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Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
O desempenho do Assistente Social nas funções administrativas está assentado nos paradigmas da gestão democrática e participativa, contida na Constituição Federal de 1988, pela qual governo e sociedade civil
empenham-se no resgate do modelo tradicional, centralizador e hierárquico.
procuram manter os padrões cristalizados de comando e de gestão.
decidem, formulam políticas, exercem o controle da execução e dos resultados
são impedidos de mudar os modelos antigos de administração.
elaboram receitas de participação e de administração das empresas.
O planejamento estratégico é uma das ferramentas atuais de que se pode apropriar o serviço social, de modo situado e crítico, para imprimir dinamicidade, organicidade e concretude à intervenção profissional. Nesse âmbito, o planejamento estratégico
é um conjunto coerente e sistêmico de prioridades e decisões que orientam a construção do futuro de uma organização, em um horizonte de tempo e em determinado cenário.
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
O Estado, em sua organização, para impedir que os reclamos do povo cheguem ao dirigente, utiliza-se de instrumento chamado
hierarquia.
autarquia.
supremacia.
burocracia.
alquimia.
O fenômeno de domicílios chefiados por mulheres é cada vez mais visível em todos os segmentos da população brasileira. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo.
A maioria das mulheres está vinculada às atividades formais, o que as torna imunes à concorrência por parte de outros trabalhadores transferidos do setor formal para o setor informal.
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
A prática profissional do Assistente Social se torna cada vez mais complexa e não pode mais ingenuamente ser reduzida a entrevistas, reuniões e visitas, e nem a um militantismo partidário sectário. Ela se torna um saber estratégico, um saber tático, um saber que necessita situar-se num contexto político global e num contexto institucional particular, visualizando as relações de saber e poder da e com a própria população. Esta compreensão de Serviço Social está situada emsua fase
de reconceituação.
confessional.
de renovação.
tecnicista.
conservadora.
Os métodos quantitativos ou qualitativos utilizados no processo de avaliação, longe de serem excludentes, são complementares, e a escolha, em um dado momento, deve reger-se por critérios de conveniência, de acordo com a orientação da avaliação. As técnicas e os procedimentos de coleta de dados e informações com características quantitativas, incluem a(s)
reuniões de grupo.
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
As pressões sociais são transformadas pela ordem institucional num problema específico, que deve ser tramitado hierarquicamente (de chefe em chefe), num determinado prazo de tempo e de acordo com a disciplina instituída. Este modo de administrar os serviços do Estado é denominado
autarquia.
oligarquia.
autocracia.
democracia
burocracia
Os métodos quantitativos ou qualitativos utilizados no processo de avaliação, longe de serem excludentes, são complementares, e a escolha, em um dado momento, deve reger-se por critérios de conveniência, de acordo com a orientação da avaliação. As técnicas e os procedimentos de coleta de dados e informações com características quantitativas, incluem a(s)
observação participante.
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2002
A administração é uma atividade essencial a todo esforço humano coletivo. O ser humano cada vez mais necessita cooperar com outras pessoas para atingir seus objetivos. A partir do enfoque acima, a administração é, basicamente,
coordenação de atividades grupais.
uma atividade que se realiza isoladamente.
uma ação com característica solitária.
um item supérfluo nas organizações.
dispensável em todas as instituições.
Os métodos quantitativos ou qualitativos utilizados no processo de avaliação, longe de serem excludentes, são complementares, e a escolha, em um dado momento, deve reger-se por critérios de conveniência, de acordo com a orientação da avaliação. As técnicas e os procedimentos de coleta de dados e informações com características quantitativas, incluem a(s)
análise estatística.
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