Questões sobre Assistente Social

Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos instrumentais técnico-operativos utilizados pelo assistente social. Os instrumentos e as técnicas utilizados pelo assistente social compõem um acervo profissional fundamentalmente técnico e de natureza imparcial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Maria já convivia desde pequena com a questão da drogadição, pois sua mãe, Sra. Joana naquela época fazia uso de substância psicoativa. Maria foi morar na rua aos 12 anos de idade. Atualmente está com 50 anos de idade, mãe de 5 filhos, trabalha esporadicamente como diarista na residência de uma família, é analfabeta, mora em uma ocupação com 4 filhos, de 5, 9, 15, 16 anos de idade. Os dois filhos menores estudam. Os filhos de 15 e 16 anos fazem uso de substância psicoativa e frequentaram a escola até o 4o ano do ensino fundamental. O filho de 18 anos saiu de casa e Maria não tem notícias deste filho.

O assistente social, compreendendo a realidade social enfrentada por essa família, a partir do contexto, conclui que

  • A. há necessidade de intervenção estatal, pois esta deve acontecer somente nas situações em que houver a falha da família na proteção e cuidados.
  • B. é necessário, para essa situação, adotar práticas disciplinadoras e normatizadoras da família, que reafirmem a dimensão normativa dos papéis sociais, dos comportamentos esperados para pai e mãe, que devem ser assumidos pela Sra. Maria.
  • C. o Estado deve prover proteção social à família, apoiando-a no desempenho de sua função protetiva, sendo necessária, a oferta de serviços dirigidos a esta, como suporte e cuidados domiciliares que alcancem todos os membros.
  • D. é imperioso tratar dessa família desenvolvendo ações que tenham como base o familismo, que reforça a família como a principal provedora de bem-estar, única responsável pela oferta da proteção social aos seus membros.
  • E. propostas devem ser desenvolvidas para enfrentamento de determinados problemas considerados como desviantes e patológicos para que se faça um diagnóstico psicossocial e a devida responsabilização da mãe pela situação de desproteção social enfrentada por seus filhos.

No espaço ocupacional, em uma perspectiva histórico-crítica, o assistente social, exercerá sua prática

  • A. orientada para uma individualização da proteção legal, entendida como assistência educativa adaptada aos problemas individuais que são descolados de um contexto mais amplo.
  • B. na perspectiva de humanizar as condições de vida e de trabalho dos segmentos sociais considerados como a “clientela” do profissional com o desenvolvimento de um trabalho “educativo” que prime pela formação social, moral e intelectual da família, compreendida como célula básica da sociedade.
  • C. a na perspectiva de humanizar as condições de vida e de trabalho dos segmentos sociais considerados como a “clientela” do profissional com o desenvolvimento de um trabalho “educativo” que prime pela formação social, moral e intelectual da família, compreendida como célula básica da sociedade.
  • D. com base na hierarquização dos riscos enfrentados pela população, identificados segundo uma classificação dos graus de desajustamentos biopsicossociais e, assim, as medidas assistencialistas de intervenção atuariam para minimizar e controlar as situações diagnosticadas.
  • E. na luta pela defesa, afirmação e ampliação dos direitos de cidadania, para que necessidades e interesses dos sujeitos sociais possam ser reconhecidos, viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exercê-los.

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. A orientação e o acompanhamento realizados por assistentes sociais que adotem o atual projeto ético-político da profissão têm caráter educativo e interferem diretamente na formação de condutas e de subjetividades dos usuários dos espaços sócio-ocupacionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

São elementos constitutivos do processo de trabalho do Assistente Social:

I. A análise dos fenômenos e das políticas sociais, e o estudo da dinâmica institucional.

II. Os elementos teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativos do Serviço Social na formulação de projetos de intervenção profissional.

III. As demandas postas ao Serviço Social nos espaços ocupacionais da profissão, nas esferas pública e privada e as respostas profissionais a estas demandas.

Está correto o que consta em

  • A. I e II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. O papel do facilitador no trabalho em grupo é o de conduzir o processo, conforme sua expertise, com especial atenção para não direcionar a tomada de decisão do grupo de acordo com seu posicionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Maria Carmelita Yazbek a análise do serviço social enquanto profissão necessita identificar:

I. as tendências de análise derivadas das transformações sociais que vêm particularizando o desenvolvimento do capitalismo em nossa sociedade e que não se configuram como homogêneas, mas são permeadas por diversas clivagens, tensões e confrontos internos.

II. a compreensão teórico/metodológica da realidade, fundada no acervo intelectual que se constituiu a partir das principais matrizes do pensamento social e de suas expressões nos diferentes campos do conhecimento humano, processo construído na interlocução com o próprio movimento da sociedade.

III. as matizes históricas de fundamentação das ideias e conteúdos doutrinários do pensamento social da Igreja Católica, em seu processo de institucionalização como o aspecto mais fundante e essencial para a análise do serviço social brasileiro.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II apenas.
  • B. III apenas.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.
  • E. I, II e III.

No âmbito da formação profissional, a universidade, no contexto da sociedade capitalista contemporânea, também funciona como uma empresa, com sua divisão social do trabalho manual e intelectual e não está isenta, como as demais instituições, das determinações do mercado. Nos marcos da crise do capitalismo e das reformas neoliberais que incidem sobre as condições de vida da maioria da população, por um lado, e sobre a educação, de modo específico, a universidade também tem reproduzido objetivamente uma perda de conquistas históricas valiosas que implicam em uma negação de suas potencialidades emancipadoras. Segundo Marilena Chauí, nesse sentido, a universidade pode negar a si mesma. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma INCORRETA uma das situações em que a universidade pode negar a si mesma, conforme contexto anterior.

  • A. Quando se omite em relação à desintegração do ensino de primeiro e segundo grau.
  • B. Quando aceita passivamente ser privatizada e formar somente o que o mercado determinar.
  • C. Quando não permite o direito democrático à informação, reproduzindo processos burocratizantes e relações de poder dentro e fora da universidade.
  • D. Quando não reproduz a fragmentação no campo do conhecimento e no trabalho intelectual, separando ensino de pesquisa, exigindo produtividade e não qualidade.

Acerca da intervenção profissional com indivíduos, grupos e famílias, julgue os itens seguintes. O envolvimento dos integrantes de um grupo, estimulado pela igualdade de oportunidades e pela delegação de poder, tanto nas decisões como nas discussões, caracteriza a natureza participativa de uma proposta de ação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O assistente social, no exercício de sua função deve sempre considerar os novos marcos civilizatórios e, com eles, os avanços no campo dos direitos sociais. Desse modo, ao atender os cidadãos destinatários dos serviços, o profissional deve primar

  • A. pela adoção dos pressupostos éticos e políticos previstos na Rerum Novarum, pois ela expressa os avanços valorativos da sociedade moderna, além de permitir que haja livre expressão do campo ético dos cidadãos.
  • B. pela ampliação de espaços de debates sobre pressupostos éticos e morais nas escolas, preferencialmente, pois são os espaços privilegiados de formação dos novos cidadãos; além disso, reconhecer o papel primordial da formação cristã e, com isso, superar a laicidade da formação.
  • C. pela formação de nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, seu objetivo é combater o preconceito, a discriminação e a violência, promovendo a adoção de novos valores, no entanto, a liberdade não deve compor o escopo dessa defesa, pois está diretamente vinculada às escolhas individuais.
  • D. pela formação de nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. Como processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos, seu objetivo é combater o preconceito, a discriminação e a violência, promovendo a adoção de novos valores de liberdade, justiça e igualdade.
  • E. pela adoção da pluralidade no campo do debate dos direitos, no entanto, não cabe ao profissional de serviço social tratar desse tema no âmbito de seu atendimento, pois significaria infringir o código de ética profissional que estabelece a neutralidade e despolitização no trato com o usuário.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...