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Quais são os critérios significativos na identificação das prioridades de intervenção dos profissionais de assistência social no processo de planejamento?
Seleção da população que irá se beneficiar
Área de aplicação do projeto planejado e impacto ambiental
Viabilidade e métodos de ação
Relevância da política para o município e disponibilidade de recursos
Viabilidade e relevância da proposta planejada
Um relatório de pesquisa identificou no Pará, o mais populoso estado da Região Norte, grandes movimentos migratórios nas duas últimas décadas do século XX, em decorrência dos grandes projetos de infra-estrutura (Tucuruí) e de mineração (Trombetas, Barcarena, Carajás), além da corrida do ouro no sul e sudeste do estado (Carajás, Tapajós). Além desses movimentos, foram identificadas também rotas de tráfico de mulheres no estado, onde se pratica o aviamento uma forma de viabilizar o aliciamento de mulheres e jovens para trabalharem em regiões distantes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Desvinculadas da realidade do mercado de sexo, o tráfico se torna uma possibilidade de prostituição para jovens e mulheres.
Sobre o trabalho interdisciplinar é correto afirmar:
É um trabalho entre profissionais que dialogam sobre o conteúdo do trabalho de ambos e produzem diferentes ângulos de intervenção.
É uma relação horizontal, de objetivos claros e plurais.
É um trabalho de parceria, mas cada profissional tem que resguardar as fronteiras de seu saber específico.
É um trabalho onde se configuram diversas profissões que resguardam as fronteiras de seu saber específico.
Atuação conjunta entre profissionais que têm objetivos claros e distintos.
Para decidir por um instrumento de coleta de informações, quer seja entrevista, quer seja questionário, bem como pela formulação das perguntas, o assistente social deve:
considerar o domínio conceitual e experiência sobre o assunto, bem como os recursos materiais disponíveis para a abordagem;
considerar o domínio conceitual, recursos materiais e humanos disponíveis, tendo em vista o cronograma;
considerar o método adotado, o domínio conceitual sobre o problema, a caracterização dos sujeitos, recursos materiais, humanos e de tempo;
partir de estudos anteriores que forneçam os modelos compatíveis com a problemática em estudo;
partir da avaliação da população a ser envolvida, considerando os recursos materiais e de tempo.
O planejamento, como um meio de refletir, estudar, decidir e movimentar-se na construção da intervenção profissional, é um processo racional, composto inicialmente:
pela fase de reconhecimento da necessidade de uma ação sistemática.
pelas fases de problematização e das considerações finais
pelas fases de reflexão, de decisão, de ação e de retomada da revisão
pelas fases de decisão e transferência de poder dos recursos
pelas fases de liberação de recursos e de manifestação do interesse político
Um relatório de pesquisa identificou no Pará, o mais populoso estado da Região Norte, grandes movimentos migratórios nas duas últimas décadas do século XX, em decorrência dos grandes projetos de infra-estrutura (Tucuruí) e de mineração (Trombetas, Barcarena, Carajás), além da corrida do ouro no sul e sudeste do estado (Carajás, Tapajós). Além desses movimentos, foram identificadas também rotas de tráfico de mulheres no estado, onde se pratica o aviamento uma forma de viabilizar o aliciamento de mulheres e jovens para trabalharem em regiões distantes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A frágil presença das instituições governamentais tanto na promoção de direitos básicos quanto na garantia da segurança pública não interfere no aumento do tráfico de seres humanos.
Os significativos eventos sócio-políticos e econômicos, ocorridos na década de 80 em escala planetária, impuseram às organizações públicas e principalmente às privadas a necessidade de uma reestruturação produtiva e a busca por inovações tecnológicas, com o objetivo de aumentar sua eficiência e competitividade, ampliando as demandas colocadas aos profissionais que atuam nas organizações. Em relação às demandas colocadas ao Assistente Social, dentro desse novo cenário organizacional, é incorreto afirmar:
No que se refere aos programas voltados para a qualidade, a demanda à participação do assistente social vai desde o levantamento das necessidades de treinamento, aplicação de avaliações de desempenho, levantamento de clima organizacional, implantação de processos de comunicação interna e sistemas de incentivos, até a preparação de eventos.
O trabalho do assistente social na implantação e desenvolvimento dos programas de qualidade de vida no trabalho tem como base o levantamento do nível de satisfação no trabalho, a partir da percepção do próprio trabalhador através da pesquisa e análise de aspectos significativos, tais como: seu posicionamento em relação ao posto de trabalho, fatores do ambiente de trabalho que necessitam de modificações, relacionamento interpessoal e processo de comunicação interna.
A atuação do assistente social nas organizações está restrita ao trabalho com as famílias dos funcionários, implementando projetos que busquem identificar as fontes de dificuldades familiares, as possibilidades de mudanças e todos os recursos que contribuam para que as famílias consigam articular respostas compatíveis com uma melhor qualidade de vida.
O desafio profissional do assistente social nas organizações é direcionar sua ação para o atendimento das necessidades sociais dos trabalhadores e ainda ampliar seu campo de trabalho através de sua competência técnico-operativa, respondendo às novas demandas de forma ética e comprometida com a defesa da dignidade dos trabalhadores.
Uma das demandas colocadas ao assistente social nas organizações é atuar como agente intermediador de garantia de direitos e benefícios aos seus funcionários.
Quando o Assistente Social coordena grupos, deve observar as modificações de postura corporal, expressões faciais, olhares, gestos dos integrantes do grupo, visto que estas formas de comunicação dão indícios de relações existentes no grupo. Tal assertiva é:
falsa, pois o processo grupal não se efetiva pela comunicação não verbal e sim pelas ações do grupo;
verdadeira, pois o processo grupal e as relações grupais não se restringem somente ao que é verbalizado;
verdadeira somente para os casos de grupos formados por pessoas portadoras de deficiência visual e auditiva;
falsa, pois a observação do não verbal pode ser tendenciosa e o profissional não tem preparo psicológico para essa avaliação;
falsa, pois as pessoas se comunicam através da linguagem oral e é esse o material necessário ao trabalho profissional.
Segundo alguns autores, o assistente social é um profissional que trabalha com políticas sociais, de corte público ou privado, e é essa a determinação fundamental na constituição da sua profissão. As políticas sociais públicas são uma das respostas privilegiadas à questão social, ao lado de outras formas acionadas para o seu enfrentamento pelo diferentes segmentos da sociedade civil que têm programas de atenção à pobreza, como as corporações empresariais, as organizações não-governamentais e as formas de organização das próprias classes sociais para fazer frente aos níveis crescentes de exclusão a que se vêem submetidas. Essa visão
Contempla a inserção do assistente social nos processos de trabalho no campo das políticas públicas.
Nega a presença do Serviço Social inserido no terceiro setor, pois cabe somente ao Estado promover a execução das políticas públicas
Adverte para as dificuldades da atuação no campo das políticas públicas, no qual o Serviço Social é o principal ator.
Alerta sobre o campo de trabalho do Serviço Social no mercado brasileiro a partir de 1988.
Defende que a necessidade de apreender o conjunto dos atores acionados para o enfrentamento da questão social é secundária.
Os conselhos, concebidos como condutos de participação social, têm-se constituído por isso mesmo, em um rico espaço de realização do trabalho social comprometido com a resistência. Sobre a atuação dos assistentes sociais nos conselhos é correto afirmar:
Os conselhos, como espaço de atuação do assistente social, não demandam desse profissional a utilização de seus conhecimentos técnico-operativos, pois contemplam somente uma faceta de seu exercício profissional: a dimensão política.
O assistente social só pode ter assento nos conselhos como representante da categoria de profissionais da área.
O papel e a condição de conselheiro/representante é comum a todos os que estão nos conselhos, inclusive para o assistente social, tendo suas atribuições específicas restringidas ao que está estabelecido na legislação e no regimento do respectivo conselho.
O assistente social, como conselheiro, pode realizar nos conselhos a agenda e os compromissos postos no projeto ético-político da profissão, tendo como objetivo a ampliação desses conselhos para que as políticas ali deliberadas sejam de fato públicas.
O assistente social compõe os conselhos de políticas sociais públicas e de defesa de direitos somente na condição de trabalhador, prestador de serviço, pesquisador/assessor, nunca como gestor ou usuário.
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