Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

Lista completa de Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação ao planejamento como processo técnico-político e à avaliação de planos, programas e projetos, julgue os itens a seguir.

Há uma tendência atual em resgatar o planejamento tradicional ou normativo, segundo o qual a noção de estratégia é absorvida para que se imprima sentido político à gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao planejamento como processo técnico-político e à avaliação de planos, programas e projetos, julgue os itens a seguir.

O programa possui um maior nível de detalhamento das operações a serem executadas que o projeto, e este, por sua vez, tem maior nível de agregação de decisões que o plano.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma instituição sugere que o Assistente Social participe do processo avaliativo de um de seus projetos sociais. Segundo Myrian Veras Baptista (2000), para que essa avaliação seja consistente é necessário

  • A. levantar todas as variáveis dependentes e independentes que permearam o processo de trabalho, além de organizar um dossiê minucioso sobre os custos do projeto.
  • B. organizar uma linha de raciocínio sistêmico, tendo como pressuposto aspectos do input e output, considerando que os objetivos devem se ajustar aos meios.
  • C. abandonar o enfoque fragmentário, pensar a proposta a partir de premissas metodológicas que ponham ênfase na totalidade, no caráter histórico dos processos sociais e no objetivo transformador.
  • D. abandonar o enfoque fragmentário que enfatizem a totalidade e a historicidade dos processos sociais, mas que sempre considerem os objetivos ajustadores, pois a ferramenta do planejamento será sempre funcionalista.
  • E. estabelecer juízo de valor sobre os fatos e processos decorridos desde o início do projeto, considerando que uma avaliação só respeitará os princípios dialéticos se for privilegiada a dimensão subjetiva.

O processo de planejamento, dentro do contexto institucional, envolve a operacionalização da demanda. Nesta linha, para Baptista (2000) a ação profissional deve

  • A. reestruturar essa demanda mediando interesses diversos numa determinada direção ético-política, o que significa reconstruir o objeto de intervenção que envolve o planejamento.
  • B. considerar que sempre há um antagonismo entre os interesses da instituição e de seus usuários, e constituir o objeto abordado no planejamento com base nas regras gerais da instituição.
  • C. recusar mecanicamente as demandas da instituição e formar uma trincheira em defesa dos usuários.
  • D. avaliar a demanda advinda dos reclamos dos usuários, mas responder exclusivamente dentro dos limites legais impostos pela instituição na medida em que, neste caso, dada a racionalidade exigida no planejamento, o senso comum dos usuários pode levar o profissional a cometer equívocos.
  • E. manter sua acuidade inequívoca e manter seu objeto de intervenção, alvo originário do processo de planejar, que se coloca sempre de forma rígida, no entanto, não pode deixar-se guiar por pressupostos ético-políticos, pois esta dimensão retira a racionalidade técnica do planejamento.

Tendo sido convidado a avaliar um projeto social em desenvolvimento no seu campo de trabalho, o Assistente Social tomou como pressuposto que

  • A. processos avaliativos têm sempre repercussões com os seus sujeitos, portanto, ao identificar as falhas torna-se primordial punir seus responsáveis.
  • B. avaliar é um procedimento essencialmente unilateral e seu processo de junção das diferentes visões é posterior à construção individual de pareceres.
  • C. a opção pelo modelo quantitativo permite mais exatidão e, com isso, retira a perspectiva subjetiva que pode aferir resultados imprecisos e, com isso, influenciar a tomada de decisões equivocadas posteriormente.
  • D. o processo avaliativo só pode acontecer com características do ex-post, pois permite escolher as melhores condições para a continuidade do projeto, além da definição clara de indicadores objetivos, na medida em que não há como definir indicadores de avaliação que afiram a conquista ou não de direitos sociais.
  • E. a avaliação deve ser compreendida como base para uma tomada de decisões racional e inteligente, ou para solucionar problemas e promover o conhecimento e a compreensão dos fatores associados ao êxito ou ao fracasso de seus resultados.

Como um instrumento para a intervenção do serviço social, o planejamento estratégico

é efetuado, exclusivamente, pela alta administração da organização e direcionado para resultados em curto prazo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como um instrumento para a intervenção do serviço social, o planejamento estratégico

como ferramenta do processo de administração estratégica valoriza a centralização e verticalização das decisões e enfatiza as funções de controle.

  • C. Certo
  • E. Errado

Como um instrumento para a intervenção do serviço social, o planejamento estratégico

define-se como um processo gerencial, com enfoque sistêmico e com potencial para estimular a convergência de esforços.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração e ao planejamento na ação profissional do(a) assistente social, julgue os itens subsequentes.

Os métodos de planejamento tradicionais reconhecem a importância da variável política e descartam a dicotomia existente na frase “planejar é uma coisa, fazer é outra”.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração e ao planejamento na ação profissional do(a) assistente social, julgue os itens subsequentes.

Quanto mais complexo o objeto do planejamento, menor número de variáveis deve ser considerado para o cálculo futuro; além disso, exige-se conhecer, controlar e estabelecer relações causais entre todas as variáveis.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...