Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Podemos afirmar que a criação da Legião Brasileira de Assistência (LBA) em 1942 se insere num quadro de surgimento das instituições de assistência social no Brasi l presentes no surgimento e desenvolvimento do Serviço Social brasileiro. A criação da LBAtem como finalidade:
ampliar a cobertura social junto à classe operária.
prestar auxílio às famílias dos expedicionários brasileiros.
consolidar a Política Nacional de Assistência Social.
implementar o programas sociais de ajuda aos pobres.
investir nos programas sociais de qualificação e renda.
A questão social foi posta como alvo da intervenção do Estado e das políticas sociais de forma sistemática e contínua
desde os primórdios da sociedade desigual com o fim do escravismo.
no capitalismo monopolista, para preservação e controle da força de trabalho.
com o surgimento do capitalismo concorrencial, para administrar a força de trabalho.
com a instituição do modelo de Estado burocrático na Inglaterra do pós guerra.
com a insurgência do modelo econômico mercantil e intervenção estatal na sociedade privativista.
Osurgimento do Serviço Social no Brasil década de 30 do século passado é marcado por uma grande diversificação e ampliação do aparato do movimento católico laico. Tendo por base as instituições criadas e desenvolvidas na década anterior, especialmente o Centro Dom Vital e a Confederação Católica, outras instituições começam a despontar no cenário brasileiro. Dentre estas instituições, pode-se destacar:
Movimento Católico dos Operários Fabris.
Sociedade Católica Brasileira.
Movimento Intelectual Católico.
Ação Universitária Católica.
Sociedades Beneficentes Laicas.
Conforme o artigo 9o da Lei no 8.069 de 13/07/1990 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):
O Poder Público, as ___________________ e os ________________ propiciarão condições adequadas ao aleitamento materno, inclusive aos filhos de mães submetidas à medida ______________ .
Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente as lacunas do texto.
instituições ; empregadores ; privativa de liberdade
instituições ; empregados ; privativa de liberdade
instituições ; servidores ; de prisão
empresas ; trabalhadores ; cautelar
empresas ; empregados ; de internação hospitalar
Na contratendência da crise capitalista de longa duração de tonal idade reces s i va, cujo desencadeamento remonta à década de 70 do século XX, verificam-se profundas alterações nas formas de produção e gestão do trabalho. Dentre os elementos presentes nestas mudanças, pode-se destacar:
o aprofundamento da democracia nos países centrais e periféricos com ênfase nas políticas de igualdade social.
as transformações nas práticas profissionais onde aparece a primazia das entidades não filantrópicas na implementação das políticas de seguridade social
a distribuição progressiva da renda nos cenários urbanos e rural e, consequentemente, aumento do consumo das classes mais pauperizada
o aumento dos gastos sociais focalizados no atendimento as demandas referente à pobreza com foco nas políticas de descentralização.
um Estado cada vez mais submetido aos interesses econômicos e políticos dominantes no cenário internacional e nacional
O art. 4º da Lei n. 8.080, de 19/09/1990, institui o SUS - Sistema Único de Saúde. Segundo o artigo 5º desta Lei 8.080, são objetivos do SUS:
I. A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
II. A assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
III. Executar o conjunto das ações e serviços, seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada.
IV. Administrar as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.
V. A formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social, a observância do disposto no § 1º do art. 2º da Lei 8.080, qual seja, O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
Estão corretos os itens
I e III, apenas.
I, II e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II, III e IV, apenas.
I e V, apenas.
Segundo Iamamoto (2008, p. 213), há ainda hoje presente [...] um duplo dilema na prática profissional: o fatalismo e o messianismo, ambos cativos de uma análise da prática social esvaziada de historicidade. Segundo a autora, o fatalismo se manifesta em:
I. Interpretações que naturalizam a vida social, ou seja, que a realidade social já está dada e não pode ser mudada.
II. Na visão perversa da profissão concebida como totalmente atrelada às malhas de um poder monolítico.
III. Em posições de impotência, resignação e subjugação dos assistentes sociais frente ao instituído.
IV. No posicionamento crítico, assentado na materialização das relações sociais.
V. Na cristalização das condições sociais como mutáveis e na despolitização da ação profissional.
Marque a opção que contém os itens que caracterizam o fatalismo.
I e III, apenas.
I, III, IV e V, apenas.
II, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I e V, apenas.
Para Iamamoto (2004, p. 3), a atual desregulamentação das políticas públicas e dos direitos sociais desloca a atenção à pobreza para a iniciativa privada ou individual, impulsionada por motivações solidárias e benemerentes, submetidas ao arbítrio do indivíduo isolado, e não à responsabilidade pública do Estado. Também para Yazbek (2001), o pensamento liberal estimula um vasto empreendimento de refilantropização do social, já que não admite os direitos sociais, uma vez que os metamorfoseia em dever moral: opera, assim, uma profunda despolitização da questão social, ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional. Diante desse quadro, as consequências de transitar a atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral são:
I. O reforço de ações que assumem a cidadania como fonte principal de poder.
II. A ruptura da universalidade dos direitos e da possibilidade de sua reclamação judicial.
III. A continuidade da prestação dos serviços submetidos à decisão pública.
IV. A tendência a aprofundar o traço histórico assistencialista e a regressão dos direitos sociais.
V. O reforço de traços de improvisação e inoperância nas políticas sociais, como também seu funcionamento ambíguo e sua impotência na universalização do acesso aos serviços dela derivados.
Estão corretos os itens
II, III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
I e V, apenas.
I e III, apenas.
I, II, IV e V, apenas.
Longo prazo de natureza física, mental e intelectual, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
As línguas, a visualização de textos, o Braille e a comunicação tátil.
As línguas, a visualização de textos, a linguagem simples e a telepatia.
As línguas, a tecnologia da informação, o Braille e a intuição.
As línguas, a visualização de textos a linguagem escrita e a empatia.
As línguas, a visualização de textos, o Braille e a comunicação extrasensorial.
Segundo o artigo 1o da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Decreto Legislativo no 186/2008 e Decreto no 6.949/2009, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimento de:
Médio prazo de natureza física e mental, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física e intelectual, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Médio prazo de natureza física e mental, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
Longo prazo de natureza física, mental e intelectual, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...