Questões sobre Assistente Social

Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma atuação competente e crítica do Serviço Social (necessariamente articulada com outros segmentos que defendem o aprofundamento do Sistema Único de Saúde – SUS) norteada pelo projeto ético-político profissional e articulada ao projeto da reforma sanitária requer, EXCETO:

  • A. Formulação de estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços que efetivem o direito social à saúde.
  • B. Articulação e sintonia com o movimento dos trabalhadores e de usuários que lutam pela real efetivação do SUS.
  • C. Operacionalização do trabalho submissa aos rearranjos propostos pelos governos.
  • D. Participação em projetos de educação permanente, em constante busca pela sistematização do trabalho.

A atitude investigativa é componente constitutivo do trabalho do/da assistente social, dando visibilidade às suas competências e especificidades, voltada para a intervenção nas diferentes manifestações da questão social. Assinale a alternativa CORRETA sobre a atitude investigativa no Serviço Social.

  • A. É um instrumento que busca apresentar a verdade dos fatos na análise de usuários e instituições. Tem caráter fiscalizador e está expresso como componente das competências e atribuições profissionais.
  • B. É intrinsecamente antagônica à dimensão interventiva, e o processo que envolve a práxis investigativa está dissociado da dimensão interventiva no trabalho do/da Assistente Social.
  • C. É o fomento básico do exercício profissional do/da assistente social que se refere ao movimento de desvelar o real. A atitude investigativa torna possível a superação da visão pragmática na ação profissional, centrada na imediaticidade dos fatos e que privilegia sequências empíricas e análises na perspectiva de totalidade.
  • D. Requer uma ação constante, tendo como foco subsidiar a intervenção operacional e tecnicista.
  • E. Delimita a possibilidade de o profissional alcançar a essência dos múltiplos fenômenos que se colocam à sua frente nos processos interventivos, mesmo sendo um importante instrumento técnico-operativo no exercício profissional.

Analise as afirmativas a seguir concernentes à estratégia da interdisciplinaridade na atuação do assistente social.

I. A interdisciplinaridade e a complexidade nos desafiam para o exercício de um novo olhar que exige colaboração e cooperação, uma forma de olhar que ao mesmo tempo distingue e entende a complementaridade.

II. A perspectiva da complexidade traz à luz novas interações fazendo com que diferenças e oposições se comuniquem, potencializando uma visão unidimensional, reforçando práticas antigas que valorizam regularidades e homogeneidades.

III. Do ponto de vista metodológico, a prática da interdisciplinaridade possui momentos próprios e específicos (definição compartilhada do objeto; refinamento disciplinar; discussão da articulação conjunta dos instrumentos) que demandam que o objeto pensado seja compreendido e interpretado em suas múltiplas dimensões.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. II e III, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

Sobre os instrumentais técnico-operativos do trabalho do/da Assistente Social, analise as afirmações a seguir.

I. O estudo de caso é atribuição privativa do/da assistente social, em que o profissional realiza o exame de situações sociais com a finalidade de emitir um parecer.

II. A perícia social é uma avaliação, exame, ou vistoria solicitada ou determinada sempre que a situação exigir um parecer técnico ou científico.

III. O parecer social é a opinião fundamentada que o assistente social exibe sobre a situação social estudada, a qual deve conter os aspectos mais pertinentes da análise realizada em um processo.

IV. O laudo social é o documento resultante para o processo da perícia social, elemento de “prova” em que o perito, ou equipe de peritos registra os aspectos mais pertinentes do estudo e o parecer emitido.

Está CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. II e III.
  • B. II, III, IV.
  • C. I e IV.
  • D. III e IV.
  • E. I e II.

Em razão da recente instalação de unidade de saúde nas imediações de uma região administrativa do Distrito Federal, uma equipe de assistentes sociais foi convidada a mapear o perfil socioeconômico e cultural da comunidade.

Com base nesse caso hipotético e nos conhecimentos a respeito de pesquisa social, julgue os itens a seguir.

A utilização das técnicas qualitativas do tipo de história oral pode ser a chave para a identificação do perfil cultural dos moradores da referida localidade.

  • C. Certo
  • E. Errado

IAMAMOTO (2005) afirma que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais.

Com base nessa premissa, assinale a alternativa que não expressa a análise do significado dessa profissão na cena contemporânea para a autora.

  • A. O Serviço Social tem se inserido, socio-ocupacionalmente, de modo minoritário, nas esferas estatais, diante da tensão da satisfação das necessidades sociais dos sujeitos aos quais se dirige sua ação e ampliação dos seus direitos.
  • B. A questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista, e o assistente social trabalha nas suas mais variadas expressões cotidianas, envolvendo-se com sujeitos que resistem e se opõem a elas.
  • C. Entendendo-se que as políticas sociais são mediações fundamentais da profissionalização do Serviço Social, as relações entre Serviço Social e política pública não se confundem: é preciso reafirmar as diferenças entre Serviço Social como profissão e política pública como responsabilidade do Estado e dos governos.
  • D. Os assistentes sociais são conclamados ao aperfeiçoamento técnico operativo e a profissão é inserida na divisão social e técnica do trabalho, exercendo a função de profissional moderador das mazelas produzidas pelo capitalismo – questão social – como instrumento central da manutenção da ordem hegemônica.

Os meios de realização do trabalho profissional são tão importantes quanto as finalidades, pois, a depender da forma com que a atividade é realizada, a respectiva finalidade pode ser comprometida. Por isso, compreender a instrumentalidade do serviço social implica reconhecer os fundamentos éticos, teóricos, metodológicos e políticos da ação profissional do(a) assistente social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

A entrevista de usuários no âmbito da saúde deve prever a construção de empatia na relação entre o profissional e o usuário, tendo em vista o caráter vulnerável dos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando os conceitos apresentados por GUERRA (2008), em seu texto “A Instrumentalidade no trabalho do Assistente Social”, assinale a alternativa que não representa uma definição correta referente à instrumentalidade.

  • A. Propriedade sócio-histórica da profissão.
  • B. Condição concreta de reconhecimento social da profissão.
  • C. Capacidade transformadora que permite a busca de novas legitimidades.
  • D. Requisição instrumental operativa do mercado de trabalho.

Os meios de realização do trabalho profissional são tão importantes quanto as finalidades, pois, a depender da forma com que a atividade é realizada, a respectiva finalidade pode ser comprometida. Por isso, compreender a instrumentalidade do serviço social implica reconhecer os fundamentos éticos, teóricos, metodológicos e políticos da ação profissional do(a) assistente social.

A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.

O trabalho com grupos no âmbito da saúde propicia a integração entre os usuários e a identificação de experiências compartilhadas, além de ser um canal de orientação quanto aos direitos dos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado

As condições de ampliação do espaço ocupacional dos assistentes sociais representam uma dinâmica de conquistas, disputas e contradições.

Constituem tendências e repercussões dessa dinâmica que incidem sobre as requisições de atuação do assistente social na educação, EXCETO:

  • A. as demandas de articulação e alargamento das interfaces dessa área com as demais políticas públicas.
  • B. a garantia e o acompanhamento de acesso à educação de largos contingentes populacionais que se encontram fora da escola.
  • C. o processo de centralização da educação básica e a restrita autonomia da esfera municipal na ampliação do acesso e permanência.
  • D. a organização de programas de qualificação e conclusão da educação escolarizada de jovens com forte caráter compensatório.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...