

    B) I é uma afirmativa falsa, e II, verdadeira.

    C) I e II são afirmativas verdadeiras, e II justifica I.

    D) I e II são afirmativas falsas.

    E) I e II são afirmativas verdadeiras, mas II não justifica I.

Na Política Nacional de Assistência Social, a gestão proposta pauta-se no pacto federativo, no qual devem ser detalhadas as atribuições e competências dos três níveis de governo na provisão das ações socioassistenciais, em conformidade com o preconizado na LOAS e NOB, a partir das indicações e deliberações das/dos _____________________, as/os quais se constituem em espaços de discussão, negociação e pactuação dos instrumentos de gestão e formas de operacionalização da Política de Assistência Social. Isso posto, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:
I- Conferências II- Conselhos III- Comissões de Gestão Compartilhada
É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) II e III, apenas.

No Centro de Referência de Assistência Social, deverão ser realizadas atividades em grupo e organizadas por ciclos de vida. Nesse sentido, podem participar crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Nesses espaços, são desenvolvidas atividades artísticas, culturais, de lazer, esportivas, entre outras, com o objetivo de propiciar a socialização, integração e o fortalecimento dos relacionamentos familiares e comunitários. Ao encontro dessa temática, esse serviço de proteção social básica é denominado como:

    A) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

    B) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

    C) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias Indivíduos (PAEFI).

    D) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias.

    E) Serviço de Acolhimento em República.

No atual estágio da democracia brasileira, os movimentos sociais vivenciam dilemas e desafios à organização política e à viabilização das lutas sociais. Como desafios postos aos movimentos urbanos, tem-se a(o):

    A) Humanização.

    B) Colonialismo.

    C) Criminalização.

    D) Laicização.

    E) Diversidade cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...