Questões de Serviço Social do ano 2021

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Relacione as técnicas de entrevistas e assinale a sequência CORRETA:


1.Acolhimento.

2.Questionamento.

3.Clarificação.

4.Reflexão.

5.Exploração e aprofundamento.

6.Silêncio sensível.

7.Apropriação do conhecimento.

8.Síntese integrativa.


( )Esta técnica promove uma nova perspectiva sobre uma situação e serve para desfazer afirmações e crenças negativas, promovendo uma forma diferente de pensar, encarar os fenômenos e levar a mudanças significativas por meio de novos conhecimentos.

( )É uma técnica pela qual o assistente social procura investigar áreas da vida do usuário que requerem exame mais profundo. Para atingir estas áreas, o assistente social tem de ter uma margem de segurança quanto à importância de explorar assuntos delicados, jamais por necessidades ou curiosidades ligadas ao assistente social.

(__)A linguagem verbal é um meio de transmitir informação, mas poderá ser também uma maneira poderosa de evitar a verdadeira comunicação. O silêncio é uma expressão não-verbal que muitas vezes comunica bem mais que as palavras.

(__)É a parte preliminar de uma composição que introduz o tema e que é componente integral da composição, porém não é toda a composição. Não se limita ao ato de receber, ouvir, mas a uma sequência de atos que buscam a intervenção resolutiva.

(__)Seu propósito é auxiliar a pessoa a compreender o que é dito na entrevista. Esta técnica raramente provoca uma reação defensiva no entrevistado, porque a maioria deles quer que o assistente social compreenda os seus problemas e a sua perspectiva.

(__)Em geral, esta técnica é mais empregada nas entrevistas iniciais, quando predomina a coleta de dados e se estabelece o contrato de trabalho.

(__)Esta técnica requer que o entrevistador tenha habilidade de abrir caminhos, para que o indivíduo possa, através da fala, examinar, revelar e reproduzir material de cunho cognitivo ou emocional com intenso significado.

(__)Esta técnica não tem o caráter de finalização e sim de sínteses provisórias que vão processualmente se transformando. Retoma os objetivos da entrevista, elaborando as hipóteses ali implicadas e quais as estratégias necessárias para encontrar as respostas esperadas.

    A) 7, 2, 1, 4, 6, 3, 8, 5.

    B) 3, 5, 1, 4, 2, 6, 7, 8.

    C) 7, 5, 6, 1, 4, 2, 3, 8.

    D) 5, 7, 6, 1, 3, 8, 2, 4.

Dentre as atribuições do Conselho Tutelar (ECA, LEI Nº 8.069, DE 13 de JULHO de 1990, Art. 136), apenas está INCORRETA a alternativa:

    A) Emitir certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário.

    B) Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

    C) Expedir notificações.

    D) Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.

Com base no Art. 6º, da Lei Nº 13.146, de 06 de Julho de 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - Estatuto da Pessoa com Deficiência), a deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para:
I.Casar-se e constituir união estável. II.Exercer direitos sexuais e reprodutivos. III.Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar. IV.Conservar sua fertilidade, sendo permitida a esterilização compulsória. V.Exercer o direito à família e à convivência familiar e comunitária. VI.Exercer o direito apenas à guarda, à tutela, à curatela e à adoção, como adotando, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
Após análise, assinale a alternativa CORRETA:

    A) III, IV, V, VI apenas.

    B) I, III, IV, V apenas.

    C) I, II, III, V apenas.

    D) II, III, IV, VI apenas.

Em relação à "questão social" e suas múltiplas expressões é CORRETO afirmar que:

    A) A pobreza é expressão indireta das relações vigentes na sociedade, relações extremamente desiguais, em que convivem acumulação e miséria. Sendo assim, quanto mais os Assistentes Sociais forem capazes de explicar e compreender as lógicas que produzem a pobreza e a desigualdade, constitutivas do capitalismo, mais condições terão para intervir, para elaborar respostas profissionais qualificadas do ponto de vista teórico, político, ético e técnico.

    B) A questão social não pode ser considerada elemento central na relação entre profissão e realidade.

    C) As propostas neoliberais, em relação ao papel do Estado quanto à questão social, são propostas generalistas que não esvaziam e caracterizam os mecanismos institucionalizados de proteção social.

    D) A pobreza e exclusão social são alguns dos resultantes da questão social, são indicadores de uma forma de inserção na vida social, de uma condição de classe e de outras condições reiteradoras da desigualdade (como gênero, etnia, procedência etc), expressando as relações vigentes na sociedade. São produtos dessas relações, que produzem e reproduzem a desigualdade no plano social, político, econômico e cultural, definindo para os pobres um lugar na sociedade.

O Código de Ética (Lei 8.662/93 de Regulamentação da Profissão) baliza as ações da categoria profissional e das entidades representativas do Serviço Social. Acerca do sigilo profissional é CORRETO afirmar que:

    A) Em trabalho multidisciplinar não há impedimento para a prestação de informações, pois o objetivo principal é a resolução dos casos/conflitos e garantia dos direitos usuários.

    B) A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações, cuja gravidade envolva apenas fato delituoso e que coloque em risco o interesse do Assistente Social.

    C) O sigilo protegerá o(a) usuário(a) em tudo aquilo de que o(a) Assistente Social tome conhecimento, como decorrência do exercício da atividade profissional.

    D) A quebra do sigilo profissional só poderá acontecer mediante autorização das três instituições: CFESS, o CRESS onde o profissional possui registro e Poder Judiciário.

Com base na Norma Operacional Básica (NOB/SUAS), compete ao Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS:

    A) Inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de âmbito municipal.

    B) Deliberar sobre as pactuações da CIT.

    C) Coordenar, regular e co-financiar a implementação de serviços e programas de proteção social básica e especial a fim de prevenir e reverter situações de vulnerabilidade social e riscos.

    D) Aprovar o Relatório do pacto de Gestão.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, a proteção social deve garantir as seguintes seguranças, EXCETO:

    A) De convívio ou vivência familiar.

    B) De sigilo.

    C) De acolhida.

    D) De sobrevivência (de rendimento e de autonomia).

    E)




A Lei Maria da Penha (Lei Nº 11.340/07/2006) em seu art. 3º, assegura às mulheres:

    A) As condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, à moradia, ao acesso à justiça, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

    B) Com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    C) Recusar o procedimento do exame de corpo de delito e requisitar outros exames periciais necessários em decorrência de possíveis traumas.

    D) Exercer o direito de decidir sobre o número de filhos e de ter acesso a informações adequadas sobre reprodução e planejamento familiar.

Durante o percurso histórico da profissão, a família foi o objeto central de intervenção do Assistente Social. Acerca dos novos arranjos familiares e abordagem familiar, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(__)A família passou a ser objeto de intervenção do Serviço Social no período pós 88, logo após a promulgação da Constituição de 1988. Em decorrência desse contexto evidencia-se uma dificuldade em reconhecer a aplicabilidade das novas estratégias políticas direcionadas às famílias. Paralelo a isso os Assistentes Sociais enfrentam um desafio no que se refere à intervenção profissional junto às famílias: lidar com a gestão humana (afetividade, responsabilidade e comportamental) e que objetiva a promoção da elaboração e execução de serviços direcionados aos usuários e famílias de cada território e não aos objetivos das instituições. (__)Quanto à intervenção profissional junto às famílias, alguns desafios na contemporaneidade são visíveis: enfrentar o dilema sempre implícito nas relações entre Estado e Família que é caminhar entre o direito de proteção aos membros da família e o direito a privacidade que a família tem na gestão de sua própria vida e lidar com a gestão dos recursos e dos programas de forma que venha atender de fato às necessidades familiares e não aos objetivos das instituições. (__)Quanto às famílias extensas ou monoparentais, são as advindas de divórcio ou separação, ou ainda família em que um dos pais é viúvo ou solteiro. Considerando também este modelo de família as mulheres que decidem ser mães solteiras, viúvas, divorciadas ou ainda aquelas que decidem adotar uma criança. (__)Compreende-se por família nuclear (a composição se refere a um homem, mulher e seus filhos) aquela constituída ao longo da história da sociedade brasileira, marcada pelo modelo patriarcal, em que o principal representante era o homem. (__)O Assistente Social deve repensar seu saber em relação à constituição familiar e o trabalho destinado a ela. Mas para, além disso, compreender que o objetivo principal de intervenção do Serviço Social deve ser o de identificar as dificuldades familiares, buscar sempre a possibilidade de uma mudança social, trabalhando de forma que as famílias encontrem os recursos necessários para o seu desenvolvimento social na busca por uma qualidade de vida.
Após análise, marque a alternativa CORRETA:

    A) F, F, V, F, V.

    B) F, V, F, V, V.

    C) V, V, F, V, F.

    D) V, F, F, V, V.

Ministério da Saúde reafirma positivamente os valores que fundamentam as ações do PSF, entendendo-o como uma proposta substitutiva com dimensões técnica, política e administrativa. Sobre essa estratégia, marque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens abaixo:
(__)O PSF não é uma estratégia desenvolvida para atenção exclusiva ao grupo mulher e criança, haja vista que se propõe a trabalhar com o princípio da vigilância à saúde, apresentando uma característica de atuação inter e multidisciplinar e responsabilidade integral sobre a população que reside na área de abrangência de suas unidades de saúde. (__)O PSF, por suas especificidades, foge à concepção usual dos demais programas concebidos no Ministério da Saúde, já que é uma intervenção vertical e paralela às atividades dos serviços de saúde. (__)Caracteriza-se como uma estratégia que possibilita a integração e promove a organização das atividades em um território definido, com o propósito de propiciar o enfrentamento e resolução dos problemas identificados. (__)É recomendável que a equipe de uma unidade de Saúde da Família seja composta, no mínimo, por um médico de família ou generalista, enfermeiro, assistente social, psicólogo/a, auxiliar de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). (__)Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas compõe uma das atribuições da equipe de Saúde, conforme Ministério da Saúde.
Após análise, marque a alternativa CORRETA.

    A) V, F, V, F, F.

    B) V, F, F, V, F.

    C) F, F, V, V, V.

    D) F, V, F, V, V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...