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No projeto de pesquisa, o referencial teórico revela as preocupações do pesquisador e assume também, outras funções, como:
facilitar o tratamento estatístico dos dados.
apresentar o estado da arte sobre o assunto e identificar as lacunas a serem supridas pelo estudo.
sinalizar para a definição da metodologia.
registrar conclusões sobre o estudo.
tratar da relevância do estudo.
O pesquisador tem necessidade de se posicionar epistemologicamente ante o objeto ou fenômeno a ser estudado. Na abordagem orientada pelo materialismo dialético:
a visão de mundo se fundamenta na ordem estrutural.
a realidade tem uma dimensão subjetiva e histórica.
o objetivo da pesquisa é procurar e testar teorias que explicam a estrutura dos fenômenos em movimento.
o indivíduo é considerado ontologicamente como sujeito na ordem do universo.
o objeto de estudo é constituído por elementos da realidade e das relações entre eles.
Um novo espaço ocupacional do assistente social focaliza a questão da sustentabilidade do desenvolvimento. Situações como as vivenciadas em cooperativas habitacionais - cujo lixo é depositado nas ruas, onde não há arborização, não há água nem saneamento e crianças trabalham - demandam do profissional uma atuação que contemple:
1) educação ambiental para crianças, adolescentes e seus familiares.
2) projetos de geração de emprego e renda para as crianças.
3) processos de mobilização da comunidade para reivindicar infra-estrutura do poder público.
4) a conversão do profissional em liderança comunitária local.
5) a realização de pesquisas para conhecimento dos hábitos dos moradores. Estão corretas apenas:
1, 2 e 5
2 e 3
1 e 5
1, 3 e 5
1, 2, 3 e 5
A avaliação de políticas sociais, nos anos 90:
busca contribuir para melhorar a execução de programas sociais.
exige a visualização do beneficiário.
propõe-se a identificar e punir os responsáveis pela má execução de programas e projetos sociais.
pauta-se pelo padrão de ciência neutra e objetiva, excluindo qualquer concepção valorativa.
é atividade que, por exigir aprofundamento, não suporta uma ação interdisciplinar.
A avaliação participativa de políticas e programas sociais:
requer a participação apenas dos beneficiários ou usuários dos programas sociais.
destina-se exclusivamente à análise do impacto dos programas sociais sobre a população alvo.
deve ser flexível e criativa, adaptando-se aos diferentes contextos e públicos-alvo aos quais é dirigida.
privilegia o uso de instrumentos de aferição quantitativa e de análise estatística, voltando-se para os processos de implementação dos programas.
coloca os usuários ou beneficiários dos programas sociais na condução do processo avaliativo.
A análise de uma política social ou de um programa em elaboração, tendo em vista antecipar aspectos a serem considerados no processo decisório, é uma avaliação:
ex-post
de monitoramento.
de eficiência.
ex-ante
de impacto.
O planejamento de políticas, programas e projetos sociais:
é elaborado, mediante a transferência de métodos de planejamento do setor privado para a esfera pública.
tem como pré-requisito a definição das atividades dos procedimentos de execução.
considera a análise das condições objetivas da realidade, prescindindo da compreensão de sua dinâmica.
exclui a definição de recursos financeiros para sua execução.
exige a explicitação dos atores envolvidos, de suas necessidades, vivências e valores.
O órgão da administração municipal responsável pela coordenação, articulação e execução da política de assistência social tem como atribuições:
1) realizar a execução orçamentária e financeira do Fundo de Assistência Social.
2) gerenciar as entidades e organizações prestadoras de assistência.
3) elaborar o Plano de Assistência Social.
4) conceder atestado de registro e certificado de fins filantrópicos às entidades de assistência social.
5) prestar assessoramento técnico ao Conselho de Assistência Social. Estão corretas apenas:
2, 3 e 4
1 e 3
2
1, 2 e 5
3, 4 e 5
Pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Publicas Federais - Lei 9.527/97 -, poderá ser concedida licença ao servidor por motivo de doença:
de todos os familiares que dependam diretamente do servidor;
do cônjuge ou companheiro, dos pais, filhos, padrasto, madrasta, enteado ou dependente;
do esposo ou esposa, desde que haja comprovação apresentada à junta médica especial;
dos filhos, desde que eles sejam menores de 21 anos, apresentada documentação pertinente;
dos pais, sendo que eles deverão ter mais de 65 anos e não ter qualquer remuneração.
Pelo Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Publicas Federais Lei 9.527/97, o prazo para o servidor empossado entrar em exercício, contados da data da posse, é de:
10 dias;
20 dias;
15 dias;
07 dias;
30 dias.
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