Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Conforme estabelece o Estatuto da Criança e do Adolescente para a concessão de pedidos de colocação em família substituta, assinale a alternativa INCORRETA
Guarda, tutela e adoção são as modalidades em que se realiza a colocação em família substituta
Deverão ser levados em conta na apreciação do pedido o grau de parentesco e a relação de afetividade ou de afinidade.
No caso de família substituta estrangeira é admitida apenas a modalidade de adoção
A guarda confere a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais
É permitida a adoção por procuração devidamente registrada em cartório
Julgue os seguintes itens quanto à assistência social no contexto de expansão e valorização do trabalho voluntário, da filantropia e do terceiro setor.
É fato comprovado que, na atenção às necessidades sociais, as organizações voluntárias são mais sensíveis e inovadoras que o setor público.
Com relação à adolescência, julgue os itens que se seguem.
Os profissionais que trabalham com crianças e adolescentes devem vê-los como seres que nascem imaturos, dominados por necessidades básicas primitivas, impulsivas, e que vão estruturando sua personalidade.
"A administração pública no Brasil, à semelhança de outros países latino-americanos, não desenvolveu ao longo do tempo a cultura da avaliação da efetividade do gasto público, especialmente no que tange aos programas sociais". Partindo dessa afirmação, entende-se que a avaliação deve ser:
um instrumento que permite mensurar quanti-qualitativamente os programas sociais, objetivando constatar o impacto social, ou seja, a efetividade, eficácia e eficiência dos resultados.
registro dos dados quantitativos.
instrumento assistemático que permite obter dados sobre os custos do programa.
elemento de controle institucional de caráter fiscalizatório, que deve abordar, mensurar somente aspectos quantitativos.
instrumento que permite mensurar qualitativamente os programas sociais, objetivando identificar o impacto social, ou seja, eficácia e eficiência dos resultados.
A última reforma do sistema previdenciário, feita em 2003:
criou o sistema de previdência complementar, abrindo possibilidade para investimentos em fundos de pensões.
induziu a aplicações em fundos de previdência privada para conservar o padrão salarial da ativa, no caso de valores de aposentadorias acima do teto pago pelo sistema público.
instituiu o chamado "fator de correção" para o pagamento dos benefícios da aposentadoria após vencido o tempo de contribuição.
introduziu legalmente, pela primeira vez, a idade mínima para aposentadoria dos empregados de empresas privadas.
extinguiu a Renda Mensal Vitalícia, dispositivo criado em 1974, de apoio aos idosos com 70 anos e mais.
Considere os seguintes direitos do adolescente privado de liberdade:
I. Entrevistar-se pessoalmente com o representante do Ministério Público.
II. Ser informado de sua situação processual sempre que solicitar.
III. Avistar-se reservadamente com o seu defensor
IV. Não receber advertência das autoridades competentes.
V. Permanecer internado somente na localidade em que reside. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente,
estão INCORRETAS as alternativas
I, II e V
IV e V
I e V.
I, III e IV
II, III e IV.
Com relação à adolescência, julgue os itens que se seguem.
Ao construir sua identidade, o adolescente apresenta estado mental algo confusional, por sentir-se, ao mesmo tempo, uma criança dependente e um adulto independente e, devido à indefinição de sua identidade sexual e de sua inserção no contexto socioprofissional.
A Constituição Federal de 1988 inovou ao trazer um capítulo que afiança direitos sociais. Com isso, a política de assistência social (artigos 203 e 204 da CF), regulamentada pela Lei 8742/93, passou a ser definida como:
Política de Seguridade Social não contributiva, que visa prover os mínimos sociais através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade; proteção à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
Política de seguridade social contributiva, tendo como objetivo proteção à família, à maternidade, à infância e à velhice; garantia de um salário mínimo mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover sua própria manutenção ou tê-la provida por sua família.
Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso de 70 anos que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.
Política de Seguridade Social não contributiva que visa prover mínimos sociais, tendo por objetivos a proteção à família, integração ao mercado de trabalho; garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso cuja renda familiar seja igual a 1/2 (meio) salário mínimo.
Política de Seguridade Social não contributiva, que visa a prover os mínimos sociais através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública, atualmente gestionada pelo Ministério de Promoção e Assistência Social.
Em Florestan Fernandes, "o modo pelo qual os homens transformam socialmente a organização da sociedade e pode ser representado, conceptualmente, pelo destino do mundo em que vivem, com os ideais correspondentes [.....] e de domínio ativo crescente sobre os fatores de desequilíbrio da sociedade de classes" é um conceito de desenvolvimento social que se baseia:
numa abordagem estrutural-funcional;
na Teoria das Relações Humanas;
nos fundamentos do Enfoque Sistêmico;
na perspectiva desenvolvimentista;
na análise histórico-sociológica.
Os desafios decorrentes da exclusão e vulnerabilidade impõem à Assistência Social o desempenho de quatro funções distintas. Sobre essas funções, assinale a alternativa INCORRETA
A função de inserção tem por objetivo propiciar aos destinatários da assistência social o acesso a bens, serviços e direitos usufruídos pelos demais segmentos da população
A função de prevenção tem por objetivo evitar que o cidadão, nas situações circunstanciais de vulnerabilidade, resvale do patamar de renda alcançado ou perca o acesso que já possui aos bens e serviços, a despeito de estar acima da linha de pobreza e/ou atendido pelas políticas socioeconômicas setoriais.
A função de inclusão tem por objetivo canalizar os esforços da assistência social para atender os segmentos populacionais voluntariamente excluídos das políticas sociais básicas
A função de proteção tem por objetivo atender as populações excluídas e vulneráveis socialmente, garantindo seu acesso à renda e ao consumo de bens e serviços essenciais à vida
A função de promoção tem por objetivo promover a cidadania, eliminando relações clientelistas que não se pautam por direitos e que submetem, fragmentam e desorganizam os destinatários da assistência social
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...