Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais

Lista completa de Questões sobre Planejamento,administração e avaliação de programas e projetos sociais para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da avaliação de programas e projetos sociais, julgue os itens a seguir.

A coleta sistemática de informações sobre as ações, as características e os resultados de um programa integram os componentes da avaliação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na execução de um projeto, o fornecimento de informações importantes sobre problemas ou desvios que podem afetar a obtenção das metas ou resultados propostos, permitindo correções no decorrer da ação, se faz durante a fase de

  • A.

    planejamento.

  • B.

    monitoramento.

  • C.

    implementação.

  • D.

    implantação.

  • E.

    identificação

Toda e qualquer forma de trabalho, especificamente a do Serviço Social, deve passar por três momentos teoricamente seqüenciais:  I , II e  III ; momentos que se imbricam, se inter-relacionam, vão e voltam em um movimento dinâmico, não-linear e que são imprescindíveis para a realização da ação profissional. Preenchem corretamente as lacunas I, II e III acima:

  • A.

    o planejamento, a implementação e a avaliação.

  • B.

    a identificação, o planejamento e a realização.

  • C.

    a implantação, a implementação e o monitoramento.

  • D.

    o planejamento, a execução e a implementação.

  • E.

    a implementação, a execução e a avaliação.

O parecer social diz respeito a esclarecimentos e análises, com base em conhecimentos específicos do Serviço Social de questões relacionadas a decisões a serem tomadas. Embasa-se em estudo rigoroso, sendo de caráter conclusivo ou indicativo. Sua fundamentação esgota-se

  • A.

    nos registros, oferecendo elementos de base social para a formação de uma opinião.

  • B.

    num processo que tem por finalidade conhecer uma determinada situação.

  • C.

    na opinião técnica de um ou mais assistentes sociais, sobre uma dada situação.

  • D.

    na teoria, na ética e nas técnicas do Serviço Social.

  • E.

    no diálogo, na observação, na análise e no registro.

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Na gestão de programas sociais, considera-se adequada a utilização da avaliação como fonte de poder pelo coordenador, que deve indicar pessoas de sua confiança pessoal, visando à segurança das informações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Conforme o ditado "o que não se mede não tem como ser avaliado", a avaliação quantitativa independe da qualidade, periodicidade e confiabilidade dos dados disponibilizados pelas instituições.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

As avaliações de processo são as mais sensíveis politicamente porque afetam os responsáveis pela condução das políticas. Destinam-se a problematizar, em profundidade, a direção, os produtos e os resultados que a política esteja produzindo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Avaliações ex-post são fundamentais para a introdução dacorreção de rumos no decorrer do processo de implementação de políticas públicas. Elas ajudam a fazer a coisa certa e são feitas, por assim dizer, em tempo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na realização de avaliação, são comuns a diferenciação da avaliação em ex-ante, ex-post e em processo, bem como das metodologias quantitativas e qualitativas. Em relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Avaliações ex-ante, como o nome diz, são as que antecedem a implementação de uma política. Freqüentemente fazem parte de diagnósticos que podem ou não dar origem, na seqüência, a políticas públicas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento se concretiza a partir de um processo de aproximações cujo centro de interesse consiste em uma situação delimitada como objeto de intervenção. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A análise de problemas no processo de planejamento estratégico utiliza a técnica denominada árvore de problemas, que consiste em estruturar as questões mapeadas pelo grupo e destacar suas principais relações causais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...