Lista completa de Questões sobre Serviço Social e a promoção e proteção para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca do Estatuto do Idoso e do ECA, julgue os itens subseqüentes.
Nos programas habitacionais, públicos ou subsidiados com recursos públicos, o idoso goza de prioridade na aquisição de imóvel para moradia própria, podendo obter financiamento, porém, desde que compatível com a renda de sua família.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. A partir desse conceito de segurança alimentar e nutricional, julgue os itens a seguir.
Nos municípios brasileiros, a implementação do programa de construção de cisternas para armazenamento de água da chuva é uma iniciativa que contempla princípios de segurança alimentar e nutricional.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
Estudos revelam que, no Brasil, o destino do lixo, o esgotamento sanitário e a qualidade da água são inadequados, afetando diretamente a saúde dos brasileiros. A respeito das concepções e estratégias de planejamento de ações que possam alterar tal realidade, julgue os itens a seguir.
Nos processos de elaboração e de avaliação do planejamento, a coleta de dados deve considerar informações qualitativas e quantitativas.
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado, de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.
Esta concepção de Assistência Social está de acordo com
a Lei Orgânica dos Municípios.
a Lei Orgânica da Assistê ncia Social.
Regimento Federal das Políticas Setoriais.
o Estatuto do Idoso.
o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
A respeito da análise da qualidade ambiental urbana, julgue os itens abaixo.
I A qualidade ambiental urbana está intrinsecamente ligada à qualidade de vida urbana.
II Os indicadores devem avaliar a possibilidade de acesso da população à estrutura e à infra-estrutura urbanas.
III A análise da qualidade ambiental urbana refere-se à possibilidade e às condições do meio urbano em atender às necessidades de seus habitantes.
IV Os indicadores devem estar relacionados aos aspectos físico-naturais, urbano-arquitetônicos e socioculturais.
A quantidade de itens certos é igual a
1
2
3
4
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A implantação de programas e projetos sociais por assistentes sociais demanda um importante nível de conhecimento e habilidade para sua efetivação: o domínio das práticas de mobilização e organização comunitária. Sobre este nível do processo de trabalho profissional, é correto afirmar que:
a mobilização comunitária no processo de intervenção profissional não se constitui num conjunto de passos preestabelecidos, mas sim pressupõem uma profunda análise teórica para estabelecer os referenciais da ação e uma capacidade do assistente social de definir alternativas para os sujeitos na intrincada trama de correlação de forças sociais.
as decisões sobre o próprio destino dos sujeitos são limitadas pelas relações de classe, raça, gênero e sociabilidade local; constituindo-se em relações contraditórias de poder e poderes que aumentam ou diminuem no enfrentamento entre as forças sociais. Por isso devem ser reconhecidas no campo da negociação dos conflitos e consensos possíveis.
a organização comunitária, mediatizada pela ação do assistente social, necessita considerar a condição dos grupos sociais a serem trabalhados na sua intrínseca condição de únicos representantes das aspirações da população.
a mobilização e a organização social praticada pelos assistentes sociais no âmbito das organizações públicas ou privadas diante das comunidades assistidas deve evitar a identificação pela população do profissional com a instituição por ele representada, favorecendo com isso maior proximidade política entre ambos.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
A intervenção profissional do assistente social precisa atentar para inúmeras determinações e mediações complexas presentes na realidade social. Entre tais mediações, figuram a da participação e do controle social. Sobre estas mediações da intervenção profissional, é correto afirmar que:
1- a participação social nas políticas públicas foi concebida na perspectiva do controle social, no sentido de os setores organizados da sociedade participarem desde suas formulações (planos, programas e projetos), inclusive do acompanhamento de suas execuções, definições da alocação de recursos para atender aos interesses da coletividade.
2- para que o controle social se efetive realmente, faz-se necessário controlar os recursos, pois é na alocação destes que se definem as prioridades, principalmente, num contexto em que o fundo público brasileiro vem favorecendo aos interesses da classe dominante por meio do financiamento da acumulação do capital.
3- o controle social necessariamente implica em competência técnica, daí porque se torna indispensável uma burocracia sob controle do assistente social.
4- a intervenção profissional ao se estabelecer no campo relacional entre distintos grupos e forças sociais implica em processos decisórios; por isso deve forçosamente trabalhar com a dimensão da diversidade cultural e sócio-política, evitando com isso a exclusão de importantes atores sociais.
O correto está somente em:
1 e 3.
1 e 4.
1, 2 e 4.
2 e 3.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O texto acima arrola algumas das principais variáveis que compõem os indicadores de qualidade de vida urbana, e que se não forem considerados devidamente comprometem os níveis desejados de desenvolvimento sustentado. Sobre estes indicadores é correto afirmar que:
1- um dos componentes da qualidade de vida urbana é determinado pelo acesso à água potável, aspecto quase completamente atendido nas grandes cidades brasileiras.
2- pobreza urbana não deve ser medida somente pelos níveis de renda, mas também pelo acesso a serviços públicos como por exemplo: transporte público, saúde, educação e assistência social.
3- a facilidade ou dificuldade que os segmentos de menor poder aquisitivo têm de acessar à propriedade do solo e/ou imóvel urbano é fator decisivo para se medir a qualidade da política habitacional.
4- a falta de equipamentos urbanos como praças públicas, ginásios de esportes e piscinas públicas denunciam uma baixa qualidade de vida urbana, porque deixam desatendidas importantes necessidades humano-sociais que interferem na qualidade da convivência e sociabilidade urbanas.
O correto está somente em:
1, 2 e 3.
2 e 4.
3 e 4.
2, 3 e 4.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Considere que determinada comunidade, localizada às margens de um rio, em períodos chuvosos, sofra ainda mais com as precárias condições de habitação, de infra-estrutura saneamento básico, drenagem, calçamento, iluminação , o que agrava os problemas sociais da população ali residente com as freqüentes inundações. A respeito das alternativas de solução para os problemas dessa comunidade hipotética, julgue os itens a seguir.
Considerando-se a remoção das famílias residentes na área destacada como opção, uma equipe experiente e bem preparada tecnicamente deve considerar a tensão entre os diferentes interesses no interior da comunidade, de forma que não ocorram impedimentos na elaboração de um plano de intervenção.
Serviço Social - Serviço Social e a promoção e proteção - Universidade Estadual do Ceará (UECE) - 2006
A auditoria ambiental é uma ferramenta do Processo de Gestão Ambiental que tem por objetivo:
identificar infrações
acusar violadores das leis ambientais
verificar sistematicamente de forma documentada se uma empresa está em conformidade com critérios ambientais preestabelecido
aumentar a consciência ambiental dos empreendedores
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...