Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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O assistente social, ao participar num processo de planejamento, deve considerar que:

  • A.

    na definição dos objetivos, é necessário determinar precisamente o que o planejamento pretende alcançar, evidenciando os tipos de dados que indicarão a extensão do que será realizado e os padrões que permitirão sua avaliação.

  • B.

    a ação é concebida e executada tendo em conta, de forma prioritária, as intencionalidades ocultas das lideranças locais.

  • C.

    o objetivo geral expressa a decomposição dos objetivos específicos e apontam os resultados a serem alcançados em cada área e indicam a previsão dos resultados atingíveis.

  • D.

    o plano delineia as decisões de caráter específico do sistema, suas especificidades, e deve ser formulado com toda a complexidade do processo de execução do planejamento, sobretudo se este corresponder à modalidade de estratégico.

  • E.

    dentre as dimensões essenciais do plano, é prioritária a que diz respeito ao volume correspondente aos resultados subjetivos e não mensuráveis.

Segundo Myriam Veras Baptista (2000), o planejamento pode ser considerado

  • A.

    processo dialógico com as seguintes operações: reflexão, ação e revisão, em função de que a tomada de decisão não compõe o espectro do planejamento.

  • B.

    ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica funcional e fenomenológica, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo objetivos e definindo estratégias.

  • C.

    dimensão reflexiva com operações simples, sem vinculação político-ideológica.

  • D.

    ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica própria, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo- se objetivos e definindo estratégias.

  • E.

    dimensão multidimensional, com operações simples que inclui três etapas: decisão, reflexão e revisão.

A intersetorialidade pode ser compreendida como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas. Mais do que justapor ou compor projetos que continuem sendo formulados e realizados setorialmente, a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do Estado, entre as quais se destacam dois aspectos. São os desafios relacionados:

I. a ameaça que a intersetorialidade representa para a preservação de saberes próprios de uma determinada área do conhecimento;

II. a necessária composição dos sujeitos sociais envolvidos na perspectiva da negociação implícita nos encaminhamentos intersetoriais;

III. os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção;

IV. a sensibilização de uma dada equipe profissional para a incorporação da perspectiva de totalidade com vistas a alcançar objetivos comuns;

V. as políticas focalizadas territorialmente, em segmentos da população.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. III e V.
  • E. IV e V.

Ao compor a equipe de trabalho no Ministério Público, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalização em uma instituição para idosos de longa permanência, de caráter não governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliação que tem por objetivo

  • A.

    conhecer o desenvolvimento das ações de um determinado serviço de forma a ultrapassar a dimensão aparente dos resultados, buscando compreender melhor as propostas previstas e as ações empreendidas, considerando para além das dimensões meramente operacionais, mas também sua dimensão política, que perpassa todo o processo desde a proposição até o alcance de metas e objetivos.

  • B.

    realizar uma atividade teórica, cuja concepção da proposta e a realidade da ação não permitem introduzir novos elementos que não tenham sido compostos no projeto inicial, permitindo assim uma análise simétrica e administrativa dos componentes de análise institucional.

  • C.

    aferir resultados pautados em metas quantitativas, pois estas expressam a realidade de forma mais concreta. Não se pode considerar neste tipo de ação as evidências da dimensão política, pois contribuiriam para ofuscar a realidade concreta das metas contratadas, na medida em que expressam o convênio firmado com o Poder Público Local em relação ao cumprimento do direito do idoso.

  • D.

    cumprir os reclamos do cidadão requerente e, para tanto, se deve elaborar um plano de visitas sequenciais às quais só podem acontecer com a presença da equipe técnica, o CMDCA e as demais autoridades que tratam dessa política setorial no âmbito do Poder Local.

  • E.

    construir um dossiê com informações pautadas pela orientação técnica e administrativa, pois num processo avaliativo de serviços socioassistenciais não pode ser considerada a dimensão política da avaliação que se expressa pelas estratégias de intervenção previstas na atenção aos direitos sociais.

O planejamento constitui-se como um importante instrumento no cotidiano profissional do assistente social. A formulação e a escolha das alternativas de intervenção podem ser definidas tomando por base diferentes caminhos, cabendo ao planejador analisar uma proposta considerando suas vantagens e desvantagens. Esse estudo deve considerar

  • A.

    as consequências sociais da ação que implicaria medir a transposição dos segmentos mais vulneráveis para uma nova classe social, como foi o caso daqueles que saíram das classes E e D para a classe C.

  • B.

    as operações que se referem aos procedimentos adotados especialmente em relação aos aspectos financeiros e materiais no que concerne à proposição do projeto.

  • C.

    a análise das operações que considera o grau de envolvimento dos sujeitos atribuindo-lhe valor quantificado com indicadores previamente definidos.

  • D.

    a análise do rendimento político que considera a legalidade e a legitimidade política das alternativas e perceber as potencialidades para aglutinar alianças e provocar rupturas.

  • E.

    as alternativas referentes apenas a procedimentos de natureza técnica relativos ao modo de confronto do objeto do planejamento, sem que expresse uma intencionalidade de cunho político e ideológico.

Na avaliação de programas sociais há especificidades que podem ser destacadas com relação

I. à metodologia: possibilita a avaliação do desempenho do programa, por meio da obtenção, combinação e comparação dos dados e metas.

II. à finalidade: que permite identificar a efetividade e eficácia dos programas.

III. ao papel: atua na verificação de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, além de aferir os méritos do programa durante sua elaboração.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Dentre as atribuições previstas para o assistente social está a avaliação de política e projetos sociais. Existem diferentes linhas que explicam a concepção de avaliação. A chamada emancipatória tem como pressuposto

  • A.

    a descrição, a análise e a crítica de uma dada realidade visando transformá-la, permitindo que as pessoas envolvidas em uma ação possam gerar suas próprias alternativas e se colocar como sujeitos dessa história.

  • B.

    a apreciação do cumprimento de objetivos, metas e análise das metodologias adotadas, assim como a possibilidade de avanços dos caminhos metodológicos.

  • C.

    o processo sistemático de análise isolada de atividades, fato ou coisas, entendendo-os de forma contextualizada para estimular seu aperfeiçoamento.

  • D.

    a leitura pautada no impacto social, assim como nos processos de eficiência, eficácia e efetividade social, considerando a realidade cotidiana e as normas institucionais que regulamentam as instituições e os projetos sociais.

  • E.

    a avaliação do grau de consecução de determinados objetivos, considerando o tempo de sua execução, os indivíduos envolvidos, e o custo dos seus resultados.

O assistente social, em sua atuação profissional, possui a competência de elaborar projetos sociais. Esses projetos, podem ser compreendidos pela

  • A.

    pequena abrangência que podem alcançar, não obtém impactos com mudanças mais perenes.

  • B.

    elaboração de forma isolada, não fazem parte de programas e políticas mais ampliadas.

  • C.

    sua realização em curto prazo, não permite reformulação, sendo uma solução de âmbito estritamente técnico.

  • D.

    praticidade e agilidade, possibilitam participação de vários atores, estabelecimento de parcerias e o enfrentamento de problemas sociais com organização.

  • E.

    objetividade de sua intervenção, sendo adequada para situações mais complexas que envolvem mudança nas relações sociais.

O Planejamento pode ser tratado sob diferentes perspectivas e dimensões, assim compreendidas:

I. a perspectiva lógico-racional: refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.

II. a dimensão política: decorre do fato de ser um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder.

III. a perspectiva científica: aponta para a necessidade da neutralidade axiológica, desprovida de valores ético-políticos.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

O processo de avaliação de política e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua força se encontra na capacidade de publicizar as informações. Nesta linha, suas principais características são:

I. forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto uma atividade sistemática, planejada e dirigida.

II. identifica, obtém e propicia informações válidas e confiáveis suficientes e relevantes para fundamentar um juízo sobre o mérito ou valor de um programa ou atividade específica.

III. serve de base para tomada de decisão racional sobre o desenvolvimento de programas ou ações.

Está correto o que consta em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e II, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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