Lista completa de Questões sobre Serviço Social e a Família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No âmbito da família, na perspectiva da ampliação dos direitos sociais, a atuação do Assistente Social
As mudanças sociais e culturais na sociedade brasileira causaram grande impacto na estrutura e na dinâmica familiar. Em decorrência desse processo, verificou-se que
A família se constitui, atualmente, como referência central nos programas sociais. Essa centralidade decorre da influência de um novo paradigma político e institucional no âmbito do Estado, conhecido por
Além da condição adversa da economia brasileira, que tem repercussão na sobrevivência familiar, a dificuldade da família em operar como anteparo social decorre de
Serviço Social - Serviço Social e a Família - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando o debate contemporâneo acerca do serviço social, julgue os itens de 74 a 82.
A função pedagógica do assistente social é determinada pelos vínculos que a profissão estabelece com as classes sociais e se materializa por meio dos efeitos da ação profissional na maneira de pensar e agir dos sujeitos envolvidos nos processos da prática.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das condições de realização do trabalho com famílias.
Um quadro de recursos humanos devidamente capacitado e supervisionado para protagonizar essa intervenção.
Um contato e um vínculo efetivo com a família, por meio da mulher, como porta de relação e parceria.
Um sistema de planejamento e gestão capaz de aperfeiçoar e fundamentar a ação, por meio de um constante processo de monitoramento e avaliação.
Um amplo levantamento de serviços, programas, não só socioassistenciais, mas relativos às várias políticas públicas, abrindo caminhos para uma atenção que responda à diversidade e à complexidade das questões comumente trazidas pelas famílias ao programa.
Um amplo conhecimento da realidade familiar e territorial.
Assinale a alternativa que apresenta as relações básicas de que trata o texto.
Relações entre pais e filhos e entre marido e mulher.
Relações de descendência entre pais e filhos, de consaguinidade entre irmãos e de afinidade a partir do casamento.
Relações de amizade, afeto e compaixão.
Relações de descendência entre pais e filhos, de consanguinidade entre irmãos e de convivência familiar.
Relações de ascendência entre filhos e pais, de vínculos entre pares de sexo distinto e de convivência familiar.
Considerando as informações do texto, assinale a alternativa correta.
O conhecimento de dinâmica das famílias, por si só, credita ao assistente social um trabalho adequado às demandas contemporâneas das famílias.
O trabalho com as categorias da totalidade e da integralidade remete ao desafio de enquadrar as famílias em modelo tradicional.
O trabalho com a categoria da totalidade e da integralidade implica conhecimentos sobre os sujeitos da ação profissional, que seriam: as famílias, as instituições e os sujeitos organizados da sociedade civil.
A busca da categoria da totalidade permite-nos compreender as famílias em uma perspectiva transgeracional.
O trabalho com a categoria da totalidade e da integralidade implica não distinguir os objetivos da ação, as formas de abordagem dos sujeitos da ação e dos instrumentos técnico-operativos.
Assinale a alternativa que não apresenta uma das dificuldades enfrentadas pelas adolescentes genitoras.
falta de dinheiro
falta de creche
falta de emprego
falta de preparo para o cuidado das crianças recém-nascidas
difícil retorno à escola
Com relação ao trabalho com as famílias, assinale a alternativa correta.
A estratégia básica de políticas de prevenção da marginalização de adolescentes de famílias em condição de vulnerabilidade social implica um trabalho junto às famílias nas comunidades.
Como medida protetiva, em famílias conflitivas, o educador deve priorizar o recolhimento do adolescente em abrigos, para evitar que ele se envolva com a cultura marginal.
No contexto de vulnerabilidade social, acrescido de situações de violência familiar, uma efetiva política preventiva à marginalização de crianças e adolescentes deve priorizar o afastamento da convivência familiar e comunitária.
Pesquisas junto aos adolescentes em conflito com a lei vêm mostrando que a prática de violência pelos jovens representa uma reprodução da violência vivida na família. Sendo a família um contexto de risco, na medida socioeducativa devem-se evitar contatos com os familiares.
A presença de situações extremas de maus-tratos e abusos significa a ausência de vínculos afetivos entre pais e filhos, sendo, portanto, impossível resgatar a convivência familiar.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...