Lista completa de Questões sobre Serviço Social e proteção social para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário é composto pelas principais ações:
1- Implantar ações de promoção da saúde no que se refere a alimentação, atividades físicas, condições salubres de confinamento e acesso a atividades laborais;
2 - Promover ações para prevenção de tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão, hepatites, DST/AIDS e de agravos psicossociais decorrentes do confinamento;
3 - Garantir ações de assistência e promoção de saúde bucal;
4- Implantar equipes mínimas de saúde compostas por: médico, dentista, assistente social, psicólogo, enfermeiro,auxiliar de enfermagem e atendente de consultório dentário;
5 - Organizar o sistema de informação de saúde da população penitenciária e cadastrar as pessoas presas no Cartão Nacional de Saúde.
São as ações do Plano os itens 1, 2, 3 e 5
São ações do Plano os itens 2, 3 e 5
São ações do Plano os itens 2, 3 e 5
São ações do Plano apenas os itens 1 e 2
Todos os itens são ações do Plano
A Previdência Social brasileira está instituída como sistema de proteção ao trabalhador e sua família, mantida pela tríplice contribuição. Ela é fortemente marcada pela lógica do
imposto sindical.
regime de capitalização.
seguro social.
déficit previdenciário.
regime de simples repartição.
É um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
Programa de Volta para Casa
CREAS
Residências Terapêuticas
CAPS
CAPSad
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Na área da saúde, o Serviço Social identifica, já na década de 1990, diferentes requisições profissionais, advindas de dois projetos políticos em disputa. Assinale a alternativa que se refere a esses dois projetos:
Projeto Neoliberal e Projeto Privatista.
Projeto Privatista e Projeto da Reforma Sanitária.
Projeto da Reforma Sanitária e Projeto da Democratização.
Projeto da Democratização e Projeto da Humanização.
O Centro de Referência de Assistência Social CRAS é uma unidade pública estatal que presta serviços de assistência social aos cidadãos em um determinado território de abrangência. A atuação do CRAS, através de seus profissionais, se dá no âmbito
dos indivíduos em seus vários segmentos.
dos indivíduos em seus processos internos.
das famílias e indivíduos em seu contexto comunitário.
das famílias em seu espaço privado.
dos programas de transferência de renda.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Maria Inês de Souza Bravo, estudiosa do Serviço Social na saúde, tem trazido para o debate da categoria o questionamento quanto ao porquê de o campo da saúde ter se transformado no principal campo de absorção profissional. Sobre esse questionamento, apontam-se como principais conclusões:
A consolidação da Política Nacional de Saúde no país com a criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões e, posteriormente, os Institutos de Aposentadorias e Pensões.
A repercussão significativa e positiva no Serviço Social das propostas de medicina integral e medicina preventiva, surgidas nos Estados Unidos na década de 1950, e seus desdobramentos na década de 1960 com a medicina comunitária.
A ênfase no trabalho em equipe multidisciplinar, adotado na área da saúde, com o novo conceito de saúde (OMS, 1948), enfocando os aspectos biopsicossociais.
A absorção, nas décadas de 1945 e 1950, de grande número de assistentes sociais pelos Centros de Saúde, instituídos na década de 1920.
A perspectiva voluntarista adotada pelo Serviço Social no movimento de reconceituação na década de 1980.
No contexto do SUAS Sistema Único de Assistência Social, o CRAS Centro de Referência de Assistência Social é a unidade pública estatal que carrega o potencial de inovar a gestão municipal da assistência social e de estender o pacto de cidadania do país, sustentado no dever legal do Estado de garantir o direito do cidadão
à participação social.
aos recursos disponíveis nas organizações sociais.
à participação na gestão.
à diminuição das desigualdades sociais.
à proteção social não contributiva.
Serviço Social - Serviço Social e proteção social - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Maria Inês de Souza Bravo e Murilo Castro de Matos, em artigo intitulado Reforma sanitária e projeto éticopolítico do serviço social, publicado no livro Saúde e Serviço Social, pela editora Cortez em 2004, apresentam um breve resgate sobre a trajetória histórica do serviço social na área da saúde. Nesse sentido, conforme os autores, é CORRETO afirmar:
I. É no bojo do processo histórico-econômico e político, marco da conjuntura brasileira dos anos 1930, que ocorre a formulação da política de saúde, que teve caráter nacional, bem como o surgimento das primeiras escolas de serviço social.
II. A conjuntura de 1930 a 1945 caracteriza o surgimento da profissão no Brasil, com influência européia, e a área da saúde foi a que concentrou maior quantitativo de profissionais de serviço social.
III. Em 1945, com as exigências e necessidades do modelo capitalista implantado, bem como em função do término da 2ª Guerra Mundial, a ação profissional do serviço social na saúde também se amplia transformando-se no setor que mais absorveu os assistentes sociais.
IV. O conceito definido em 1948 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em que saúde é vista como ausência de doenças.
Está(ão) CORRETA(s):
Apenas as afirmativas I e III.
Apenas as afirmativas I e II.
Apenas as afirmativas III e IV.
Apenas as afirmativas II, III e IV.
Apenas as afirmativas II e IV.
A Instância de Controle Social do Programa Bolsa Família - ICS é realizado por um conselho com as seguintes competências:
1. identificar os potenciais beneficiários do PBF;
2. avaliar, periodicamente a relação de beneficiários do PBF;
3. articular-se com os conselhos de políticas setoriais existentes no município para assegurar a oferta de serviços para o cumprimento das condicionalidades
4. acompanhar os atos de gestão de benefícios do PBF
5. solicitar, mediante justificativa, ao Gestor Municipal, o bloqueio ou cancelamento de benefícios referentes às famílias que não atendam aos critérios de elegibilidade do programa.
Julgue as competências:
Apenas os itens 1, 2, 3 e 5 são competências da ICS
Apenas os itens 2 e 5 são competências da ICS
Apenas os itens 1, 4 e 5 são competências da ICS
Apenas os itens 1, 2, 3 e 4 são competências da ICS
Todos os itens são competências da ICS
Considerando a Política Nacional de Atenção Básica em vigência, assinale a alternativa que exprime CORRETAMENTE aspectos relacionados aos princípios gerais da Estratégia Saúde da Família.
A atenção básica está contida e visa reorganizar a Estratégia Saúde da Família.
O diagnóstico situacional de saúde deve servir à organização do trabalho das necessidades de saúde da população pela lógica da demanda espontânea.
O foco principal das ações de saúde operacionalizadas da Estratégia de Saúde da Família deve ser o indivíduo em todas as suas especificidades.
As ações de saúde operacionalizadas pelas Equipes de Saúde da Família devem resultar de programações pactuadas com a comunidade e devem ser baseadas no diagnóstico situacional do território.
A atuação das equipes de Saúde da Família deve ser planejada, visando ao alcance de resultados mais eficazes, de acordo com as especialidades dos profissionais disponíveis no município.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...