Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

Lista completa de Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere as seguintes etapas de um planejamento:

1.ª definição da missão,

2.ª análise externa,

3.ª análise interna,

4.ª definição de objetivos,

5.ª definição de estratégias,

6.ª redação do plano.

As etapas descritas acima se referem ao planejamento

  • A. estratégico em ordem crescente.
  • B. tradicional em ordem crescente.
  • C. funcionalista em ordem decrescente.
  • D. funcionalista em ordem crescente.
  • E. estratégico em ordem decrescente.

Para Armani (2003), a implementação de projetos envolve

  • A.

    o desenrolar das atividades e a utilização dos recursos.

  • B.

    o exame da sustentabilidade política, técnica e financeira.

  • C.

    a formulação de parâmetros objetivos e mensuráveis.

  • D.

    a busca, formalização e incorporação de recursos humanos, físicos, financeiros e institucionais.

“ O planejamento não é apenas um ato de reflexão e decisão. É também ação e revisão. O planejamento é uma ideia em ação. Ele é vivenciado em três grandes momentos: elaboração, execução e avaliação” . Enfim, o planejamento pode ser operacionalizado a partir de duas grandes concepções:

  • A.

    Tecnocrática e participativa.

  • B.

    Metodológica e burocrática.

  • C.

    Ditatorial e específica.

  • D.

    Metodológica e participativa.

Qual alternativa abaixo NÃO expressa a definição de plano?

  • A.

    Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições.

  • B.

    Plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer.

  • C.

    Sua exequibilidade está condicionada a uma ponderável centralização de decisões e de controle dentro do sistema: requer que as unidades dos diferentes níveis acompanhem as decisões e aceitem o controle centralizado.

  • D.

    O plano é o documento que sistematiza e estabelece o traçado prévio da operação de uma unidade de ação. É a unidade elementar do processo sistemático da racionalização de decisões, constituindose da proposição de produção de algum bem ou serviço, com emprego de técnicas determinadas e com o objetivo de obter resultados definidos.

A perspectiva crítica, aplicada como fundamento para avaliação de políticas, programas e projetos, é um tipo de avaliação que se orienta por uma perspectiva teórico-metodológica

  • A.

    de avaliação, que busca aferir a intencionalidade dessas políticas e programas sociais para apurar se são capazes de expandir direitos, reduzir a desigualdade social e propiciar a equidade.

  • B.

    rigorosa na apuração da eficiência na aplicação dos recursos públicos em termos de custos-benefícios.

  • C.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como o número objetivo de pessoas atingidas.

  • D.

    que busca aferir, prioritariamente, a relação custo-benefício, entendendo o benefício como não só o número objetivo de pessoas atingidas, mas também as suas subjetividades de satisfação com o serviço.

  • E.

    que busca aferir a relação custo-benefício em termos de metas propostas e metas atingidas pela instituição, independentemente do que pensam os usuários do serviço.

Acerca da influência estrangeira na introdução de modelos e de avaliação de políticas, programas e projetos no Brasil, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Houve predominância dos países europeus.

  • B.

    A importação de modelos aconteceu a partir dos anos de 1980.

  • C.

    Essa influência foi caracterizada por aplicar uma perspectiva de totalidade dialética aos processos socioeconômicos.

  • D.

    A importação de modelos europeus ocorreu a partir dos anos de 1970.

  • E.

    Essa influência caracterizou-se por classificar, fragmentar e tipificar os processos avaliativos.

Os critérios analíticos ou avaliativos básicos adotados — eficiência, eficácia e efetividade social — funcionam como indicadores gerais de avaliação das ações de planejamento e execução dos resultados alcançados pela política pública. I. Belloni, H. Magalhães, L. C. Souza. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 

                                               

 A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir com relação aos critérios analíticos ou avaliativos básicos.

Efetividade social é um critério de avaliação que focaliza apenas os aspectos sociais da política pública, excluindo outras dimensões, tais como a econômica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios analíticos ou avaliativos básicos adotados — eficiência, eficácia e efetividade social — funcionam como indicadores gerais de avaliação das ações de planejamento e execução dos resultados alcançados pela política pública. I. Belloni, H. Magalhães, L. C. Souza. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 

                                               

 A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir com relação aos critérios analíticos ou avaliativos básicos.

A eficácia está vinculada ao resultado de um processo e não contempla a orientação metodológica adotada e a atuação estabelecida na consecução de objetivos e metas em tempo determinado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios analíticos ou avaliativos básicos adotados — eficiência, eficácia e efetividade social — funcionam como indicadores gerais de avaliação das ações de planejamento e execução dos resultados alcançados pela política pública. I. Belloni, H. Magalhães, L. C. Souza. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 

                                               

 A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir com relação aos critérios analíticos ou avaliativos básicos.

A formulação de indicadores de eficiência demanda que sejam levantadas, verificadas e analisadas as necessidades de atuação a respeito de determinado fenômeno.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os critérios analíticos ou avaliativos básicos adotados — eficiência, eficácia e efetividade social — funcionam como indicadores gerais de avaliação das ações de planejamento e execução dos resultados alcançados pela política pública. I. Belloni, H. Magalhães, L. C. Souza. Metodologia de avaliação em políticas públicas. 

                                               

 A partir das informações do texto acima, julgue os itens a seguir com relação aos critérios analíticos ou avaliativos básicos.

Eficiência e eficácia não são conceitos interrelacionados ou interdependentes.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...