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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O assistente social, ao participar num processo de planejamento, deve considerar que:
na definição dos objetivos, é necessário determinar precisamente o que o planejamento pretende alcançar, evidenciando os tipos de dados que indicarão a extensão do que será realizado e os padrões que permitirão sua avaliação.
a ação é concebida e executada tendo em conta, de forma prioritária, as intencionalidades ocultas das lideranças locais.
o objetivo geral expressa a decomposição dos objetivos específicos e apontam os resultados a serem alcançados em cada área e indicam a previsão dos resultados atingíveis.
o plano delineia as decisões de caráter específico do sistema, suas especificidades, e deve ser formulado com toda a complexidade do processo de execução do planejamento, sobretudo se este corresponder à modalidade de estratégico.
dentre as dimensões essenciais do plano, é prioritária a que diz respeito ao volume correspondente aos resultados subjetivos e não mensuráveis.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Segundo Myriam Veras Baptista (2000), o planejamento pode ser considerado
processo dialógico com as seguintes operações: reflexão, ação e revisão, em função de que a tomada de decisão não compõe o espectro do planejamento.
ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica funcional e fenomenológica, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo objetivos e definindo estratégias.
dimensão reflexiva com operações simples, sem vinculação político-ideológica.
ferramenta para pensar e agir dentro de uma sistemática analítica própria, estudando situações, prevendo seus limites e suas possibilidades, propondo- se objetivos e definindo estratégias.
dimensão multidimensional, com operações simples que inclui três etapas: decisão, reflexão e revisão.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A intersetorialidade pode ser compreendida como a articulação de saberes e experiências para o planejamento, a realização de avaliação de políticas, programas e projetos, cujo fim é alcançar resultados cooperativos em situações complexas. Mais do que justapor ou compor projetos que continuem sendo formulados e realizados setorialmente, a intersetorialidade traz um conjunto de implicações para a ação do Estado, entre as quais se destacam dois aspectos. São os desafios relacionados:
I. a ameaça que a intersetorialidade representa para a preservação de saberes próprios de uma determinada área do conhecimento;
II. a necessária composição dos sujeitos sociais envolvidos na perspectiva da negociação implícita nos encaminhamentos intersetoriais;
III. os desafios relacionados aos resultados e impactos da intervenção;
IV. a sensibilização de uma dada equipe profissional para a incorporação da perspectiva de totalidade com vistas a alcançar objetivos comuns;
V. as políticas focalizadas territorialmente, em segmentos da população.
Está correto apenas o que se afirma em
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Ao compor a equipe de trabalho no Ministério Público, um assistente social foi solicitado a participar de uma fiscalização em uma instituição para idosos de longa permanência, de caráter não governamental. Esta atividade configurou-se como processo de avaliação que tem por objetivo
conhecer o desenvolvimento das ações de um determinado serviço de forma a ultrapassar a dimensão aparente dos resultados, buscando compreender melhor as propostas previstas e as ações empreendidas, considerando para além das dimensões meramente operacionais, mas também sua dimensão política, que perpassa todo o processo desde a proposição até o alcance de metas e objetivos.
realizar uma atividade teórica, cuja concepção da proposta e a realidade da ação não permitem introduzir novos elementos que não tenham sido compostos no projeto inicial, permitindo assim uma análise simétrica e administrativa dos componentes de análise institucional.
aferir resultados pautados em metas quantitativas, pois estas expressam a realidade de forma mais concreta. Não se pode considerar neste tipo de ação as evidências da dimensão política, pois contribuiriam para ofuscar a realidade concreta das metas contratadas, na medida em que expressam o convênio firmado com o Poder Público Local em relação ao cumprimento do direito do idoso.
cumprir os reclamos do cidadão requerente e, para tanto, se deve elaborar um plano de visitas sequenciais às quais só podem acontecer com a presença da equipe técnica, o CMDCA e as demais autoridades que tratam dessa política setorial no âmbito do Poder Local.
construir um dossiê com informações pautadas pela orientação técnica e administrativa, pois num processo avaliativo de serviços socioassistenciais não pode ser considerada a dimensão política da avaliação que se expressa pelas estratégias de intervenção previstas na atenção aos direitos sociais.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O planejamento constitui-se como um importante instrumento no cotidiano profissional do assistente social. A formulação e a escolha das alternativas de intervenção podem ser definidas tomando por base diferentes caminhos, cabendo ao planejador analisar uma proposta considerando suas vantagens e desvantagens. Esse estudo deve considerar
as consequências sociais da ação que implicaria medir a transposição dos segmentos mais vulneráveis para uma nova classe social, como foi o caso daqueles que saíram das classes E e D para a classe C.
as operações que se referem aos procedimentos adotados especialmente em relação aos aspectos financeiros e materiais no que concerne à proposição do projeto.
a análise das operações que considera o grau de envolvimento dos sujeitos atribuindo-lhe valor quantificado com indicadores previamente definidos.
a análise do rendimento político que considera a legalidade e a legitimidade política das alternativas e perceber as potencialidades para aglutinar alianças e provocar rupturas.
as alternativas referentes apenas a procedimentos de natureza técnica relativos ao modo de confronto do objeto do planejamento, sem que expresse uma intencionalidade de cunho político e ideológico.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na avaliação de programas sociais há especificidades que podem ser destacadas com relação
I. à metodologia: possibilita a avaliação do desempenho do programa, por meio da obtenção, combinação e comparação dos dados e metas.
II. à finalidade: que permite identificar a efetividade e eficácia dos programas.
III. ao papel: atua na verificação de eventuais falhas, o que possibilita corrigir ou confirmar rumos, além de aferir os méritos do programa durante sua elaboração.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Dentre as atribuições previstas para o assistente social está a avaliação de política e projetos sociais. Existem diferentes linhas que explicam a concepção de avaliação. A chamada emancipatória tem como pressuposto
a descrição, a análise e a crítica de uma dada realidade visando transformá-la, permitindo que as pessoas envolvidas em uma ação possam gerar suas próprias alternativas e se colocar como sujeitos dessa história.
a apreciação do cumprimento de objetivos, metas e análise das metodologias adotadas, assim como a possibilidade de avanços dos caminhos metodológicos.
o processo sistemático de análise isolada de atividades, fato ou coisas, entendendo-os de forma contextualizada para estimular seu aperfeiçoamento.
a leitura pautada no impacto social, assim como nos processos de eficiência, eficácia e efetividade social, considerando a realidade cotidiana e as normas institucionais que regulamentam as instituições e os projetos sociais.
a avaliação do grau de consecução de determinados objetivos, considerando o tempo de sua execução, os indivíduos envolvidos, e o custo dos seus resultados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O assistente social, em sua atuação profissional, possui a competência de elaborar projetos sociais. Esses projetos, podem ser compreendidos pela
pequena abrangência que podem alcançar, não obtém impactos com mudanças mais perenes.
elaboração de forma isolada, não fazem parte de programas e políticas mais ampliadas.
sua realização em curto prazo, não permite reformulação, sendo uma solução de âmbito estritamente técnico.
praticidade e agilidade, possibilitam participação de vários atores, estabelecimento de parcerias e o enfrentamento de problemas sociais com organização.
objetividade de sua intervenção, sendo adequada para situações mais complexas que envolvem mudança nas relações sociais.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Planejamento pode ser tratado sob diferentes perspectivas e dimensões, assim compreendidas:
I. a perspectiva lógico-racional: refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.
II. a dimensão política: decorre do fato de ser um processo contínuo de tomada de decisões, inscritas nas relações de poder.
III. a perspectiva científica: aponta para a necessidade da neutralidade axiológica, desprovida de valores ético-políticos.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O processo de avaliação de política e programas sociais pode se constituir como um instrumento de conquista de direitos sociais e um dos pontos de sua força se encontra na capacidade de publicizar as informações. Nesta linha, suas principais características são:
I. forma de pesquisa social aplicada, sendo, portanto uma atividade sistemática, planejada e dirigida.
II. identifica, obtém e propicia informações válidas e confiáveis suficientes e relevantes para fundamentar um juízo sobre o mérito ou valor de um programa ou atividade específica.
III. serve de base para tomada de decisão racional sobre o desenvolvimento de programas ou ações.
Está correto o que consta em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
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