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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As organizações públicas e privadas monitoram-se e avaliam-se considerando as relações execução-eficiência e decisão-eficácia. Isso incide diretamente nos modelos gerenciais adotados na organização do trabalho e, no caso da gestão pública, nas políticas sociais. Compreender esta relação é a necessidade imperiosa na gestão dos recursos e nos resultados alcançados.
Julgue os itens seguintes:
I Ao se apresentar diferentes parâmetros ou indicadores para avaliar a situação de uma dada realidade, constata-se a diversidade de enfoques que pode dimensionar as suas condições.
II. A avaliação como organizador de uma ação necessária em foco, deve desconsiderar qualquer aspecto da complexidade que torna a avaliação tanto um instrumento de conquista qualitativa, quanto um mecanismo de parcialização, fragmentação e desqualificação do real, senão ela não se consolida como estratégia ou ferramenta de gestão.
III. Avaliação é atribuição de valor, julgamento de mérito sobre o desempenho, o que torna evidente a necessidade de uma referência especial à relevância, aos procedimentos metodológicos adotados e até as estratégias adotadas, para que os resultados não se apresentem repletos de esterilidade.
IV. Em relação aos padrões que definirão os focos da avaliação, o avaliador deve ser infalível e completo quanto à granularidade presente nos diversos aspectos da realidade.
Assinale a alternativa com o(s) item(ns) correto(s)
II apenas.
III e IV apenas.
I e III apenas.
I apenas.
IV apenas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
As discussões hodiernas atualizam a agenda do assistente social na área de planejamento e avaliação de programas e projetos sociais, tanto na iniciativa privada como no setor público.
Analise os itens a seguir:
I. A necessidade atual para seleção de projetos, requer que o processo de avaliação tenha etapas bem delimitadas segundo as metas propostas, o que confere legitimidade e seriedade para os diversos interlocutores que têm interesses diretos e indiretos no sucesso da operacionalização.
II A avaliação processual busca não uma resposta final, mas a compreensão de determinada situação, num determinado contexto, procurando estimular o aperfeiçoamento para dar continuidade à ação.
III A avaliação de programas sociais deve ser percebida de forma abrangente, o que demanda o uso de diversas abordagens e procedimentos metodológicos, além de exigir pesquisa avaliativa e a combinação de procedimentos qualitativos e quantitativos para apreender processos, resultados e impactos.
IV Transformações e demais impactos da ação social podem não ser perceptíveis imediatamente após o final da ação, sendo necessárias verificações após meses ou alguns anos, dependendo do tipo de programa. Daí a necessidade de indicadores e medidas para aferi-los "antes", "durante" e "depois".
Sobre as assertivas anteriores, assinale qual alternativa apresenta todas as incorretas.
I e II apenas.
III apenas.
III e IV apenas.
IV apenas.
Nenhuma.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Os critérios mais usuais de avaliação de uma ação planejada estão relacionados com a eficiência, a eficácia e a efetividade. Considere a resposta que materializa o conceito de eficiência.
A eficiência deve analisar a adequação da ação para o alcance dos objetivos e das metas previstos no planejamento e o grau que os mesmos foram ou não alcançados.
A eficiência diz respeito ao estudo dos impactos, verificação dos objetivos e avaliação dos impactos financeiros.
A eficiência diz respeito, mais propriamente, ao estudo do impacto planejado sobre a situação e à adequação dos objetivos definidos.
A eficiência incide diretamente sobre a ação desenvolvida. Tem por objetivo reestruturar a ação para obter, ao menor custo e ao menor esforço, melhores resultados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O Planejamento, na perspectiva lógico-racional, refere-se ao processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. Nesse sentido, quais operações são fundamentais no processo de planejamento.
I. Decisão, Retomada de Decisão e Reflexão.
II. Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
III. Ação, Reflexão, Ação.
IV. Decisão, Ação, Retomada de Decisão e Reflexão.
Somente a assertiva IV está correta.
Somente a assertiva III está correta.
Somente as assertivas II e IV estão corretas.
Somente as assertivas I, II e III estão corretas.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
As exigências específicas para a estruturação dos serviços de proteção social da assistência social, bem como os fluxos entre a proteção básica e a proteção especial e as funções de vigilância e defesa social e institucional, trazem novos desafios e mais amplas responsabilidades para
a sociedade civil e os conselhos de direitos.
o gestor público e os usuários.
as entidades assistenciais e os usuários.
os usuários e os profissionais da assistência.
o gestor público e a rede socioassistencial.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Programas de Apoio Sociofamiliar são essenciais à promoção do direito à convivência familiar e comunitária e constituem um dos pilares do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. São características desses programas a
setorialidade e a interdisciplinaridade.
integralidade e a setorialidade.
disciplinaridade e a setorialidade.
integridade e a territorialidade.
interdisciplinaridade e a intersetorialidade.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No planejamento de questões da área social, os problemas para a montagem de sistemas de avaliação encontram- se, entre outros aspectos,
nos resultados de longo prazo que são mais tangíveis e mais significativos do que os resultados imediatos.
na descrição de parâmetros predeterminados e das metas definidas em termos de espaço, volume e tempo.
na existência de um referencial de estudos que permita determinar os efeitos de medidas macrossociais, em todas as dimensões do sistema.
na eficiência dos processos científicos e metodológicos de remuneração, de dados sociais e os de natureza qualitativa.
na dificuldade em estabelecer a natureza estatística da relação entre indicadores, quando o processo envolve mudanças a curto, médio ou longo prazo e estão naturalmente relacionados.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Enquanto processo racional, o planejamento se organiza por operações complexas e interligadas de reflexão, de decisão e de retomada de reflexão. Nesta dimensão de racionalidade, a análise desse processo identifica a
sinalização de um conjunto de meios e de forças buscando realizar intencionalidades globais.
importância do caráter político do planejamento e a necessidade de operá-lo sob uma perspectiva estratégica.
dimensão político-decisória que dá suporte ético político à sua ação técnico-administrativa.
importância de conhecimentos e estratégias que precisam ser consideradas.
dimensão ética do planejamento decorrente do fato de o mesmo favorecer o desenvolvimento de uma tecnologia.
Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A condição de gestão plena do sistema municipal de assistência social depende do cumprimento de vários requisitos. Acerca dos instrumentos de comprovação de alguns dos referidos requisitos, julgue os itens a seguir.
I A instituição de CRAS no município implica realizar diagnóstico atualizado das áreas de vulnerabilidade e risco social e descrever localização, espaço físico, equipe técnica existente, área de abrangência e serviços de proteção social básica existente no território e proximidades.
II O atendimento aos beneficiários do benefício de prestação continuada (BPC) requer a manutenção de estrutura para recepção, identificação, encaminhamento, orientação e acompanhamento com equipe profissional de, pelo menos, um assistente social, comprovado pela descrição da estrutura existente, bem como o número do CRESS do profissional responsável pelo atendimento.
III A proteção social especial de alta complexidade deve demonstrar capacidade instalada por meio da declaração do gestor municipal.
IV A atuação na área da assistência social requer a elaboração e execução da política de recursos humanos, com a implantação da carreira para os servidores públicos, comprovada por meio da apresentação da proposta de política e de implantação da carreira específica e o organograma do órgão gestor.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
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Serviço Social - Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
São muitos os elementos que compõem a avaliação no ciclo das políticas e dos programas sociais. Existe também uma multiplicidade de formas e metodologias de avaliação, segundo o propósito dos estudos, a fase do ciclo e o enfoque adotado. Com relação às funções e formas básicas de avaliação, julgue os itens subsequentes.
I A avaliação de necessidade e situação está relacionada a formação de agenda, identificação de problemas, diagnóstico setorial ou geral sobre a política ou sobre os benefícios.
II A avaliação e monitoramento da implementação e produtos focaliza aspectos como recursos disponíveis, ações realizadas, processos desenvolvidos, participação de beneficiários e análise de implementação.
III A avaliação de desempenho contínuo contra valores-meta inclui comparações com período anterior e com metas estabelecidas entre unidades ou áreas e avaliação contra parâmetros generalizados, normativos ou acumulados por experiência.
IV A avaliação de impacto implica o estabelecimento de causalidade entre insumo/produto e resultado, a identificação da alteração gerada pela intervenção e a avaliação com base em parâmetros de tempo.
A quantidade de itens certos é igual a
1
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