Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo Simionatto (2009), as transformações societárias desencadeadas nas últimas décadas do século XX e seus desdobramentos no início do século XXI, sob o domínio do capitalismo financeiro e de sua afirmação enquanto sistema hegemônico, exacerbaram os problemas e as contradições em todas as esferas da vida social. Analisando esse contexto, é verdadeiro afirmar que
a razão dialética é qualificada em favor das tendências fragmentárias em detrimento dos sistemas globalizantes de explicação do mundo.
a produção do conhecimento passa a centrar-se nas práticas discursivas, no superdimencionamento do cotidiano, na tematização sobre os novos sujeitos sociais, enfeixados nas ideias de um novo paradigma que toma a realidade como um caleidoscópio de micro-objetos" incapazes de ser captados a partir das perspectivas teóricas totalizantes.
as ciências sociais, através das abordagem culturaistas e individualistas, permitem uma aproximação maior com o mundo vivido pelos sujeitos sociais, necessária à renovação do Serviço Social na contemporaneidade.
os denominados novos paradigmas (pós-modernos) assumem como bandeira epistemológica, trabalhar a realidade de forma contraditória: o universal, o macro, o concreto.
Serviço Social - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Como partícipe do trabalho coletivo, inscrito na divisão sociotécnica do trabalho, o Serviço Social é expressão de necessidades sociais criadas no movimento das relações entre o Estado e a sociedade civil, das relações entre as classes, suas frações e as instituições por ela criadas. É nesse movimento que o Serviço Social se coloca na ampla tarefa de implementação e, em menor medida, de
Fávero, Melão e Jorge (2005) analisam o Serviço Social e a Psicologia no judiciário. Dadas as assertivas abaixo, conforme os autores,
I. O estudo social é um processo metodológico não específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social - especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos.
II. O relatório social se traduz na apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção do assistente social no seu cotidiano laborativo.
III. O laudo social é utilizado no meio judiciário como mais um elemento de prova, com a finalidade de dar suporte à decisão judicial. Numa equipe interdisciplinar ele pode ser utilizado enquanto instrumento pelo assistente social e pelo psicólogo.
IV. O parecer social é apontado como sendo esclarecimentos e análises, com base em conhecimento interdisciplinar, referente a uma questão ou questões relacionadas a decisões a serem tomadas juridicamente.
V. O atendimento ao público em geral para triagem, informações, orientações, agendamento de entrevistas, encaminhamentos (plantão social) são competências que podem ser assumidas pelo Serviço Social e pela Psicologia dentro da equipe interdisciplinar do judiciário.
pode-se afirmar que está(ão) correta(s)
II e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, IV e V, apenas
II e III, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Dal Pizzol (2005), no livro Estudo social ou perícia social? Um estudo teórico-prático na Justiça Catarinense, discute sobre o trabalho do perito social e a interdisciplinaridade. Dadas as assertivas abaixo,
I. Cada profissional pode e deve atuar conforme a técnica e a ética próprias de sua profissão, apenas tendo em comum a eficiência profissional, o atendimento direto das partes e o compromisso em contribuir com a Justiça.
II. Conforme se verifica no artigo 422 do Código Civil, a nomeação do perito judiciário é personalíssima e deve ser feita pela equipe interprofissional judiciária, por ser este um profissional de confiança da equipe nomeante.
III. O limite técnico e ético deve constituir um compromisso permanente dos integrantes da equipe, os quais devem levar em conta os conhecimentos profissionais e o bom senso técnico, sem deixar de atribuir importância aos preceitos legais do Código de Processo Civil pertinentes à perícia judicial.
IV. Nos processos de jurisdição voluntária, a diferença entre perito, conciliador ou mediador não faz muito sentido, afinal, não há partes conflitantes. Em se tratando de processos de jurisdição contenciosa, os serviços de perícia, conciliação ou mediação devem ser feitos com a devida clareza, a fim de que a atuação profissional não venha prejudicar qualquer das partes.
V. Na perspectiva interdisciplinar no campo sócio jurídico, o estudo social, o parecer social, a perícia social e as visitas domiciliar e institucional são atribuições do Serviço Social, enquanto que a conciliação ou mediação lhe são competências profissionais.
verifica-se que estão corretas
III e IV, apenas.
I, III e V, apenas.
III e V, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III, IV e V.
Severino (1989) discute os subsídios para a reflexão sobre os caminhos da interdisciplinaridade. Segundo o autor, a interdisciplinaridade diz respeito, fundamentalmente, a uma tentativa de unidade do saber, esteja ele posto em ação no ensino, na pesquisa, na prática social ou no agir com intuito de conservar sua existência material. Fundamentado nesta concepção, relacione as colunas abaixo.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
5 3 4 1 2
5 4 3 1 2
4 5 1 2 3
4 5 2 1 3
5 2 3 1 4
Para Silvia Helena Chuairi (2001, p. 125), a assistência jurídica garantida através de preceito constitucional - exerce papel preponderante como mecanismo de proteção e efetivação dos direitos humanos e do exercício de cidadania dos sujeitos das classes subalternas da população, sendo necessário e importante o trabalho do Serviço Social como prática profissional nessa área. Sobre a atuação interdisciplinar do Serviço Social no campo jurídico, é incorreto afirmar:
embora tenha um campo legítimo de trabalho no âmbito jurídico, a atuação dos assistentes sociais nos serviços de prestação de assistência jurídica não vem se constituindo em uma área de trabalho expressiva, sendo sua participação ainda incipiente.
os assistentes sociais que trabalham nos serviços de assistência judiciária tem sua intervenção necessariamente vinculada ao atendimento de processos.
entre as várias atribuições e requisições que demandam atualmente o trabalho do assistente social nas equipes interdisciplinares do mundo jurídico estão o planejamento e a execução de programas destinados à prevenção e à integração social de pessoas e/ou grupos envolvidos em questões judiciais.
o Serviço Social vem legitimando-se como uma prática fundamental no campo jurídico e a importância de seu trabalho vem ampliando-se com a política de universalização e a crescente discussão dos direitos humanos e sociais da população, bem como com a necessidade de maior compreensão dos processos em que se expressam as práticas e as relações sociais.
há um desconhecimento, por parte dos operadores do Direito e da Justiça, das possibilidades do trabalho do assistente social nessa área.
Para Yazbek, Martinelli e Raichelis (2008), a apreensão do significado social da profissão pode revelar as possibilidades do exercício profissional contidas na realidade, mas para isto, é necessária a apreensão crítica do processo histórico como totalidade. As autoras ainda afirmam que inúmeros desafios interpelam o Assistente Social na atualidade, os quais, ao serem apreendidos e enfrentados, interferem na construção do significado social da profissão. Dados os desafios seguintes,
I. A busca de novas práticas que se esboçam como alternativa ao neoliberalismo é um caminho a ser percorrido coletivamente, considerando as lutas e propostas de resistência na perspectiva da globalização preponderante.
II. A formação profissional e o processo permanente de qualificação dos Assistentes Sociais, assumindo como pontos de discussão na agenda profissional a mercantilização e precarização do ensino; o ensino a distância; e o exame de proficiência.
III. A luta pela ampliação dos postos de trabalho no âmbito do judiciário, da educação e, especialmente, das empresas privadas.
IV. O trabalho com famílias, que vem adquirindo centralidade nas políticas sociais, a exemplo da Política de Assistência Social que aponta a matricialidade sócio-familiar para os atendimentos.
V. A inserção do Assistente Social nos processos de construção de uma sociedade democrática e participativa, ampliando sua participação nos movimentos sociais, nos conselhos de políticas públicas, nos partidos políticos e em outros fóruns de deliberação representados na esfera pública.
qual opção que aponta corretamente tais desafios?
I, III e IV, apenas.
I, II e V, apenas
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e V, apenas.
Iamamoto (1992) trata sobre a prática profissional, apontando dilemas e falsos dilemas no Serviço Social. Para a autora a compreensão da prática profissional perpassa duas interpretações, aparentemente opostas e excludentes, mas que se encontram profundamente articuladas. Dadas as assertivas abaixo, conforme o pensamento da autora,
I. A prática profissional reduzida a qualquer atividade e a concepção utilitária desta prática são reconhecidas pela autora como falsos dilemas, ou como componentes da mitologia presente na compreensão do exercício profissional.
II. Numa das interpretações, as relações sociais e de poder são naturalizadas e, junto com elas, a prática profissional, nada restando para o profissional fazer a não ser reiterar a vida social.
III. As duas formas de compreender a profissão - mencionadas no enunciado inicial - são consideradas pela autora como verdadeiros dilemas.
IV. Numa das visões, a prática profissional é plenamente revolucionária.
V. As duas interpretações referem-se ao conservadorismo e ao marxismo.
pode-se afirmar que estão corretas
I, II e IV, apenas.
III e V, apenas.
I, II, III, IV e V.
I, III e V, apenas.
I, II e V, apenas.
De acordo com Faleiros (2006), o significado da profissão depende da inserção do seu objeto de trabalho no contexto e momentos históricos e também da relação institucional econômica e política do Serviço Social, assim como da perspectiva teórica de referência. Nesse sentido, a partir das mudanças da profissão, o autor aponta os diferentes significados do Serviço Social no contexto do desenvolvimento capitalista brasileiro. Relacione as colunas conforme o pensamento de Faleiros (2006) sobre o significado social da profissão.
A sequência correta, de cima para baixo, está na opção
3 6 4 1 2 5
4 2 3 5 6 1
4 6 2 5 3 1
5 4 2 1 6 3
3 4 2 1 6 5
Para Yazbek (2001), a questão social [...] se reformula e se redefine, mas permanece substantivamente a mesma por se tratar de uma questão estrutural, que não se resolve numa formação econômico social por natureza excludente. Dados os itens abaixo sobre a questão social,
I. Privilegia a análise da pobreza e da exclusão social.
II. Assenta que a questão social na atualidade sustenta-se nas mesmas configurações e expressões de sua gênese.
III. Relaciona a questão social com a pobreza, a exclusão e a subalternidade, as quais são expressões das relações sociais vigentes na sociedade capitalista.
IV. Assevera que a reprodução ampliada da questão social e a reprodução ampliada das contradições sociais são antonímias.
V. Despolitiza o reconhecimento da questão social brasileira como expressão de relações de classe, desqualificando-a como questão pública, questão política e questão nacional.
quais não caracterizam a análise da autora?
I, II, III, IV e V.
II, IV e V, apenas.
III e IV, apenas.
II e V, apenas.
I, II e V, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...