Questões sobre Assistência Social no Serviço Social

Lista completa de Questões sobre Assistência Social no Serviço Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade. A Atenção Básica tem como princípios, exceto:

    A) Universalidade.

    B) Acessibilidade.

    C) Vínculo.

    D) Centralidade.

    E) Continuidade do cuidado.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), de acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, é um dos serviços oferecidos no nível da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social e está vinculado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Este serviço, além de buscar fortalecer os vínculos familiares e comunitários, procura desenvolver capacidades nos usuários, gerando autonomia e protagonismo através da troca de experiências e integração entre os participantes do grupo. Dentre o público que deverá ser atendido neste serviço, qual situação não configura atendimento prioritário:

    A) Evasão escolar.

    B) Defasagem escolar superior a 2 (dois) anos.

    C) Situação de isolamento.

    D) Situação de acolhimento.

    E) Vulnerabilidade social e econômica.

Conforme definido na Lei Orgânica da Assistência Social, a gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o seguinte objetivo:

    A) Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais.

    B) Consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social contributiva.

    C) Estabelecer a gestão departamentalizada de serviços e benefícios.

    D) d) garantir a defesa dos direitos e o acesso parcial às provisões socioassistenciais.

    E) Criar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos.

Com base na Norma Operacional Básica (NOB/SUAS), compete ao Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS:

    A) Inscrever e fiscalizar as entidades e organizações de âmbito municipal.

    B) Deliberar sobre as pactuações da CIT.

    C) Coordenar, regular e co-financiar a implementação de serviços e programas de proteção social básica e especial a fim de prevenir e reverter situações de vulnerabilidade social e riscos.

    D) Aprovar o Relatório do pacto de Gestão.

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social, a proteção social deve garantir as seguintes seguranças, EXCETO:

    A) De convívio ou vivência familiar.

    B) De sigilo.

    C) De acolhida.

    D) De sobrevivência (de rendimento e de autonomia).

    E)




De acordo com a Tipificação dos Serviços Socioassistenciais que descreve os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), assegurar acolhimento imediato em condições dignas e de segurança, manter alojamentos provisórios, quando necessário, identificar perdas e danos ocorridos e cadastrar a população atingida, articular a rede de políticas públicas e redes sociais de apoio para prover as necessidades detectadas e promover a inserção na rede socioassistencial e o acesso a benefícios eventuais, são objetivos do Serviço:

    A) Serviço de Acolhimento em República.

    B) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

    C) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

    D) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

O Brasil possui vários programas sociais voltados para atender famílias em estado de vulnerabilidade. Grande parte dos benefícios sociais do governo estão relacionados ao Cadastro Único. Ele é uma base de dados do governo federal que reúne informações sobre as famílias de baixa renda. Para fazer seu cadastro é preciso ter renda total de até três salários mínimos ou renda por pessoa de até meio salário mínimo. O benefício/programa que não se baseia nesse registro é:

    A) Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais.

    B) Aposentadoria da pessoa com deficiência.

    C) Aposentadoria para pessoas de baixa renda.

    D) Bolsa Verde.

A _____________________________________ traz sua marca no reconhecimento de que para além das demandas setoriais e segmentadas, o chão onde se encontram e se movimentam setores e segmentos faz diferença no manejo da própria política, significando considerar as desigualdades socioterritoriais na sua configuração.
A informação acima faz referência à:

    A) Dinâmica populacional.

    B) Análise demográfica.

    C) Proteção Social Básica.

    D) Política Nacional de Assistência Social.

Sobre os serviços socioassistenciais é CORRETO afirmar que:

    A) O CRAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminações sociais.

    B) Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no CRAS também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.

    C) O CREAS consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva da família, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

    D) O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam.

A Lei Orgânica da Assistência Social prevê o Financiamento da Assistência Social. Em consonância com o item 30 da LOAS, sabe-se que existem condições para os repasses de recursos da União ao demais entes, sendo elas a efetiva instituição e funcionamento de, EXCETO:

    A) Conselho de Assistência Social, de composição paritária entre governo e sociedade civil.

    B) Fundo de Assistência Social, com orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social.

    C) Políticas Públicas Distributivas, Políticas Redistributivas, Políticas Regulatórias e Políticas Constitutivas.

    D) Plano de Assistência Social e comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à Assistência Social, alocados em seus respectivos Fundos de Assistência Social.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Contato

contato@provaseconcursos.com.br

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...