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Na avaliação de projetos sociais, são utilizados importantes critérios avaliativos diferenciados: eficiência, eficácia e efetividade. Correlacione as colunas A e B.
Coluna A
( 1 ) Avaliação de eficiência
( 2 ) Avaliação de eficácia
( 3 ) Avaliação de efetividade metas propostos.
Coluna B
( ) Compara o custo do projeto com o benefício introduzido por ele.
( ) Avalia o quanto o projeto foi capaz de alcançar em termos dos objetivos e
( ) Avalia a quantidade de mudanças significativas na qualidade de vida do público beneficiário da ação que o projeto ou política foi capaz de produzir.
( ) É um tipo de avaliação que dá ênfase a uma maior racionalização dos gastos.
A alternativa com a seqüência correta, de cima para baixo, é:
1 - 2 - 1 - 3
1 - 3 - 1 - 2
2 - 3 - 1 - 1
1 - 2 - 3 - 1
3 - 1 - 2 - 1
O Planejamento, enquanto um conjunto orgânico, intencional, de ações contínuas e sistemáticas que implicam uma metodologia de intervenção, pressupõe os seguintes instrumentos de execução:
controle, avaliação e monitoramento;
fases, etapas e cronograma;
planos, projetos e programas;
funções, atribuições e competências;
justificativa, objetivos e finalidade.
Com relação à gestão dos serviços assistenciais, é competência do Gestor Municipal:
Coordenação geral do sistema descentralizado e participativo da Assistência Social
Formulação de política para a qualificação sistemática e continuada de recursos humanos
Execução de forma direta dos benefícios eventuais, serviços assistenciais, programas e projetos, ou coordenação da execução realizada pelas entidades e organizações da sociedade civil
Formalização e instalação de comissão intergestora bipartite, a partir da indicação dos representantes dos municípios.
Articulação com outras políticas públicas de âmbito estadual, com vistas à inclusão dos destinatários da assistência social.
A tendência do ser humano a um natural agrupamento fica bastante intensificada na adolescência, tornando-se o grupo o habitat natural dos adolescentes. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Em grupo, os adolescentes sentem-se menos expostos às críticas, diluem a vergonha, a culpa e os sentimentos de inferioridade, ao partilharem os mesmos problemas e reforçaram a auto-estima a partir da imagem que os outros lhes remetem.
Segundo Marilda Vilella lamamoto, o surgimento do Serviço Social no Brasil "se dá no seio do bloco católico, que manterá por um período relativamente longo um quase monopólio da formação dos agentes sociais especializados...". Em relação a esse período histórico, dizia-se que a prática do Serviço Social era:
lutar pela universalização de acesso a bens e serviços relativos aos programas e políticas sociais.
ampliar e consolidar a cidadania, com vistas à garantia dos direitos civis, sociais e políticos das classes trabalhadoras.
colocar ou recolocar, por meio de um trabalho de ajuda e educação, os indivíduos e suas famílias em condições normais de existência, suscitando-lhes o esforço pessoal de auxílio mútuo, de adaptação ou readaptação.
de natureza pedagógica e com forte influência desenvolvimentista, objetivando a explicação ao indivíduo de que seu problema era devido a fatores estruturais.
de natureza transformadora, com forte influência européia e objetivando a garantia dos direitos sociais.
A ética profissional, no exercício da prática do assistente social, baseia-se:
em princípios básicos de atuação profissional, que supõem o envolvimento emocional controlado e um distanciamento da situação.
em pressupostos individuais, ressaltando-se a responsabilidade frente às implicações da ação profissional.
na neutralidade da ação profissional e respeito a si mesmo e aos usuários e empregadores.
no enfrentamento moral e militante das seqüelas da questão social.
em sua vinculação com projetos societários, tendo por eixo a defesa e universalização dos direitos sociais e de mecanismos democráticos de regulação social.
Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, asseguram-se como direitos sociais:
A educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a assistência aos desamparados.
A inviolabilidade da liberdade da consciência e crença, além do livre exercício dos cultos religiosos
A liberdade de reunião pacífica, respeitando os princípios democráticos, em locais abertos ao público, independente de autorização.
O respeito à integridade física e moral dos presos, das crianças, adolescentes e deficientes.
A plena liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter militar.
A tendência do ser humano a um natural agrupamento fica bastante intensificada na adolescência, tornando-se o grupo o habitat natural dos adolescentes. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Uma das formas de o indivíduo adquirir consciência e reafirmar o seu valor é por meio da busca de um reconhecimento por parte dos seus pares e do seu meio social, daí a busca de um grupo.
Com base no que estabelece o Código de Ética Profissional - Título II - Dos Direitos e das Responsabilidades Gerais do Assistente Social, assinale a 2a coluna de acordo com a 1a.
A seqüência correta, de cima para baixo, está na alternativa:
3 - 1 - 2 - 1 - 3 - 2
3 - 1 - 1 - 2 - 3 - 2
3 - 1 - 1 - 2 - 2 - 3
3 - 2 - 1 - 1 - 3 - 2
3 - 2 - 3 - 1 - 1 - 3
As medidas sócio-educativas têm objetivos fundamentais de:
orientar, educar e possibilitar alternativas aos adolescentes;
atender, encaminhar e elaborar estudos sociais sobre os adolescentes, suas famílias e seu futuro;
investigar, diagnosticar e punir adolescentes em litígio com a lei;
condicionar os adolescentes às regras definidas pelos adultos;
garantir o direito do adolescente de não se responsabilizar pelos seus atos.
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