Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

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Quanto ao diagnóstico do problema central do projeto, é incorreto afirmar que

  • A.

    as dimensões descritiva e explicativa do diagnóstico referem-se respectivamente à descrição e dimensionamento das manifestações mais evidentes do problema/busca de explicações sobre as causas e conseqüências do problema.

  • B.

    o diagnóstico prescinde da revisão da bibliografia sobre o tema, de consulta a documentos, da busca e análise de dados secundários, de entrevistas e visitas a campo.

  • C.

    o diagnóstico implica a coleta e análise de dados e informações de natureza quantitativa e qualitativa.

  • D.

    são elementos do diagnóstico: como o fenômeno se apresenta ao longo do tempo e do espaço, suas características, sua incidência, a magnitude, extensão e percepção da população e de outros atores sobre o problema.

Em relação ao processo de planejamento em saúde, assinale a alternativa CORRETA.

  • A.

    O desenvolvimento do processo de planejamento em saúde exige uma equipe de planejadores que tomará como base para a projeção das ações exclusivamente os dados consolidados em séries históricas.

  • B.

    Os dados demográficos e epidemiológicos coletados e sistematizados pelos órgãos oficiais, como das secretarias estaduais de saúde e do IBGE, são privilegiados no planejamento em saúde por oferecerem um panorama genérico do perfil demográfico da população.

  • C.

    Nas organizações de saúde, o planejamento pode envolver seus diretores, chefes de departamentos ou setores, profissionais prestadores de serviços, profissionais de saúde e os usuários ou clientes.

  • D.

    o desenvolvimento do processo de planejamento em saúde, não são consideradas as características das condições de vida da população, no âmbito cultural e social, uma vez que estas não se expressam em dados quantitativos.

  • E.

    O planejamento em saúde visa principalmente gerenciar os recursos financeiros destinados à política de saúde independentemente da realidade sanitária dos cidadãos que utilizam os serviços.

Com base em Tancredi et al. (1998), no que se refere aos níveis de planejamento, relacione a coluna 1 com a definição da coluna 2.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    3 – 1 – 2 – 1 – 3

  • B.

    2 – 1 – 3 – 2 – 3

  • C.

    3 – 2 – 2 – 3 – 1

  • D.

    1 – 2 – 2 – 1 – 3

  • E.

    3 – 1 – 3 – 2 – 2

A respeito dos processos de planejamento e gestão e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.

O planejamento estratégico consiste em estabelecer objetivos concretos para garantir a inexistência de erros futuros.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de planejamento e gestão e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.

Para a avaliação de programas, serviços e(ou) sistemas de atenção à saúde, recomenda-se a utilização da abordagem qualitativa, que corresponde à avaliação da qualidade dos serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de planejamento e gestão e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.

No processo de planejamento, a avaliação deve antecipar-se ao próprio projeto, sendo necessário conhecer o ponto zero, ou seja, o contexto anterior à intervenção do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos de planejamento e gestão e de intervenção profissional, julgue os itens seguintes.

No planejamento estratégico, o estudo de situação, que consiste na caracterização de determinado problema, deve ser recomendado apenas para as situações emergenciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Myrian Veras Baptista, (2000, pp.113-114), afirma: “a avaliação é o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. [...] elementos fundamentais da dialética são reconhecíveis no momento da avaliação”.

Assinale a alternativa que apresenta, segundo a autora, a “dimensão da contradição” presente no momento da avaliação no processo de planejamento:

  • A.

    Não pode ser esquecido que as determinações da sociedade maior se impõem na conjuntura e na ação que se realiza no trabalho localizado.

  • B.

    A avaliação é uma negação do planejado e do realizado para superação. Quando se avalia, coloca-se em questão a proposta, sua realização e seus resultados.

  • C.

    A ação planejada, objeto do planejamento, ocorre no cotidiano, diante das questões imediatas, e o que vai determinar o desempenho é o controle que o planejador e o executor do planejamento tenham sobre as variáveis da objetividade posta pela sociedade.

  • D.

    Nesta dimensão, não se trata de apenas recuperar o processo histórico, mas também de saber interpretá-lo e reconstruí-lo na particularidade da intervenção.

  • E. Na avaliação, será feita, a partir do presente, uma análise crítica do passado, tendo-se a perspectiva de uma intencionalidade social que não está explícita na prática imediata e tem de ser apreendida através da busca de sua significação social.

Segundo Myrian Veras Baptista (2000, p.97), “A planificação, no processo de planejamento, é realizada no momento em que, após a tomada de um conjunto de decisões, definidas em face de uma realidade determinada, inicia-se o trabalho de sistematização das atividades e dos procedimentos necessários para o alcance dos resultados previstos. Essas decisões são explicitadas em documentos que representam graus decrescentes de níveis de decisão.” Nesse sentido, considere as assertivas a seguir:

I. Quando o documento se dedica a um setor, uma área ou a uma região.

II. Quando o documento se refere a propostas relacionadas à estrutura organizacional por inteiro.

III. Quando o documento se detém no detalhamento de alternativas singulares de intervenção.

IV. O documento é o instrumental mais próximo da execução, devendo detalhar as atividades a serem desenvolvidas, estabelecer prazos, especificar recursos humanos e materiais e estruturar receitas e custos.

 V. O documento delineia as decisões de caráter geral do sistema, suas grandes linhas políticas, suas estratégias, suas diretrizes e precisa responsabilidade.

Cada assertiva refere-se respectivamente a:

  • A.

    Programa, plano, projeto, projeto, plano.

  • B.

    Plano, programa, projeto, plano, programa.

  • C.

    Projeto, programa, plano, plano, projeto.

  • D.

    Programa, projeto, programa, plano, plano.

  • E.

    Plano, plano, programa, projeto, plano.

Acerca de planejamento, gestão, programas e projetos, julgue os próximos itens.

O projeto, unidade central do planejamento, é constituído de análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um ministério, de uma secretaria ou de uma unidade.

  • C. Certo
  • E. Errado
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