Lista completa de Questões sobre Conceito de políticas sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Com base nos fundamentos e aspectos históricos da política social, julgue os itens a seguir. Entre os princípios adotados pelos modelos bismarckiano e beveridgiano e incorporados pela seguridade social brasileira, instituída com a Constituição Federal de 1988, incluem-se a restrição da previdência aos trabalhadores contribuintes, universalização da saúde e a limitação da assistência social a quem dela necessitar.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Julgue os itens seguintes, com relação aos sistemas de proteção social.
Há uma homogeneização das sociedades para com as necessidades de criação de políticas de proteção social, ou seja, há uma similaridade entre as modalidades no que toca à concepção de políticas sociais e suas instituições.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca das políticas sociais, julgue os itens que se seguem.
A política social é, primordialmente, uma forma de regulação resultante da conciliação de interesses de diferentes classes, o que permite ao Estado intervir na vida social pública em favor da classe dominada.
No Brasil, os princípios da seletividade e da focalização operacionalizam as políticas sociais, mais especificamente a assistência social. Assinale a alternativa que indica, numa concepção positiva, os objetivos desses princípios.
Restringir as ações a pequenos grupos, desconsiderando o direito de todos.
Eleger o universo populacional que se enquadra nos critérios institucionais.
Definir regras objetivas de acesso aos programas no contexto crise fiscal do Estado.
Diferenciar aqueles que necessitam de atenção especial para reduzir desigualdades.
Diminuir o campo de ação das políticas sociais de forma a reduzir sua abrangência.
O debate contemporâneo sobre o Serviço Social tem destacado a importância de se reconhecer um conjunto de mediações necessárias à compreensão do exercício profissional frente à diversidade dos espaços ocupacionais em que os assistentes sociais se inscrevem. Dentre essas mediações uma, em particular, tem sido abordada ora como terreno da atuação profissional, ora como integrante dos meios que integram o fazer profissional. Assinale a alternativa que a indica.
Questão social.
Instituições sociais.
Políticas sociais.
Programas sociais.
Demandas sociais.
Segundo Evaldo Vieira (2004), a política social expressa e carrega encargos do Estado materializados em serviços e atividades de natureza pública e geral. Sobre esse tema, o autor acrescenta:
I. tais encargos também se voltam à reprodução da força de trabalho da qual o capitalismo não pode prescindir.
II. a política social no regime liberal-democrático não deixa de germinar nos interesses e embates políticos.
III. reveste-se de forma legal, prevalecendo, em muitas ocasiões, às injunções do mercado capitalista.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O exercício profissional do assistente social exige, atualmente, consistente conhecimento teórico-metodológico e capacitação técnico-operacional, que possibilitem a definição de estratégias e táticas de intervenção profissional. Com relação à dimensão técnico-operacional do serviço social, julgue os itens que se seguem.
A socialização das informações relativas aos direitos sociais, para além da simples orientação da legislação e dos atos normativos, constitui um processo político que visa tornar transparente para o usuário o significado das políticas sociais.
Serviço Social - Conceito de políticas sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, a respeito da política social e das políticas de seguridade social, previdência e assistência social.
O caráter contraditório da política social evidencia-se pela alocação de decisões tomadas pelo Estado e aplicadas verticalmente na sociedade.
Segundo José Paulo Netto (1992), a política social do Estado Burguês no capitalismo monopolista configura-se
pelo conjunto de planos, programas e projetos com objetivo de oferecer o bem-estar à classe trabalhadora.
pela intervenção contínua, sistemática e estratégica sobre as sequelas da questão social.
como resultante do modelo feudal, pois a emergência da questão social é típica desse modelo econômico.
como resultante do escravismo que se caracteriza pela exploração do trabalho e, portanto, pela intervenção do Estado.
desvinculada do processo econômico, pois neste período pressupunha-se que a instituição do Estado de Bem Estar Social era resultante de uma luta democrática de direito.
A política social no capitalismo, tendo como eixo central de análise o trabalho e a sociedade salarial, deve ser entendida como
um conjunto de direitos assegurados por ela, resultante de conquistas da classe trabalhadora diante do processo de exploração do trabalho, ao mesmo tempo em que responde de forma funcional ao capital.
ações do Estado com função precípua de organizar, em todo o território nacional, as iniciativas da sociedade civil vinculadas às iniciativas patronais já que respondem ao modo de exploração capitalista.
direitos sociais adquiridos pela sociedade moderna que só puderam emergir em função do estágio de superação das tensões entre capital e trabalho.
resultantes da relação entre Estado e sociedade civil para a garantia dos direitos civis que têm sua emergência vinculada ao modelo de produção feudal.
garantia de segurança social no campo contributivo, pois a transição da proteção social não contributiva para a esfera do direito social e do Estado pode configurar a assistencialização das políticas sociais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...