Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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Acerca das atividades de planejamento, gestão, assessoria, qualificação e formação profissional na política de saúde, assinale a opção correta.

  • A.

    Apesar do crescimento do número de assistentes sociais atuando na área, a inserção destes profissionais em processos de auditoria de gestão ainda é inexistente.

  • B.

    A assessoria em matéria de serviço social, desde que prestada aos movimentos sociais, não é atribuição privativa do assistente social.

  • C.

    A assessoria em serviço social é uma atividade que visa administrar as unidades de forma vertical, com o objetivo de promover a operacionalização da gestão democrática.

  • D.

    O processo de centralização das políticas sociais requer que os assistentes sociais atuem nos níveis de planejamento, gestão e coordenação de equipes, programas e projetos.

  • E.

    Entre as competências dos assistentes sociais relacionadas à qualificação profissional, inclui-se a realização de atividades de capacitação direcionadas a sua categoria profissional.

A respeito das concepções sobre intersetorialidade e os campos de produção de conhecimento sobre a temática, assinale a opção correta.

  • A.

    Na política educacional, a intersetorialidade é vista como uma solução para a precarização da gestão escolar e consequentemente preenche as lacunas do sistema educacional.

  • B.

    Considerando as diferentes concepções sobre intersetorialidade, pode-se afirmar que existe um consenso discursivo e um dissenso prático, marcado pela contradição entre a necessidade de integração de práticas e saberes e um aparelho estatal setorializado.

  • C.

    A assistência social e a educação são as duas áreas de conhecimento que mais têm produzido sobre intersetorialidade, embora os melhores conceitos definidores da categoria sejam da medicina social.

  • D.

    Segundo a produção teórica da Administração Pública, a intersetorialidade é uma proposta de administração interna do governo que visa compartilhar as responsabilidades entre as políticas públicas, desafogando, assim, as que estão sobrecarregadas.

  • E.

    A saúde coletiva vem apresentando, ao longo dos anos de produção sobre intersetorialidade, uma visão exógena sobre a temática, isto é, toma a iniciativa de juntar-se com os demais setores para prevenir problemas de saúde.

No que diz respeito à intersetorialidade, assinale a opção correta.

  • A.

    O planejamento, sob o prisma da intersetorialidade, possui caráter normativo e prescritivo para se alcançar a sinergia dos diferentes atores e políticas envolvidos nas ações.

  • B.

    A intersetorialidade contribui para a dissolução das disciplinas e anulação dos espaços específicos das políticas setoriais.

  • C.

    A intersetorialidade tem suas bases na tradição da ciência moderna, segundo a qual os saberes passaram a se articular de modo a propiciar uma análise global dos problemas.

  • D.

    A intersetorialidade visa a união de diferentes setores para fortalecer a ação do Estado sobre o controle da população.

  • E.

    A intersetorialidade possibilita construir uma visão complexa do objeto de intervenção estatal comum a diferentes áreas, a partir dos aportes e acúmulos dos diferentes setores.

A respeito de modelos na avaliação e gestão de políticas com propósito de mudança, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação de impactos centra-se no critério de efetividade para analisar as mudanças quantitativas e qualitativas sobre as condições de vida de uma população.

  • B.

    O modelo de avaliação política da política fixa sua análise nos impactos políticos, com base no conceito de cidadania, entendido como igualdade perante a lei.

  • C.

    A avaliação de processos foca-se, sobretudo, na análise da eficiência do programa ou política, isto é, na relação custobenefício (investimento x resultados).

  • D.

    A distribuição de bens e serviços e o atendimento das demandas em detrimento do crescimento demográfico são objetivos das políticas com propósito de mudança.

  • E.

    O monitoramento é um modelo de avaliação em que membros externos à execução do programa verificam o cumprimento das metas propostas.

No que se refere à avaliação de políticas e programas sociais, assinale a opção correta.

  • A.

    A avaliação deve ocorrer somente após o término da implementação do programa, pois, do contrário, apresentará falhas que poderão comprometer os resultados.

  • B.

    A seleção do tipo de avaliação a ser utilizada depende exclusivamente da preferência do avaliador, já que se aplica a qualquer contexto.

  • C.

    O objetivo da avaliação de políticas e programas sociais é oferecer informações sobre o impacto de medidas públicas orientadas para mudança de comportamentos e situações.

  • D.

    Nas pesquisas avaliativas para verificação do cumprimento de objetivos, o único critério válido é a eficiência.

  • E.

    A avaliação de políticas e programas sociais deve ser um ato neutro, para que não haja defesa de interesses políticos de nenhum dos envolvidos.

Assinale a opção correta no que se refere a planos, programas e projetos na lógica do planejamento.

  • A.

    O programa caracteriza-se como o instrumento mais próximo da execução, ou seja, é uma unidade mais operativa de ação do que o projeto.

  • B.

    Em um plano, os problemas são selecionados por área de concentração que podem resultar em programas e projetos.

  • C.

    Na lógica do planejamento, o projeto exige maior âmbito de ação e menor grau de detalhamento.

  • D.

    O planejamento estratégico é indicado para os casos que exigem maior grau de certeza para predizer o futuro, por permitir o controle total dos resultados das ações.

  • E.

    A condição para caracterização de um planejamento participativo é a existência de grupos sociais homogêneos envolvidos no processo.

Os indicadores sociais utilizados nos processos de planejamento e formulação de políticas sociais, são caracterizados como

  • A.

    elementos de ligação entre a teoria social e a evidência empírica dos fenômenos.

  • B.

    dados brutos recolhidos da observação da realidade social.

  • C.

    informações detalhadas sobre grupos sociais desfavorecidos.

  • D.

    instrumentos operacionais para formar o sistema geral de estatística pública.

  • E.

    informações restritas e relacionadas a dados da dinâmica demográfica do país.

A avaliação de políticas sociais tem sido tratada teórica e metodologicamente sob a ênfase das formas de condução de um conjunto diversificado de técnicas e instrumentos de verificação de processos e de resultados, sem pensar a função das políticas na consolidação do Estado democrático e de direito. Sob um ponto de vista mais crítico, a avaliação das políticas sociais deve se dirigir

  • A.

    à mensuração da relação custo‐benefício de seus programas, projetos e ações.

  • B.

    à verificação da eficácia e eficiência dos programas sociais.

  • C.

    ao conjunto de programas, projetos e ações que universalizaram direitos.

  • D.

    à verificação da efetiva capacidade de cobertura dos mais necessitados pelos programas sociais.

  • E.

    à adequação constante das ações previstas com as metas definidas.

"“Uma instituição contratou uma equipe especializada em avaliação de programas e projetos para a realização de um estudo sobre as ações que realiza a cada ano como parte de suas funções sociais numa determinada área de atuação no campo das políticas sociais. Esse estudo avaliativo deveria identificar a efetividade, a eficiência e a eficácia de suas ações, assim como o impacto das mesmas. Para tanto, a equipe contratada teria que realizar uma avaliação ex-post".”

A partir da situação apresentada identificam-se diferentes tipos de avaliação de políticas e programas. Eles estão classificados, na sequência em que aparecem no texto, respectivamente,

  • A.

    em função dos objetivos, do destinatário da avaliação e da posição de quem a realiza.

  • B.

    em função dos objetivos, da posição de quem realiza e do destinatário.

  • C.

    em função da posição de quem realiza, dos objetivos e do momento em que é realizada.

  • D.

    em razão do momento em que é realizada, do destinatário da avaliação e dos objetivos.

  • E.

    em função da posição de quem realiza, do momento em que é realizada e do alcance.

Os processos de avaliação das políticas, programas e projetos sociais, se organizam a partir das seguintes etapas: I) identificação do problema (construção da agenda com base nas demandas); II) formulação de objetivos relativos ao problema identificado; III) tomada de decisão; IV) execução; V) avaliação de processo e/ou impacto; VI) finalização ou manutenção da política, programa ou projeto em decorrência da avaliação.

Esse modo de conduzir os processos de avaliação tem sido objeto de crítica por deixar de apreender as políticas e, consequentemente, os programas e projetos, em sua perspectiva

  • A.

    financeira.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    histórica.

  • D.

    diagnóstica.

  • E.

    técnica.

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