Questões sobre Assistente Social

Lista completa de Questões sobre Assistente Social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ana Maria Vasconcelos (2009), no livro - A prática do serviço Social, afirma que no _________________, independentemente da unidade, o usuário é recebido, ouvido e encaminhado para recursos internos ou externos.

Marque a alternativa que completa a afirmativa da autora.

  • A.

    ambulatório.

  • B.

    porta de entrada.

  • C.

    posto de atendimento.

  • D.

    plantão.

Os relatórios que podem trazer informações, mas envolvem a intervenção profissional direta e o contato mais regular e assíduo com o usuário é o relatório

  • A.

    de acompanhamento.

  • B.

    circunstanciado.

  • C.

    de inspeção.

  • D.

    de visita domiciliar.

São diversos os instrumentos utilizados na comunicação oral. O instrumento que implica relacionamento profissional em todos os sentidos é

  • A.

    a escuta.

  • B.

    a entrevista.

  • C.

    ca visita.

  • D.

    o grupo.

Segundo a autora Selma Magalhães (2003), o instrumento número um de todos os profissionais que atuam nas áreas de ciências humanas e sociais é a

  • A.

    linguagem..

  • B.

    relação.

  • C.

    interação.

  • D.

    palavra.

A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações sócio-educativas articuladas no âmbito dos processos sócio-assistenciais. Pensando essas ações no bojo das políticas sociais e em sua dimensão técnico-operativa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Essas ações não interferem, diretamente, na formação de condutas e subjetividades de sujeitos que frequentam o cotidiano dos diferentes espaços sócio-ocupacionais do Serviço Social.

  • B.

    O desenvolvimento dessas ações está desarticulado dos processos de planejamento e gestão.

  • C.

    A orientação e o acompanhamento de indivíduos, grupos e famílias são ações profissionais que devem possuir características de ajuda psicossocial individualizada.

  • D.

    O processo reflexivo, característico das ações sócio-educativas, se desenvolve no percurso que o assistente social faz com os usuários para buscar respostas para suas necessidades, imediatas ou não.

  • E.

    Ações sócio-educativas são planejadas e equacionadas aos objetivos do Serviço Social, mas devem ser desconectadas do conjunto de outras ações desenvolvidas nos processos político-organizativos, para que tenham efetividade.

No que se refere ao trabalho com indivíduos, grupos e famílias, é correto afirmar:

  • A.

    A orientação e o acompanhamento são ações de natureza socioeducativa que interferem diretamente na vida dos indivíduos, dos grupos e das famílias.

  • B.

    A escuta qualificada só pode ser utilizada por profissional de Serviço Social, como requisito fundamental do trabalho para elaboração de Perícia, Parecer e Estudo Social.

  • C.

    As ações de cunho socioeducativo, inscritas no campo político-ideológico, não podem constituir mecanismos de ação do Assistente Social por não garantir o pluralismo teórico.

  • D.

    A entrevista é utilizada como forma exclusiva de conhecer a realidade do usuário, que deve ser encaminhado para o Ministério Público, após identificadas suas demandas.

  • E.

    O Assistente Social só realizará ações socioeducativas com acompanhamento interdisciplinar, considerando a natureza educativa da ação.

As ações socioeducativas com indivíduos, grupos e famílias podem ser caracterizadas como

  • A.

    processos político-organizativos (conjunto de ações profissionais), processos de planejamento e gestão (conjunto de ações de planejamento) e processos de financiamento e contratação de terceiros, sem os quais o Assistente Social não efetiva as ações com a coletividade.

  • B.

    meios de efetivar os processos de emancipação política, nos termos de Gramsci, e, na sequência, a emancipação humana, de acordo com Marx. As ações socioeducativas são vias únicas para os Assistentes Sociais construírem seu projeto hegemônico.

  • C.

    programas vinculados às diferentes políticas sociais (seguridade social, habitação, criança e adolescente, emprego e renda, entre outras), de natureza pública ou privada, exceto no campo sociojurídico.

  • D.

    ações planejadas, equacionadas ao objetivo do Serviço Social e conectadas ao conjunto de outras ações desenvolvidas no âmbito dos processos socioassistenciais e dos processos político-organizativos.

  • E.

    processos educativos com a utilização de inúmeros recursos, podendo ser terapêuticos ou ocupacionais.

Segundo pesquisas, como a promovida pelo CFESS/CRESS, em 2005, os Assistentes Sociais são predominantemente trabalhadores assalariados, constituindo, na maioria (78,16%) funcionários públicos, nas esferas municipal (40,9%), estadual (24%) e federal (13,1%). Esses dados apontam para o fato de

  • A.

    o Assistente Social não possuir um estatuto jurídico que lhe permita atuar na iniciativa privada.

  • B.

    a falta de materialidade do trabalho do Assistente Social não convencer os departamentos de RH da importância e do papel desse profissional nas equipes multiprofissionais.

  • C.

    a ausência de tradição liberal, entre outras hipóteses, na profissão, representar um fator limitante para que os Assistentes Sociais assumam novas frentes de trabalho.

  • D.

    a morfologia do trabalho do Assistente Social conduzir o profissional, obrigatoriamente, a vender sua força de trabalho para organismos governamentais.

  • E.

    o setor privado apresentar um crescimento gradativo da ampliação de vagas para os Assistentes Sociais.

Para Iamamoto (2010) as condições que peculiarizam o exercício profissional são uma concretização da dinâmica das relações sociais vigentes entre as classes sociais. Nesse sentido, a atuação profissional do Assistente Social

  • A.

    deve buscar reconstruir as relações entre diferentes sujeitos sociais particulares, na perspectiva de criar uma aliança de segmentos sociais com interesses opostos.

  • B.

    deve pautar-se pela neutralidade, numa posição intermediária, acima dos interesses das classes em relação.

  • C.

    é necessariamente polarizada pelos interesses de tais classes, tendendo a ser cooptada por aqueles que têm posição dominante.

  • D.

    é parte de uma estratégia de qualificação do laicato da Igreja Católica, especialmente de sua parcela feminina, para dinamizar o apostolado social junto à família operária.

  • E.

    recebe um mandato diretamente das classes dominantes para atuar junto à classe trabalhadora para sua inserção social e emancipação política.

A reestruturação produtiva em curso atinge o mercado de trabalho do Assistente Social, incidindo contraditoriamente tanto na mudança e/ou redefinição de postos de trabalho em algumas áreas (por exemplo, nas empresas), como

  • A.

    na articulação entre processo produtivo e pleno emprego para o Assistente Social.

  • B.

    na ampliação e diversificação das áreas de atuação profissional nas políticas de seguridade social, especialmente a política de Assistência Social.

  • C.

    na composição e recomposição do trabalho intelectual e imaterial, das velhas formas de sociabilidade humano-genéricas ancoradas na modernidade.

  • D.

    na corrosão do exercício profissional com o empirismo e o utilitarismo, que tão fortemente grassaram no pretérito profissional.

  • E.

    no resgate da identidade profissional althusseriana e em suas manifestações cultural e ideológica.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...