Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O processo de renovação no Serviço Social instaura um pluralismo teórico, ideológico e político, rompendo com o viés da homogeneidade de visões e práticas. A erosão do Serviço Social tradicional se deu a partir da(o):

  • A. Abertura política e do golpe de 1964.
  • B. Movimento de reconceituação.
  • C. Renovação do conservadorismo.
  • D. Instauração do neotomismo.
  • E. Ruptura conservadora.

Amparada na teoria social crítica as lutas sociais protagonizadas entre os anos 60 e 80 pelos sujeitos coletivos revelam, sobretudo:

  • A. Uma expressão do fenômeno do multiculturalismo;
  • B. O processo de constituição de novas identidades sociais;
  • C. Sua relação com os desdobramentos da questão social;
  • D. A pluralidade dos sujeitos sociais para além das determinações de classe;
  • E. A mudança de foco das reivindicações do mercado para o Estado.

17 – As reflexões a partir da teoria social crítica analisam as novas requisições no campo da gestão de pessoas nas empresas, como no caso dos programas de qualidade de vida no trabalho, como um esforço de:

  • A. Conformar o comportamento dos trabalhadores aos novos métodos de produção;
  • B. Formar trabalhadores mais críticos e com maior capacidade de decisão;
  • C. Favorecer uma ambiência mais prazerosa aos trabalhadores;
  • D. Melhorar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores e suas famílias;
  • E. Modificar hábitos e comportamentos em favor de uma vida mais saudável.

Observe as afirmativas a seguir sobre o processo de erosão do Serviço Social “tradicional” no Brasil:

I- A instauração da autocracia burguesa cria as condições histórico-sociais dessa crise.

II- Em nada se relaciona com o processo de Renovação do Serviço Social brasileiro.

III- Ele ocorre a despeito das condições em que se dava o processo de formação e exercício profissional à época.

Assinale a alternativa correta:

  • A. apenas a afirmativa I está correta;
  • B. apenas a afirmativa II está correta;
  • C. apenas as afirmativas I e II estão corretas;
  • D. apenas as afirmativas II e III estão corretas.
  • E. todas as afirmativas estão corretas.

Constitui um dos traços do processo de Renovação do Serviço Social brasileiro:

  • A. A subordinação das tendências teórico-metodológicas à ideologia desenvolvimentista do período;
  • B. A ausência de um debate plural no meio profissional seja do ponto de vista ideológico ou político;
  • C. A afirmação da abordagem do fazer profissional como uma atividade que se inscreve em processos de trabalho coletivos;
  • D. A massificação do processo de formação profissional com a diversificação das formas de acesso ao ensino superior;
  • E. A sintonia da polêmica teórico-metodológica profissional com as discussões em curso nas ciências sociais.

Na correlação de forças, atribui-se ao Serviço Social, um poder independente das instituições e das agências, com base em um conhecimento técnico-científico e um conjunto de valores que identifica uma vida boa. Em relação às implicações do trabalho social crítico de empoderamento nas relações de poder com a sociedade e as instituições, marque V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Articular as redes de relações e explicitar os conflitos sociais mais amplos.

( ) Informar sobre as redes, as amizades, os vizinhos e a ajuda.

( ) Saber usar os poderes e o conflito de poderes; estabelecer a autonomia e a satisfação de necessidades básicas.

( ) Mobilizar a sociedade em favor do usuário; trabalhar as trocas sociais, a convivência e a troca de experiências entre os usuários.

A sequência está correta em

  • A. V, V, V, V.
  • B. V, V, F, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. F, F, F, F.

Assinale a alternativa CORRETA sobre o Estudo Social:

  • A. É um processo metodológico específico do Serviço Social e tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção profissional, especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais.
  • B. É um documento específico elaborado por assistente social e se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional no seu cotidiano laborativo.
  • C. Via de regra esse documento, não somente privativo do assistente social, deve apresentar o objeto de estudo, os sujeitos envolvidos e finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, um breve histórico, desenvolvimento e análise da situação.
  • D. Pode ser emitido enquanto parte final ou conclusão de um laudo, bem como enquanto resposta a consulta ou a determinação da autoridade judiciária a respeito de alguma questão constante em processo já acompanhado pelo profissional.

Considere a tabela e o texto abaixo.

Pelos dados apresentados, a categoria

  • A. Renda é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Educação. Relacionando a tabela ao texto, esse aponta que, nesses municípios, os direitos advindos da participação cidadã seria comprometido e, consequentemente, no nível macro, a cultura política também estaria comprometida.
  • B. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Renda. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios, a participação cidadã seria comprometida, mas por motivos relacionados à Longevidade, a cultura política combativa não estaria comprometida.
  • C. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e Renda. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios, a participação cidadã comprometida pelo parco desenvolvimento educacional é compensado através da categoria Renda e pela experiência trazida pela Longevidade.
  • D. Renda é variável dependente da categoria Educação e variável independente da categoria Longevidade. Relacionando a tabela ao texto, percebe-se que nesses municípios quanto maior a renda, menor é a educação, fato que traria problemas para consciência política local, caso o cidadão não possua escolaridade.
  • E. Educação é variável dependente da categoria Longevidade e variável independente da categoria Renda. A educação para a cidadania é importante para o desenvolvimento de qualquer uma das categorias do IDHM citadas acima e garante a longevidade.

Em 1979, se assinala no Serviço Social uma “intenção de ruptura” ética e política em oposição ao conservadorismo da profissão, em suas formas tradicionais e reatualizadas. O marco político dessa tensão entre os projetos profissionais foi:

  • A. A aprovação do Código de Ética Profissional de 1982.
  • B. O III Congresso Brasileiro de Assistentes social – CBAS.
  • C. A elaboração do documento de Araxá.
  • D. A publicação do Projeto Ético Político Profissional.

O profissional que se apoia em um referencial teórico-metodológico a partir de uma perspectiva crítica, utiliza-se, em sua prática cotidiana, do instrumental:

  • A. Entrevista social como instrumento para coleta minuciosa de dados e enfatiza o aconselhamento e a orientação como estratégia da intervenção profissional.
  • B. Diagnóstico por meio de abordagem individual e o tratamento para o desenvolvimento das capacidades individuais e culturais, o que possibilita a integração e ajuste das pessoas a um contexto social.
  • C. Visita social domiciliar para monitorar o comportamento das famílias, como estratégia para que as mesmas assimilem os valores que são importantes para ultrapassar o patamar de família desestruturada e alcancem o patamar de família estruturada.
  • D. Relatório social para entender uma determinada realidade social, suas nuances e complexidades e permitir o desenvolvimento da intervenção social a partir das análises dos dados obtidos, assim como, de sua associação com leis sociais, programas e políticas e, especialmente, com perspectivas estratégicas de intervenção, baseadas sempre nos direitos sociais em curso.
  • E. Visita social domiciliar para aprofundar o conhecimento da realidade, desenvolvendo a análise dos impactos sociais que determinadas políticas sociais podem produzir na vida das famílias, com vistas à definição de estratégias para superação dos comportamentos inadequados de seus membros.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...