Questões sobre Assistente Social

Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Nas discussões sobre a natureza e gênese da profissão de assistente social convivem diversas posições de diferentes autores, assistentes sociais. Situando a profissão numa perspectiva histórico-crítica, encontram-se vários expoentes na produção de conhecimento sobre o Serviço Social. Considere as proposições abaixo:

I. Entende-se o assistente social como um profissional que desempenha um papel claramente político, explicado pela posição que ocupa na divisão sociotécnica do trabalho.

II. O significado social da profissão na sociedade capitalista situa-a como um dos elementos que participa da reprodução das relações de classes e do relacionamento contraditório entre elas.

III. A profissionalização do Serviço se relaciona à evolução da ajuda, à racionalização da filantropia e à organização da caridade, vinculando-se à dinâmica da ordem monopólica.

Está correto o que se afirma em:

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. II, apenas.

Tendo como premissa a posição teórico-metodológica que afirma que o fundamento das profissões é a realidade social em seu movimento histórico e contraditório, o Serviço Social, como profissão na sociedade brasileira, é

  • A. resultante de relações históricas, sociais, políticas e econômicas que o condicionam, lhe atribuem características particulares, moldam sua necessidade social e definem seus usuários.
  • B. consolidado exclusivamente a partir da luta da classe trabalhadora por melhores condições de vida, trabalho e de políticas públicas sociais que atendessem suas reivindicações.
  • C. construído numa perspectiva endogenista, sendo que sua origem sustenta-se na evolução, organização e profissionalização das suas protoformas.
  • D. compreendido como um mero reflexo de concepções elaboradas no exterior: o serviço social europeu e o norte-americano, dando, atualmente, um salto qualitativo na sua prática.
  • E. entendido a partir de sua identidade atribuída pela classe trabalhadora, estando articulado ao projeto hegemônico vigente.

Considerando as reflexões, concepções e propostas de intervenção em rede e com família, julgue os itens subsequentes. O trabalho em rede requer de facilitadores ou mediadores a habilidade na formalização e no controle da relação entre os participantes, que devem reunir-se independentemente da definição de seu objetivo de atuação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens seguintes. No complexo conjunto de relações entre instrumentos e técnicas utilizados nas ações dos assistentes sociais, os instrumentos se caracterizam pelas maneiras segundo as quais as ações são conduzidas, ao passo que as técnicas são potencializadoras das intencionalidades teórico-políticas do profissional para a efetivação da ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens seguintes. A observação é entendida como um instrumento importante no levantamento de dados qualitativos, pois possibilita a participação conjunta dos usuários e do assistente social.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens seguintes. A perícia social na área do serviço social é um processo que envolve o estudo social, o laudo social e o parecer social — atividades que se restringem ao campo sociojurídico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os itens seguintes. Em análise de situações sociais, a visita domiciliar constitui o principal instrumento técnico-operativo para que se vá ao encontro da realidade in loco do sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

Iamamoto (2007), fundamentada em outros autores como Netto (1992), destaca que os assistentes sociais foram legitimados, historicamente, por atuarem na “linha de frente das relações entre população e instituição”, e na execução de políticas sociais. No entanto, os processos históricos e as transformações de ordem econômica, social e política, a esse exemplo, abriram outras possibilidades para que esses profissionais desenvolvessem o seu trabalho, em distintos espaços sócio-ocupacionais. Entre esses espaços e possibilidades de atuação do assistente social, atualmente reconhecidas pela categoria profissional, só NÃO pode ser considerado(a):

  • A. Implantação e orientação de Conselhos de Políticas Públicas, bem como capacitação de conselheiros.
  • B. Elaboração, acompanhamento e avaliação de projetos, programas e políticas sociais.
  • C. Realização de diagnósticos socioeconômicos, bem como realização de leituras e análises de orçamentos públicos.
  • D. Seleção de profissionais, acompanhada de orientação psicopedagógica.

As particularidades do Serviço Social são apresentadas por diversos autores, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas. Iamamoto (2007), em seu livro Serviço Social em tempo de capital fetiche, apresenta algumas das principais teses que versam sobre os fundamentos históricos, teóricometodológicos do Serviço Social, evidenciando os principais impasses analíticos acerca do trabalho do assistente social. Com base no exposto e nos argumentos apresentados pela autora, indique a alternativa que explicita, erroneamente, uma dessas referidas teses:

  • A. Tese da função pedagógica do Assistente Social (Marina Abreu, 2002).
  • B. Tese da proteção social (Suely Gomes Costa, 1995a; 1995b).
  • C. Tese da instrumentalidade do Serviço Social (Yolanda Guerra, 1995).
  • D. Tese do sincretismo e da prática indiferenciada (José Paulo Netto, 1991b; 1992, 1996).

Classifique, como verdadeiro (V) ou falso (F), os conteúdos apresentados abaixo, que versam sobre o Serviço Social.

I - O trabalho do assistente social se insere numa relação de compra e venda de mercadorias, em que sua força de trabalho é mercantilizada. O profissional de Serviço Social, nesse sentido, é também considerado um intelectual. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).

II - A questão social, como elemento genérico e particular, é consensualmente reconhecida como objeto e matéria-prima do Serviço Social. (FALEIROS, 2005).

III - Pensar a instrumentalidade do Serviço Social é mobilizar, e potencializar instrumentais importantes para o desenvolvimento de atividades pragmáticas e que se apresentam, de forma imediata, na cotidianidade dos assistentes sociais. (GUERRA, 1995).

IV - Metodologia ou método não consiste num conjunto de etapas, numa série de recomendações. Metodologia implica a análise das condições e das forças em presença, para empreender uma ação, com a crítica dos caminhos possíveis e das consequências previsíveis teórica e praticamente. (FALEIROS, 2005).

V - O Serviço Social, durante o Movimento de Reconceituação, autoafirmou-se como ciência, como campo do saber social, responsável pela construção de métodos específicos, pela teorização e enfrentamento das expressões da questão social. (CARVALHO; IAMAMOTO, 2001).

VI - O positivismo impregnou a estrutura do Serviço Social, produzindo determinações à profissão que se combinam às determinações gerais do capitalismo e potencializam o entendimento acerca da dicotomia estabelecida entre teoria e prática. (GUERRA, 1995).

Com base na classificação realizada, indique a única alternativa que pode ser considerada CORRETA.

  • A. Somente as afirmativas I, IV e VI apresentam conteúdos verdadeiros.
  • B. As únicas afirmativas que apresentam conteúdos falsos são a III, V e VI.
  • C. Todos os conteúdos apresentados são falsos, pois não condizem com as referências dos autores apresentados.
  • D. Somente as afirmativas II, IV e V apresentam conteúdos verdadeiros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...