Questões sobre Instrumentos Técnicos-Operativos do Serviço Social

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Assinale a alternativa CORRETA sobre os elementos que compõem a estrutura de um Laudo Social:

    A) Introdução; Metodologia; Relato Sintético; Avaliação; Conclusão

    B) Introdução; Identificação dos Sujeitos; Metodologia; Relato Analítico; Parecer Final.

    C) Introdução; Parâmetros legais; Identificação dos Sujeitos; Relato Analítico; Parecer Final.

    D) Introdução; Identificação dos Sujeitos; Metodologia; Relato Analítico.

É um processo de trabalho de competência do assistente social que tem como finalidade conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo à intervenção. É realizado através de entrevistas, visitas domiciliares, pesquisa documental e bibliográfica, observações, juntada de documentos, ou seja, uma série de informações com as quais o profissional constrói/elabora um saber a respeito da população usuária dos serviços sociais e institucionais.

    A) Parecer social.

    B) Relatório social.

    C) Laudo social.

    D) Estudo social.

No cotidiano de trabalho do (a) assistente social, a formação de grupos possibilita, além da troca de experiências, o alcance de um número maior de usuários (as). Sobre o trabalho com grupos é possível afirmar, EXCETO:

    A) O serviço social, como profissão, valeu-se do trabalho articulado com grupos, em especial nas décadas de 1970 e 1980. Nesse período o trabalho com grupos visava à mudança de atitudes e desenvolvia ações para corrigir e reduzir comportamentos dos (as) usuários de acordo com o sistema vigente e o poder hegemônico das sociedades.

    B) Escassez de recursos financeiros para a aquisição dos itens indispensáveis para determinadas atividades lúdicas, rotatividade dos (as) participantes por motivos diversos e falta de acesso a veículo para deslocamento até o local onde ocorrem as reuniões são alguns obstáculos que o (a) assistente social que trabalha com grupos pode se deparar.

    C) Algumas habilidades são necessárias ao (a) assistente social no trabalho com grupos, tais como: assumir uma presença motivadora e menos impositiva, desenvolver a percepção, exercitar a flexibilidade, fazer o uso de um pensamento sistemático, identificar o conjunto de métodos por meio dos quais poderá auxiliar o grupo a atingir seus objetivos.

    D) Análise institucional, estudos de caso, entrevista e observação são programas e projetos que demandam a importância do trabalho em grupo.

Sobre o processo de trabalho e instrumentais técnico-operativos do assistente social, verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) A entrevista é um instrumental técnico-operativo que permite realizar uma escuta qualificada e estabelecer uma relação dialógica intencional com o usuário, através da qual se busca conhecer a realidade social, econômica, cultural e política onde este está inserido e que incide direta ou indiretamente sobre as suas demandas.

    B) A abordagem é muito importante na relação entre assistente social e usuário, constituindo-se como ferramenta imprescindível para subsidiar as decisões sobre as ações a serem realizadas, interferindo no planejamento do trabalho do Assistente Social e no cotidiano dos usuários

    C) A observação, enquanto instrumento profissional, não se dá de forma casual e espontânea, mas através de um planejamento, de uma ação refletida que sabe aonde quer chegar, o que pretende fazer, o que precisa conhecer.

    D) Compreende-se a visita domiciliar como um objeto de tutela e um instrumento que possibilita uma ação de controle sociocultural, em face de sua especificidade de entrar na vida das famílias, legitimando a constatação de inferioridade da população e de superioridade do profissional.

    Claudia, de sessenta e dois anos de idade, devidamente habilitada no conselho regional de serviço social (CRESS), trabalha 25 horas semanais como assistente social, em um núcleo de saúde dentro de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade, ela é responsável pelo acompanhamento de Heitor, um jovem transexual de dezoito anos de idade. Juntamente com Claudia trabalham Caroline, psicóloga, e Paula, pedagoga e recém-graduada em serviço social, mas ainda sem o registro profissional no CRESS. Além de exercer a profissão de assistente social na unidade de internação, Claudia é supervisora de campo para um centro universitário que oferta a graduação em serviço social. Recentemente, esse centro universitário encaminhou quatro estagiários matriculados na disciplina de estágio curricular obrigatório, para avaliação e seleção por Claudia. Na ocasião de um estudo de caso multidisciplinar em que debatiam sobre fatores de risco e proteção de Heitor, Claudia ouviu de Caroline que ele deveria “voltar a ser normal”, que a sua identidade como transexual estava deixando-o em maior vulnerabilidade social.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando as resoluções do CFESS e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
Encaminhar providências e prestar orientação para a defesa de direitos de indivíduos, grupos e à população são ações que podem ser realizadas tanto por Claudia quanto por Caroline e Paula.

    Claudia, de sessenta e dois anos de idade, devidamente habilitada no conselho regional de serviço social (CRESS), trabalha 25 horas semanais como assistente social, em um núcleo de saúde dentro de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade, ela é responsável pelo acompanhamento de Heitor, um jovem transexual de dezoito anos de idade. Juntamente com Claudia trabalham Caroline, psicóloga, e Paula, pedagoga e recém-graduada em serviço social, mas ainda sem o registro profissional no CRESS. Além de exercer a profissão de assistente social na unidade de internação, Claudia é supervisora de campo para um centro universitário que oferta a graduação em serviço social. Recentemente, esse centro universitário encaminhou quatro estagiários matriculados na disciplina de estágio curricular obrigatório, para avaliação e seleção por Claudia. Na ocasião de um estudo de caso multidisciplinar em que debatiam sobre fatores de risco e proteção de Heitor, Claudia ouviu de Caroline que ele deveria “voltar a ser normal”, que a sua identidade como transexual estava deixando-o em maior vulnerabilidade social.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando as resoluções do CFESS e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
Compete a Claudia atender Heitor respeitando suas expressões e identidade de gênero, com reflexões críticas acerca dos padrões de gênero estabelecidos socialmente junto ao seu espaço sócio-ocupacional.

    Claudia, de sessenta e dois anos de idade, devidamente habilitada no conselho regional de serviço social (CRESS), trabalha 25 horas semanais como assistente social, em um núcleo de saúde dentro de uma unidade de internação para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Na unidade, ela é responsável pelo acompanhamento de Heitor, um jovem transexual de dezoito anos de idade. Juntamente com Claudia trabalham Caroline, psicóloga, e Paula, pedagoga e recém-graduada em serviço social, mas ainda sem o registro profissional no CRESS. Além de exercer a profissão de assistente social na unidade de internação, Claudia é supervisora de campo para um centro universitário que oferta a graduação em serviço social. Recentemente, esse centro universitário encaminhou quatro estagiários matriculados na disciplina de estágio curricular obrigatório, para avaliação e seleção por Claudia. Na ocasião de um estudo de caso multidisciplinar em que debatiam sobre fatores de risco e proteção de Heitor, Claudia ouviu de Caroline que ele deveria “voltar a ser normal”, que a sua identidade como transexual estava deixando-o em maior vulnerabilidade social.

Acerca dessa situação hipotética, julgue o próximo item, considerando as resoluções do CFESS e a Lei de Regulamentação da Profissão de Assistente Social.
Claudia deve elaborar uma opinião técnica, assinando e identificando o parecer social com o seu número de inscrição no CRESS.

Com relação à dimensão técnico-operativo do serviço social e a instrumentos, técnicas, estudos, perícia, relatórios, pareceres e laudos sociais, julgue o item subsequente.
Na realização do estudo social, o profissional deve pautar-se somente pelo que for expressamente falado pelo sujeito, o que representa o conteúdo integrante e verídico do objeto de estudo, base para o parecer social.

Com relação à dimensão técnico-operativo do serviço social e a instrumentos, técnicas, estudos, perícia, relatórios, pareceres e laudos sociais, julgue o item subsequente.
No que se refere à posição assumida pelo assistente social, tanto nas suas relações com os sujeitos, quanto nos pareceres sociais que emite, a reflexão ética é secundária ao conhecimento científico, porque o objetivo fundamental é uma opinião técnica.

Com relação à dimensão técnico-operativo do serviço social e a instrumentos, técnicas, estudos, perícia, relatórios, pareceres e laudos sociais, julgue o item subsequente.
Na realização de entrevistas, constitui dever e conduta ética do assistente social informar à pessoa entrevistada os objetivos do trabalho.

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