Questões sobre Geral

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O saber fazer profissional do assistente social exige conhecimento de situações do cotidiano de sua prática, dos meios e condições de realizações, das possibilidades e tendências que suas ações poderão desencadear. Para conhecer a complexidade da situação em que estão envolvidas pessoas ou grupos e nela atuar, o profissional deverá lançar mão de procedimentos e técnicas de

  • A.

    observação, coleta, organização, análise de dados e plano de ação.

  • B.

    ludoterapia e psicoterapia que possam entreter e ajudar os usuários.

  • C.

    esporte e lazer que estabeleçam uma rotina de aproveitamento do tempo.

  • D.

    informações contidas na rede virtual e em documentos oficiais.

  • E.

    autoconhecimento para facilitar o relacionamento dos participantes.

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

A fase de implementação pode ser considerada como a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais que viabilizem o projeto, bem como a instrumentalização jurídico-administrativa do planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

O processo de ação ou intervenção profissional não é um modelo que contém um conjunto de passos preestabelecidos (a chamada receita), mas um método que exige profunda capacidade teórica para estabelecer os pressupostos da ação, uma capacidade analítica para entender e explicar as particularidades da conjuntura e situações, uma capacidade de propor alternativas com participação dos sujeitos na intricada trama em que se correlacionam as forças sociais. Este é um método que tem por paradigma uma concepção

  • A.

    pragmática.

  • B.

    dialética.

  • C.

    empirista.

  • D.

    funcionalista.

  • E.

    positivista.

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

No planejamento de questões da área social, não há problemas para a montagem de sistemas de avaliação devido aos processos científicos e metodológicos de mensuração de dados sociais, principalmente os de natureza qualitativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

O trabalho conjunto entre profissionais de diferentes áreas do saber, com o objetivo de substituir a concepção fragmentária pela unitária do ser humano, requer reciprocidade, mutualidade, identificação de uma problemática comum, definição de uma teoria e o estabelecimento de uma plataforma de trabalho conjunto, colocando em comum os princípios e os conceitos fundamentais. Este procedimento é denominado

  • A.

    intercomunicabilidade.

  • B.

    interdisciplinaridade.

  • C.

    intersubjetividade.

  • D.

    interacionalidade.

  • E.

    interobjetividade.

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um plano deve conter a atribuição das responsabilidades de execução, de controle e de avaliação dos resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

A atuação do Assistente Social em um órgão estatal, via de regra, exige que ele trabalhe com planejamento. Em decorrência dessa atribuição, ele deverá compreender que um plano de ação será tanto mais frágil quanto mais deficiente for a análise do problema em

  • A.

    suas causas.

  • B.

    suas conseqüências.

  • C.

    seus resultados.

  • D.

    seus efeitos.

  • E.

    seus movimentos.

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

No estudo da viabilidade das prioridades, deve-se ter claro, e como referência, o índice de possibilidades de aceitação por parte da população usuária.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Política Nacional de Assistência Social aponta o núcleo familiar como destinatário e parceiro privilegiado do Estado. Levando em consideração as transformações por que vem passando a família, o profissional, no momento da intervenção, deve levar em conta que, na atualidade, vem surgindo uma nova configuração, que se apresenta como modelo de família

  • A.

    patriarcal.

  • B.

    tradicional.

  • C.

    único.

  • D.

    variado.

  • E.

    anárquico.

Já no início dos tempos, o homem refletia sobre as questões que o desafiavam, estudava as diferentes alternativas para solucioná-las e organizava sua ação de maneira lógica. Enquanto assim fazia, estava efetivando uma prática de planejamento. Da observação dessa prática, de sua análise e sistematização racional, do domínio de alguns princípios que regem os processos naturais e da incorporação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes áreas do pensamento, resultou o acervo de conhecimentos e de práticas de planejamento, tal como encontramos hoje.

Myrian Veras Baptista.

 

Considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

Um dos objetivos do estudo de situação é a identificação sistemática e contínua de áreas críticas e de necessidades, de oportunidades e de ameaças.

  • C. Certo
  • E. Errado
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