Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando o tema abordado pelo fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.
A tese da correlação de forças propõe o paradigma das relações interpessoais como eixo central da intervenção profissional, cujo ponto de partida é a situação-problema.
Para legitimar as alterações na relação Estado/sociedade, decorrentes das novas direções dadas, há uma ofensiva ideológica em curso que se aporta em inúmeras estratégias para garantir o consentimento e a legitimação dessas políticas.
A cultura da crise fomentada na década de 1980 foi uma estratégia da sociedade civil para disputar ideologicamente a constituição da hegemonia com a burguesia, uma vez que ela estimulava a população a questionar a implementação das políticas neoliberais.
As transformações ocorridas no Estado capitalista foram motivadas, exclusivamente, por interesses na valorização e acumulação do capital.
As direções que regem a organização da vida social na atualidade mobiliza a sociedade a participar da regulação das ações estatais, fortalecendo assim o controle democrático da sociedade civil.
A contrarreforma do Estado possui o mesmo nível de profundidade entre os países periféricos, por terem a mesma classe diretiva na hegemonia dos estados.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue os itens que se seguem.
Sob influência norte-americana, o serviço social brasileiro fundamentou seus primeiros objetivos políticosociais, orientando-se pelo ideário liberal e tecnicista da ação profissional em face da questão social.
Com base nas diferentes concepções relativas a relação Estado/sociedade ao longo da história do capitalismo, assinale a opção correta.
A compreensão de que a relação entre Estado e sociedade civil é uma relação essencialmente dialética foi estabelecida por Hegel e, posteriormente, aprofundada por Marx.
Segundo Marx, a relação contraditória entre Estado e sociedade caracteriza a atuação estatal como uma instância não alienada da representação da contradição público/privada.
Gramsci defende que, por serem instâncias distintas, é no encontro do Estado (aparelho privado de hegemonia) com a sociedade civil que se dão as disputas de projetos societários.
O Estado, segundo a concepção liberal, é o guardião dos interesses privados, devendo limitar-se à tutela da ordem pública e apoiar-se nas leis civis, de forma que seja a mediação necessária à vida em sociedade.
Hegel defende a constituição de uma esfera pública em que seja possível a socialização e a democratização do poder, por meio da formação de uma burocracia capacitada para gerir os interesses gerais da sociedade.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue os itens que se seguem.
O documento de Teresópolis, produto do seminário promovido pelo Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviço Social (CBCISS), remete a profissão à consciência de sua inserção na sociedade de classes.
Acerca da institucionalização do serviço social na América Latina e no Brasil, julgue os itens que se seguem.
No Brasil, o trabalho do serviço social na área de desenvolvimento de comunidade ocorreu sob influência de programas da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outros organismos internacionais, cuja estratégia era integrar os esforços da população aos planos nacionais e regionais de desenvolvimento.
O serviço social, no cenário histórico, surge com uma identidade atribuída pelo capitalismo. Considerando a afirmativa, julgue os itens a seguir.
A identidade atribuída ao serviço social pelo capitalismo ratificava a função econômica da prática social e sua orgânica articulação com a classe dominante.
O serviço social, no cenário histórico, surge com uma identidade atribuída pelo capitalismo. Considerando a afirmativa, julgue os itens a seguir.
A identidade atribuída pelo capitalismo foi fixada como elemento definidor da prática do serviço social, em um processo de fetichismo e de distanciamento da teia das relações sociais.
Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.
A remuneração do trabalho da pessoa condenada à privação de liberdade deve atender, entre outros destinos, à indenização de danos causados pelo crime, desde que seja determinado judicialmente e não reparado por outros meios, e ao ressarcimento do Estado quanto às despesas realizadas com a manutenção do condenado, em proporção definida.
Com relação às políticas de educação e trabalho no âmbito do sistema penitenciário, julgue os próximos itens.
São previstas políticas de atendimento educacional à criança que esteja em estabelecimento penal devido à privação de liberdade de sua genitora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...