Questões de Serviço Social do ano 2021

Lista completa de Questões de Serviço Social do ano 2021 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Assinale a alternativa que conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistencias NÃO corresponde a um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

    A) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);

    B) Serviço Especializado em Abordagem Social;

    C) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

    D) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;

    E) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Segundo a Lei nº 12.435, assinale a alternativa INCORRETA a respeito das proteções da Política de Assistência Social:

    A) Proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social.

    B) Proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos

    C) A proteção social básica será ofertada precipuamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social de que trata esta Lei.

    D) A proteção social especial será ofertada precipuamente no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e pelas entidades sem fins lucrativos de assistência social de que trata esta Lei.

    E) Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), que integra a proteção especial com o objetivo de prevenir o rompimento dos vínculos familiares e a violência no âmbito de suas relações, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária

Conforme a lei que regulamenta a profissão do profissional de Serviço Social, assinale a alternativa que NÃO é considerado uma atribuição privativa do Assistente Social:

    A) Elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares.

    B) Treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social.

    C) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social.

    D) Realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

    E) Coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;

Assinale a alternativa que conforme a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistencias NÃO corresponde a um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

    A) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);

    B) Serviço Especializado em Abordagem Social;

    C) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);

    D) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;

    E) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. A Atenção Básica tem como princípios, exceto:

    A) Universalidade.

    B) Acessibilidade.

    C) Vínculo.

    D) Centralidade.

    E) Continuidade do cuidado.

Assinale a opção correta sobre o Sistema Único de Saúde:

    A) A direção do SUS é única.

    B) A saúde é uma prerrogativa e um dever do ser humano.

    C) O dever do Estado de garantir a saúde exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.

    D) O dever do Estado de garantir a saúde consiste na formulação e execução de políticas internacionais e nacionais.

    E) Não se enquadra como competência da direção municipal do SUS, executar serviços de saneamento básico e habitação.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Este serviço, além de buscar fortalecer os vínculos familiares e comunitários, procura desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo. Dentre o público que deverá ser atendido neste serviço, qual situação não configura atendimento prioritário:

    A) Evasão escolar.

    B) Defasagem escolar superior a 2 (dois) anos.

    C) Situação de isolamento.

    D) Situação de acolhimento.

    E) Vulnerabilidade social e econômica.

Conforme definido na Lei Orgânica da Assistência Social, a gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o seguinte objetivo:

    A) Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais.

    B) Consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social contributiva.

    C) Estabelecer a gestão departamentalizada de serviços e benefícios.

    D) d) garantir a defesa dos direitos e o acesso parcial às provisões socioassistenciais.

    E) Criar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos.

Assinale a alternativa correta, considerando o que estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente:

    A) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. A garantia de prioridade compreende: destinação privilegiada de recursos privadas nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    B) Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, proteção, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.

    C) É facultativa a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias.

    D) Fica instituída a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a ser realizada anualmente na semana que incluir o dia 1º de fevereiro, com o objetivo de disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

    E) O direito ao respeito consiste na violabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

Em todos os casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, feito o registro da ocorrência, deverá a autoridade policial adotar, de imediato, os seguintes procedimentos, sem prejuízo daqueles previstos no Código de Processo Penal:

    A) Ouvir o agressor e as testemunhas.

    B) Ouvir a ofendida, lavrar o boletim de ocorrência e oferecer denúncia ao ministério pública.

    C) Remeter, no prazo de até 03 (três) dias, expediente apartado ao juiz com o pedido da ofendida, para a concessão de medidas protetivas de urgência.

    D) Remeter, no prazo legal, os autos do inquérito policial ao juiz e à Defensoria Pública.

    E) Ordenar a identificação do agressor e fazer juntar aos autos sua folha de antecedentes criminais, indicando a inexistência de mandado de prisão ou registro de outras ocorrências policiais contra ele.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...