Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Reforma do Estado Brasileiro, formulada por Bresser Pereira no governo presidencial de Fernando Henrique Cardoso, dispõe que o Estado deve ser dividido em setores que constituem seu núcleo estratégico, com atividades e serviços de sua exclusividade. São eles:
Poder Judiciário, Ministério do Trabalho, Poder Executivo e Câmara Federal;
Poder Legislativo, Ministérios, Secretarias Estaduais e Municipais;
Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público;
Superintendências, Poder Executivo, Tribunais de Justiça e do Trabalho;
Poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público e Senado Federal.
Quando o campo da intervenção do assistente social é a realidade cotidiana das populações em seus ambientes, um dos requisitos a ser considerado no seu trabalho, nesses ambientes, é a participação dos sujeitos sociais e de suas representações. Sobre o assunto, é correto afirmar
No contexto brasileiro, a participação da maioria dos sujeitos sociais só deve acontecer através de suas representações sócio-organizacionais
Os conselhos municipais são o único espaço de participação das classes populares.
O voto nas eleições municipais é a única forma de participação reservada às comunidades mais pobres
A participação é um processo social acessível a todos por diferentes instrumentos (plebiscito, iniciativa popular de lei, conselhos, etc.).
O plebiscito é o único recurso para a participação popular
Um relatório de pesquisa identificou no Pará, o mais populoso estado da Região Norte, grandes movimentos migratórios nas duas últimas décadas do século XX, em decorrência dos grandes projetos de infra-estrutura (Tucuruí) e de mineração (Trombetas, Barcarena, Carajás), além da corrida do ouro no sul e sudeste do estado (Carajás, Tapajós). Além desses movimentos, foram identificadas também rotas de tráfico de mulheres no estado, onde se pratica o aviamento uma forma de viabilizar o aliciamento de mulheres e jovens para trabalharem em regiões distantes. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.
Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes é a relação de mercantilização e abuso de seus corpos por exploradores sexuais, organizados em redes de comercialização, dela excluindo-se pais ou responsáveis.
Durante um longo período, o Serviço Social esteve vinculado a uma concepção que definia a natureza da profissão de maneira auto-explicativa. Baseado nessa concepção é incorreto afirmar:
A profissão era essencialmente prática e exigia um quadro de referências teórico-valorativas necessárias à ação profissional.
O Serviço Social, estava situado como uma profissão prática mediadora no seio da prática social.
O marco filosófico do Serviço Social era dado pela visão humanista-cristã de valorização da dimensão pessoal e social do homem.
O objeto profissional era o homem no processo de interação com o seu meio social.
Havia um conjunto de papéis e funções naturais, próprias do Serviço Social, particularmente a ação educativa em situações-problemas dos indivíduos, grupos ou coletividades.
O quadro da investigação social define, basicamente, dois tipos de observação participante: a observação natural e a observação artificial. A observação artificial tem como característica principal:
eleição dos membros mais ativos e participantes para representar o grupo;
o desejo do observador em tornar-se um participante reconhecido pelo grupo;
uma breve fase de exploração do funcionamento do grupo, por parte do observador;
a integração do observador ao grupo, com a finalidade de obter informações;
o pertencimento do observador à mesma comunidade ou grupo que investiga.
Sobre os Conselhos de Assistência Social, é INCORRETO afirmar
A sua composição deve garantir a paridade entre governo e sociedade civil
Movimentos de meninos e meninas de rua se caracterizam como "organizações de usuários" e podem fazer parte dos Conselhos de Assistência Social
Entidades privadas constituídas como pessoas jurídicas não podem ter representantes nos Conselhos de Assistência Social, ainda que atuem na defesa de interesses coletivos na área social
São compostos por representantes do governo, dos usuários da assistência social, das entidades de atendimento e prestação de serviços na área de assistência social e dos trabalhadores do setor
Associações de moradores têm assento nos Conselhos de Assistência Social
Um fenômeno social típico no espaço urbano nos dias de hoje tem sido a verdadeira proliferação de grupos de pessoas organizadas na forma de gangues, sob motivações diversas, que envolvem arruaças, brigas, lesões corporais e até mortes, além do consumo de álcool e(ou) drogas ilícitas. Em sua ampla maioria, as gangues são compostas por menores de idade, e, entre seus membros adultos, a maioria deles costuma estar abaixo dos 23 anos de idade.
Acerca do assunto objeto do texto acima, julgue os seguintes itens.
A violência com requintes de crueldade cresce em intensidade quanto mais o indivíduo violento estiver intoxicado, com a mente obnubilada, com total falta de senso crítico e irresponsabilidade pelos atos de violência.
"A cidadania social é a categoria fundante do welfare state. Nessa concepção, compreende-se que esse conceito deve envolver a garantia de direitos sociais, com status legal e prático de direitos de propriedade invioláveis e assegurados na base da cidadania e não na inserção no mercado formal de trabalho". Nessa perspectiva a afirmação correta é:
A cidadania é garantia dos mínimos sociais e rompe na concepção do welfare state com o modelo meritocrático e com a vinculação dos direitos sociais à ocupação do indivíduo no mercado formal de trabalho.
Mantém a cidadania regulada, cujo acesso ao sistema de proteção social é vinculado ao ingresso no mercado formal de trabalho.
Quem contribui para a riqueza nacional tem direito a benefícios diferenciados conforme seu status ocupacional.
O sistema de proteção social (welfare state) se caracteriza por ser paternalista, coorporativista e hierarquizante.
A cidadania social consiste na garantia de direitos, a partir de uma política de assistência social contributiva.
A verificação da causalidade de um fenômeno exige a compreensão de que:
a observação resulta no conhecimento verdadeiro do fenômeno.
um fator pode dar a explicação completa sobre o fenômeno.
o estudo do fenômeno depende de condições controladas em laboratório.
um único acontecimento sempre provoca outro acontecimento único.
múltiplas condições determinantes, reunidas, tornam provável o fenômeno.
Os direitos do cidadão assegurados pela Constituição podem ser agrupados em três categorias. São elas:
Direitos Civis, Direitos Políticos, Direitos à Saúde.
Direito ao Trabalho, Direitos Sociais, Direitos Políticos
Direitos Sociais, Direitos à Participação, Direitos Civis
Direitos Sociais, Direito ao Lazer, Direitos Políticos
Direitos Civis, Direitos Políticos, Direitos Sociais
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...